Tempo o Nkisi ancestral do candomblé Angola.


Nkisi TatetuTempo

É representado por vários símbolos sendo o mais destacado a bandeira branca presente em todas as raízes e matrizes do candomblé de Angola. Esta bandeira está ligada ao tempo quando decidiam fazer sua cerimônia e cultuar o Nkisi Tempo esperavam o vento soprar na bandeira branca para dar a direção da nova jornada.


Também está ligada aos ritos de caça (a maioria dos Nkisi caça mesmo que por natureza não sejam caçadores). Quando todos partiam à caça cada grupo se dispersava na floresta ou na savana. Para se encontrarem e não ficarem perdidos o caçador chefe Mutakalambô, levantava a bandeira em um mastro de madeira bem alto, assim todos se reuniam e voltavam juntos para a tribo (encontro de reuniões) com fartura e muita alegria.


Este Nkisi está ligado ao ar que regula á direção dos ventos as estações do ano, as épocas do plantio e das colheitas a reprodução de animais, atuando junto das energias do Sol e da Lua influenciando diretamente os dias na Terra, também está ligado ao tempo cronológico. Tempo é o Nkisi Rei do candomblé de Angola Tempo está associado a escala do crescimento por isso sua ferramenta é uma escada com uma lança voltada para cima em referência ao próprio tempo e à evolução material e espiritual.

Tem muita ligação com Kaviungo este Nkisi possui vários tipos de encantamentos que quando tratado corretamente são infalíveis na realização do atendimento dos pedidos. Conhecido e respeitado na Mesopotâmia e Babilônia como o Leão Alado que acompanha todos os seres do nascimento ao infinito, cultuado no Egito o deus Chacal que determina a caminhada infinita dos seres desde o nascimento até atravessar o Vale da Morte.


Também venerado como Teotihacan entre os Incas e Viracocha entre os Maias como o senhor do início e do fim também presente no Panteão Grego e Romano onde era conhecido e respeitado como Cronus o senhor do tempo e do espaço que abriga e conduz a todos ao caminho da eternidade.


É o tempo também das mudanças climáticas as variações do tempo-clima, guardião das florestas centenárias é o colectivo das árvores grandiosas guardião da ancestralidade. Tempo representa a ancestralidade os nossos antepassados como pais, avós, bisavós e etc. Representa também o seio da natureza a morada dos Jinkisi e Minkisi.


Desrespeitar Tempo é o mesmo que desrespeitar a sua dinastia os seus avós, seu sangue, Tempo representa a história do Nzo assim como do seu povo protegendo sempre das tempestades ao contrário da maioria dos Nkisi.

Características: Nkisi Tetetu Tempo


Saudação: Tempo dia banganga, talenu (vejam! a divindade do ar atmosfera) Nzara Ndembwa – Gloria ao Tempo! Kiamboté Tatetu Tempo. Kiuá! Eu te saúdo nosso pai Tempo. Salve!
Elemento: Ar.
Dia da semana: Terça-feira.
Fio de conta: Branco, verde e o vermelho.
Roupa: Branca, verde e cinza e palhas.
Oferendas: Farinha, fumo de rolo, mel e pipoca.

O jogo de búzios no candomblé.

O jogo de búzios

O ser humano sempre questionou o motivo de sua estadia sobre a Terra e principalmente o mistério que envolve o seu futuro. A insegurança e a curiosidade em relação ao futuro fez com que o homem tentasse de diferentes maneiras prever o que lhe estava reservado, vindo a se precaver de todos os tipos de maléficos como pôr exemplo a má sorte, dificuldades amorosas, sociais, financeiras e outros, sendo assim o homem assegurava para si a certeza da efetivação dos diferentes acontecimentos benéficos.


Podemos encontrar muitos sistemas oraculares existentes com esta finalidade acima citada, não importando a origem dos sistemas nem a sua filosofia de estudo aprendizado ou execução, todos se concentram em um único significado que é encontrar os melhores métodos para prevenir ou ainda remediar qualquer situação trazendo assim um alívio imediato para a pessoa e sua comunidade ou família.


Em particular no Brasil o sistema mais conhecido pelo fato de sua ampla divulgação e fácil acesso a interpretação dos conhecimentos e execução, é o jogo de búzios que tem origens totalmente africanas, embora muitas das mesmas feliz ou infelizmente adaptadas ou ainda modificadas em nosso país. Mais especificamente falando essas origens não só são africanas como são de origem do culto à Nzambi Mpungu (Deus criador), que nos permite exercer tal função através das interpretações do nosso destino.


O destino esta totalmente ligado aos seres humanos e os Jinkisi e Minkisi, ou ainda podemos dizer que as diferentes divindades juntamente de Pambu Njila e Ifá, são os meios pelo qual o homem pode vir a ajustar e melhorar á sua vida terrena e espiritual. As forças superiores a nós são sempre solicitadas para a solução de problemas do cotidiano e seja qual for a religião cultuada pela pessoa, á prática da magia é sempre adotada em busca das soluções mesmo que esta prática a mágica seja revelada por outros nomes em diferentes tipos de crenças. 


O presente trabalho consiste em ser uma proposta totalmente didática e básica ao conhecimento e estudo do oráculo africano ligado ao oráculo dos búzios, que é feito através da interpretação dos segredos contidos nos diferentes caminhos. Qualquer pessoa pode aprender e conhecer o oráculo dos búzios africano, que nada mais é do que conhecer os segredos contido dos oráculos, porém somente os iniciados e consagrados podem realmente ter acesso a prática do oráculo.


Os oráculos demonstram as diversas tendências da pessoa e dos acontecimentos que surgirão na vida da mesma, os oráculos podem também estar direta ou indiretamente ligado aos sonhos, devendo sempre o sacerdote perguntar ao consulente a respeito de sonhos recentes a data da consulta, e no instante em que o consulente estiver descrevendo os sonhos deve prestar bastante atenção, e podem apresentar diversos detalhes em comuns entre os sonhos e poderão ajudar na solução do problema da pessoa.


Os oráculos que utilizamos para meditar as divindades nos búzios é a interpretação dos 16 principais oráculos, que nada mais são do que 16 caminhos interligados um com o outro, ou seja o primeiro caminho está interligado com todos os demais 15, por este motivo que em determinadas situações não é somente um oráculo que se apresenta para resolver o problema da pessoa, ou seja aquele determinado problema está sendo causado pôr diversos motivos, sendo assim o mesmo exige diferentes soluções, porém todas interligadas.


Todo oráculo está ligado a diversos Jinkisi e Minkisi (deuses e deusas), porém aquele Nkisi que se apresentar primeiro em um determinado oráculo, será ele um dos responsáveis direto à solucionar o problema do consulente.



Regras do jogo de búzios

O iniciante já com cargo de Tata ou Mametu (Zelador ou Zeladora) que receberam sua maior idade de 07 anos com obrigação, estará apto para efetuar jogo de búzios. São 16 búzios brancos abertos (não podem ser com mais de 16), não tem ritual para efetuar um jogo por Ifá equivocando os oráculos e divindades com búzios africanos (búzios maiores marrons), somente búzios brancos com todos os rituais e fundamentos podem ser utilizados para o uso. Não se alafiá um jogo de búzios com moedas, isso danifica á intervenção do oráculo, não á histórias para tais práticas.

Candomblé Angola Nkisi Hongolo, Nkisi Angoroméia.

Nkisi Tatetu Hongolo, Nkisi Mametu Angoroméia
 
Nkisi Hongolo 
 
No Mundo das diversidades não á diferenças tudo é belo, Hongolo é a própria cobra faz a transformação do Nkisi das adivinhações grande feiticeiro e curador. Tem sua representação como homem serpente. Traz nas mãos duas cobras de metal amarelado ou branco.

Está presente em todas as civilizações antigas, o princípio da sabedoria a cobra que morde o próprio rabo fazendo um ciclo simbolizando o infinito. A corruptela da palavra Hongolo que significa réptil, Hongolo nome pelo qual está divindade é conhecida no candomblé Angola a serpente a cobra mais venenosa.

Surge da água em pequenos rios, florestas verdes, lamas cinzentas, em arvores seu caminho é muito próximo da senhora das águas doce Nkisi Dandalunda chega a se confundir já que ambos estão no reino das águas e da fecundação. Hongolo também é a cobra na terra e conhece as profundezas do planeta conseguindo fazer as suas transformações embora sua natureza seja masculina.
Na Mitologia Bantu Tatetu Hongolo também identifica como uma cobra sagrada que aparece em todas as mitologias antigas.

Nkisi Angoroméia

Essa divindade é o próprio arco íris é o esplendor pelos raios do sol quando está no alto apresenta sua beleza no alto do Céu com suas cores belíssimas. Angoroméia é uma divindade fêmea sua ligação o arco iris que começa através de pequenas garoas pequenas chuvas quando o Sol ainda não se põe.

Com o calor da terra molhada da chuva forma um vapor quente devido o calor do Sol se forma o arco iris, a onde Angoroméia se manifesta em forma de cores, um dos seus papeis da bela natureza e formar grandes chuvas e tempestades devido o ar e o calor, com seu arco-iris faz os movimentos da subida e a descida das águas.

Angoroméia embeleza todos os quatro quantos do Mundo uma divindade piedosa e calma, mas traiçoeira não gosta de falsidades. Angoroméia é o Nkisi que auxilia a comunicação entre os seres humanos e as divindades sempre que aparece um arco-íris no céu os povos Bantu saúdam Angoroméia com paó (palmas batidos em sequência), ela está entre nós.

Nomes e características dos Jinkisi e Minkisi: Hongolo e Angoroméia.

Hongolo – Corresponde a cobra mais venenosa, participou da criação da Terra gosta de ovos, batata doce em forma de cobra e de azeite de dendê considerado um Nkisi Macho é o Nkisi das adivinhações, grande feiticeiro e curador.

Angoroméia – É uma das divindades mais velhas ligada à chuva à fertilidade e abundância, faz parte da formação da Terra nos princípios, governa os movimentos dos astros é o próprio arco íris menos agitado que Hongolo.

Seus filhos devem evitar a tangerina, fruta de conde, abacaxi e peixe de couro. Como faz a transmutação da água em seus estados sendo responsável pelas chuvas é o senhor das riquezas e ligado aos ciclos vitais da Terra.

Saudações: Ngana Angoroméia kiambote,  Kiuá Hongolo! (salve o belo senhor do arco-íris). Angoroméia lê! (arco íris hoje!).
Elemento: Água, Céu e Terra.
Símbolos: Ebiri, serpente, circulo, brajá de búzios.
Dia da Semana: Terça-feira.