Nkisi Kaviungo e Nkisi KongoLuande suas histórias e lendas.

 
Kaviungo 

É considerado junto à sua mãe Nzumbarandá o Nkisi da morte é aquele que faz a transição do espírito que desencarnou é o responsável pela morte dos enfermos. Em época de várias mortes com varíola foi responsabilizado pela morte de milhões de pessoas, sendo conhecido como o Nkisi da varíola.

É considerado o responsável pela passagem dos espíritos do plano material para o espiritual, seus filhos são sérios, quietos, calados alegres de vez em quando, ingênuos demais porém espertos e observadores e um tanto teimoso. Seus filhos agem como pessoas idosas são lentos e tem hábitos de pessoas muito velhas, seus filhos também tem muitos problemas de saúde.

Mas assim como Kaviungo pode trazer a doença ele também leva os devotos que lhe atribuem curas milagrosas realizando oferendas de pipocas (deburu) em sua homenagem, ou jogando sobre o doente como descarrego. Em alguns Nzo (terreiros) a pipoca são estouradas em uma panelas com areia da praia aquecida lembrando a relação desse Nkisi com Mikaia.

Conta a história que Kaviungo muito doente foi abandonado em um rio perto da praia por sua mãe Nzumbarandá por ele ter nascido com grandes deformidades na pele. Mikaia o criou como filho adotivo o curou das doenças, seu amor materno por ele foi tão grande que ela o criou como seu próprio filho.

Por isso são realizadas oferendas a Kaviungo nas areias das praias do litoral brasileiro, vestido com palha da costa e com contas nas cores preta e branca, Kaviungo aprecia muito o toque Kongo (toques Muzenza) enquanto segura em suas mãos oxaxará um instrumento ritual também feito de palha da costa e recoberto de búzios. Em alguns momentos da dança Kaviungo espanta os Nvumbis (espíritos dos mortos) e afasta as doenças com seus movimentos.

Kaviungo também possui uma relação com Matamba e direciona os Nvumbis para o seu reino junto a Nzumbarandá e Hongolo, eles formam a família Daoméia, costuma ser reverenciado toda segunda feira. Kaviungo e Kongoluande são os reis da terra,  a sua vestimenta é feita de ìko uma fibra de ráfia extraída da palha da costa elemento de grande significado ritualístico usado principalmente em rituais ligados à morte e o sobrenatural sua presença indica que algo deve ficar oculto.

Compostos de duas partes o filá e o azé a primeira parte a de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha da costa acrescido de palhas em toda sua volta que passam da cintura o azé. Sua roupa de palha é uma saia de palha da costa que vai até os pés em alguns casos outros acima dos joelhos, por baixo desta saia vai uma espécie de calça também chamado calçolão em que oculta o mistério da morte e do renascimento.

Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir com ìko e cauris revela sua importância e ligação com a morte sua festa comemorativa são realizadas anualmente, chamada de Kukuana que se inicia em todo mês de Agosto.

Filho de Nzumbarandá no Brasil a sua origem forma nome e culto na África é bastante variado de acordo com a região, essa variação de nomes em conformidade com a região em alguns lugares se misturam em outros como deuses distintos e confundidos até com Nzumbarandá, o seu parentesco familiar são com Hongolo e Tempo.

Seu irmão mais novo tem suas histórias relacionado no candomblé Angola a palavra KongoLuande quer dizer: "filho do senhor", já Kaviungo significa "dono da terra". Divindades cultuados no candomblé Angola sendo que Kaviungo se refere a forma velha do Nkisi, KongoLuande se refere a forma de um Nkisi jovem.

Kongoluande é o símbolo do senhor das terras, médico e senhor das epidemias e deus da bexiga. Corresponde a pele e assim castiga com as doenças de pele como: dermatose, varíola, lepra e etc. Como estas doenças começam com vômitos tem sob guarda as plantas estomacais e depurativas. 
As pústulas das doenças são consideradas vulcões, assim como a panela de barro emborcada nos assentamentos simboliza a marca deixada pela doença.

Características dos Nkisi: Kaviungo e KongoLuande.

Kaviungo - Dono das terras e do plantio trás grandes farturas de alimentos sobre a Terra e para uma boa coleita, suas cores preto e branco usa palha é o mais velho.

KongoLuande - É jovem trás a saúde mas também as doenças, veste preto, vermelho e branco e usa palha.

As kijilas: São tangerina, abacaxi e caranguejo.
Suas saudações: Kaviungo mateba kukala kuíza (O pai da ráfia está chegando eu te saúdo)! Kiuá Nsumbo! Pembelê Tatetu Kikongo! (Salve eu te saúdo!).
Dia da semana: Segunda feira.
Suas cores: KongoLuande preto, vermelho e branco, Kaviungo cores branco e preto.

Divindades Nkisi, no Candomblé Angola os sacramentos.


Veremos a seguir uma das mais belas criações de Nzambi Mpungu Jinkisi e Minkisi (deuses e deusas). 
São aqueles que tem o papel fundamental com a criação do Mundo e tudo que nela existe. Os grandes criadores da forma humana e de toda natureza habitada hoje na Terra.
Nkisi o ser divino as divindades que nos protege e nos guia pelos caminhos que seguimos diante da magia que envolve nossa força ativa no candomblé Angola. 

Pambu Njila - Intermediário entre os seres humanos e o outros Nkisi, é o primeiro de todos.

Nkosi - Nkisi de guerra e senhor das estradas do caminho o dono do ferro.

Gongobila - Caçador jovem e pescador um dos mais belo Nkisi.

Mutakalambô - Tem o domínio das partes mais profundas e densas das florestas mais antigas no Mundo.

Katendê - Senhor das Nsabas (folhas) conhece os segredos das ervas medicinais o pai das folhas.

Nzazi - O Nkisi do raio entrega justiça aos seres humanos, justiceiro e dominador.

Kaviungo - Nkisi da varíola das doenças de pele, da saúde e da morte, o pai da criação dos alimentos o dono da terra.

KongoLuande - É o símbolo da terra médico e senhor das epidemias deus da bexiga corresponde á pele e assim castiga com as doenças de pele: dermatose, varíola, lepra, etc.

Hongolo Nkisi masculino ou Angoroméia Nkisi feminino - Auxilia na comunicação entre os seres humanos e á divindade representado por uma cobra a serpente mais venenosa e o arco iris onde o Céu recebe as mais lindas cores e a transformação das chuvas.

Tempo - Rei do candomblé Angola senhor do tempo e das estações é representado nas casas Nzo (terreiros) do candomblé Angola e Kongo por um mastro com uma bandeira branca chamada de bandeira de Tempo.

Matamba - Uma Nkisi guerreira comanda os mortos (Nvumbi), senhora dos ventos, tempestades, furacões, relâmpagos e o fogo.

Dandalunda - Senhora da fertilidade e da Lua, a grande mãe Nkisi de lagos e rios.

Mikaia - Nkisi do Oceano, do Mar a mãe de todos.

Nzumbarandá - A mais velha de todos Nkisi, a mais temida e conectada para morte.

Wunji - O mais jovem Nkisi, senhor da justiça representa a felicidade da juventude e toma conta do Mona Nkisi (filho) recolhido.

Lembá Dilê e Nkassuté Lembá - Conectado à energia que rege a fertilidade e o nascimento o deus da criação.

Nzambi Mpungu - O Deus supremo criador abaixo dele estão os Jinkisi e Minkisi (deuses e deusas), Divindades de culto do candomblé Angola mitologia Bantu.

Ritual - No candomblé Angola, os sacramentos são:

1 - Massangá: Ritual de batismo de água doce (menha) na cabeça (mutuê) do iniciado (ndumbi) usando ainda o kezu (Obí).

2 - Nkudiá Mutuê: (Bori) Ritual de colocação de forças Kalla ou Ngunzu (Angola) Axé Muki (Kongo), através do sangue (menga) de pequenos animais.

3 - Nguecè Benguè Kamutué: Ritual de raspagem, vulgarmente chamado de feitura de Santo.

4 - Nguecè Kamuxi Muvu: Ritual de obrigação de 1 ano.

5 - Nguecè Katàtu Muvu: Ritual de obrigação de 3 anos (Nguece, obrigação) nessa obrigação faz o ritual de mudança de grau de Santo.

6 - Nguecè Katuno Muvu: Ritual de obrigação de 5 anos preparação só que acompanhada de muitas frutas e grãos.

7 - Nguecè Kassambá Muvu: Ritual de obrigação de 7 anos quando o iniciado receberá seu cargo, recebe sua cuia ou Deká mostrando há vista do público sendo elevado ao grau de Tata (Zelador) ou Mametu (Zeladora).
As obrigações são necessárias para os rodantes e terão cargos futuros, Kota e Kambondo já recebem cargos na feitura portanto já nascem com suas ferramentas de trabalho recebem suas obrigações para aprimorar seus conhecimentos.

No candomblé Angola quem passa o cargo são os enredos de Dandalunda, isto é não é preciso ser filho de Dandalunda mas ela quem autoriza aquela pessoa a receber o Kijingu (cargo).

Após 21 anos de obrigação de maior idade completar com uma renovação a cada ano com ritual de Kibane Mutuê (borí) para renovar e conservar e se manter forte, transformando em Kukala Ni Nguzu - Um ser forte.
Kunha Kele: Sacramento realizado 3 meses e 21 dias após a feitura (tirada do kelê) quando o Nkisi soltará a Kuzuela (Ilá).

Ordem de Barco - Sequência das pessoas recolhidas juntas para iniciação no candomblé Angola.

- Rianga, - kaiadi, - katatu, - Kakuanam, - katanu, - Kassamanu, - Kassambà.