Tempo o Nkisi ancestral do candomblé Angola.


Nkisi TatetuTempo

É representado por vários símbolos sendo o mais destacado a bandeira branca presente em todas as raízes e matrizes do candomblé de Angola. Esta bandeira está ligada ao tempo quando decidiam fazer sua cerimônia e cultuar o Nkisi Tempo esperavam o vento soprar na bandeira branca para dar a direção da nova jornada.


Também está ligada aos ritos de caça (a maioria dos Nkisi caça mesmo que por natureza não sejam caçadores). Quando todos partiam à caça cada grupo se dispersava na floresta ou na savana. Para se encontrarem e não ficarem perdidos o caçador chefe Mutakalambô, levantava a bandeira em um mastro de madeira bem alto, assim todos se reuniam e voltavam juntos para a tribo (encontro de reuniões) com fartura e muita alegria.


Este Nkisi está ligado ao ar que regula á direção dos ventos as estações do ano, as épocas do plantio e das colheitas a reprodução de animais, atuando junto das energias do Sol e da Lua influenciando diretamente os dias na Terra, também está ligado ao tempo cronológico. Tempo é o Nkisi Rei do candomblé de Angola Tempo está associado a escala do crescimento por isso sua ferramenta é uma escada com uma lança voltada para cima em referência ao próprio tempo e à evolução material e espiritual.

Tem muita ligação com Kaviungo este Nkisi possui vários tipos de encantamentos que quando tratado corretamente são infalíveis na realização do atendimento dos pedidos. Conhecido e respeitado na Mesopotâmia e Babilônia como o Leão Alado que acompanha todos os seres do nascimento ao infinito, cultuado no Egito o deus Chacal que determina a caminhada infinita dos seres desde o nascimento até atravessar o Vale da Morte.


Também venerado como Teotihacan entre os Incas e Viracocha entre os Maias como o senhor do início e do fim também presente no Panteão Grego e Romano onde era conhecido e respeitado como Cronus o senhor do tempo e do espaço que abriga e conduz a todos ao caminho da eternidade.


É o tempo também das mudanças climáticas as variações do tempo-clima, guardião das florestas centenárias é o colectivo das árvores grandiosas guardião da ancestralidade. Tempo representa a ancestralidade os nossos antepassados como pais, avós, bisavós e etc. Representa também o seio da natureza a morada dos Jinkisi e Minkisi.


Desrespeitar Tempo é o mesmo que desrespeitar a sua dinastia os seus avós, seu sangue, Tempo representa a história do Nzo assim como do seu povo protegendo sempre das tempestades ao contrário da maioria dos Nkisi.

Características: Nkisi Tetetu Tempo


Saudação: Tempo dia banganga, talenu (vejam! a divindade do ar atmosfera) Nzara Ndembwa – Gloria ao Tempo! Kiamboté Tatetu Tempo. Kiuá! Eu te saúdo nosso pai Tempo. Salve!
Elemento: Ar.
Dia da semana: Terça-feira.
Fio de conta: Branco, verde e o vermelho.
Roupa: Branca, verde e cinza e palhas.
Oferendas: Farinha, fumo de rolo, mel e pipoca.