Kaviungo
É considerado junto à sua mãe Nzumbarandá o Nkisi da morte é aquele que faz a transição do espírito que desencarnou é o responsável pela morte dos enfermos. Em época de várias mortes com varíola foi responsabilizado pela morte de milhões de pessoas, sendo conhecido como o Nkisi da varíola.
É considerado o responsável pela passagem dos espíritos do plano material para o espiritual, seus filhos são sérios, quietos, calados alegres de vez em quando, ingênuos demais porém espertos e observadores e um tanto teimoso. Seus filhos agem como pessoas idosas são lentos e tem hábitos de pessoas muito velhas, seus filhos também tem muitos problemas de saúde.
Mas assim como Kaviungo pode trazer a doença ele também leva os devotos que lhe atribuem curas milagrosas realizando oferendas de pipocas (deburu) em sua homenagem, ou jogando sobre o doente como descarrego. Em alguns Nzo (terreiros) a pipoca são estouradas em uma panelas com areia da praia aquecida lembrando a relação desse Nkisi com Mikaia.
Conta a história que Kaviungo muito doente foi abandonado em um rio perto da praia por sua mãe Nzumbarandá por ele ter nascido com grandes deformidades na pele. Mikaia o criou como filho adotivo o curou das doenças, seu amor materno por ele foi tão grande que ela o criou como seu próprio filho.
Por isso são realizadas oferendas a Kaviungo nas areias das praias do litoral brasileiro, vestido com palha da costa e com contas nas cores preta e branca, Kaviungo aprecia muito o toque Kongo (toques Muzenza) enquanto segura em suas mãos oxaxará um instrumento ritual também feito de palha da costa e recoberto de búzios. Em alguns momentos da dança Kaviungo espanta os Nvumbis (espíritos dos mortos) e afasta as doenças com seus movimentos.
Kaviungo também possui uma relação com Matamba e direciona os Nvumbis para o seu reino junto a Nzumbarandá e Hongolo, eles formam a família Daoméia, costuma ser reverenciado toda segunda feira. Kaviungo e Kongoluande são os reis da terra, a sua vestimenta é feita de ìko uma fibra de ráfia extraída da palha da costa elemento de grande significado ritualístico usado principalmente em rituais ligados à morte e o sobrenatural sua presença indica que algo deve ficar oculto.
Compostos de duas partes o filá e o azé a primeira parte a de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha da costa acrescido de palhas em toda sua volta que passam da cintura o azé. Sua roupa de palha é uma saia de palha da costa que vai até os pés em alguns casos outros acima dos joelhos, por baixo desta saia vai uma espécie de calça também chamado calçolão em que oculta o mistério da morte e do renascimento.
Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir com ìko e cauris revela sua importância e ligação com a morte sua festa comemorativa são realizadas anualmente, chamada de Kukuana que se inicia em todo mês de Agosto.
Filho de Nzumbarandá no Brasil a sua origem forma nome e culto na África é bastante variado de acordo com a região, essa variação de nomes em conformidade com a região em alguns lugares se misturam em outros como deuses distintos e confundidos até com Nzumbarandá, o seu parentesco familiar são com Hongolo e Tempo.
Seu irmão mais novo tem suas histórias relacionado no candomblé Angola a palavra KongoLuande quer dizer: "filho do senhor", já Kaviungo significa "dono da terra". Divindades cultuados no candomblé Angola sendo que Kaviungo se refere a forma velha do Nkisi, KongoLuande se refere a forma de um Nkisi jovem.
Kongoluande é o símbolo do senhor das terras, médico e senhor das epidemias e deus da bexiga. Corresponde a pele e assim castiga com as doenças de pele como: dermatose, varíola, lepra e etc. Como estas doenças começam com vômitos tem sob guarda as plantas estomacais e depurativas.
As pústulas das doenças são consideradas vulcões, assim como a panela de barro emborcada nos assentamentos simboliza a marca deixada pela doença.
Características dos Nkisi: Kaviungo e KongoLuande.
Kaviungo - Dono das terras e do plantio trás grandes farturas de alimentos sobre a Terra e para uma boa coleita, suas cores preto e branco usa palha é o mais velho.
KongoLuande - É jovem trás a saúde mas também as doenças, veste preto, vermelho e branco e usa palha.
As kijilas: São tangerina, abacaxi e caranguejo.
Suas saudações: Kaviungo mateba kukala kuíza (O pai da ráfia está chegando eu te saúdo)! Kiuá Nsumbo! Pembelê Tatetu Kikongo! (Salve eu te saúdo!).
Dia da semana: Segunda feira.
Suas cores: KongoLuande preto, vermelho e branco, Kaviungo cores branco e preto.