Kota e Makota seus deveres e tradição, no candomblé Angola.

Kota e Makota

Pessoas dizem que uma Kota ou Makota, não é um cargo alto dentro do candomblé Angola estão enganados, ser uma Kota é antes de tudo ser a eleita para cuidar dos Jinkisi e Minkisi (deuses e deusas) do Nzo (terreiro). Este cargo é de muito valor dentro dos cultos do Nzo do candomblé Angola, conhecida como Ekéji no candomblé Ketu.

O cargo de uma Kota somente referência ao lado feminino, somente as escolhidas podem exercer está função elas não entram em transe, ou seja não incorporam mas por isso não são menores que os rodantes. 


No Nzo a Kota e Makota são chamadas de Mametu (mãe) e devem ter o total respeito. A importância de uma Kota é tanta que ela que acompanha o Nkisi na sala e dançam juntos, principalmente quando o Nkisi do Tata ou Mametu está presente. A Kota sempre tem outras funções no Nzo, ela quem ajuda o Nkisi á se vestir, cuida de suas roupas e dos demais, ela que cuida dos pertences do Tata ou Mametu do Nzo, este cargo é de grande importância no candomblé Angola.


São as Kotas e Makotas que acompanham as divindades e recolhem para o Indemburo (ronkó quarto de descanso), por isso que este cargo é de grandiosidade e incomparável dentro do culto, mesmo porquê o Tata ou Mametu não daria conta de atender todos os requisitos do Nkisi no Nzo, elas sim são suas ministras. 


A complexidade de um Nzo é muito maior do que pensa, os rituais exigem muito das pessoas principalmente no esforço físico, tudo tem que estar ao contento para que as divindades estejam satisfeitos.
Durante todo período de obrigações ou festividades nos Nzos veremos as Kotas ocupadas de um lado para outro garantindo que tudo esteja ao agrado, nada pode dar errado caso contrário a vida da pessoa que está passando por uma obrigação poderá ter sérias complicações.


Uma Kota/Makota ela já nasce com sete anos adiantados o mesmo com o Tata Kambondo, após o Tata ou Mametu confirmar através do jogo de búzios. A Kota também passa por obrigações como já havíamos descrito ela não incorpora no Nkisi por isso que tem seu cargo no Nzo.
Antes de receber sua maior autoridade ela possui o cargo de Kota ou seja significa que não é feita ainda, mesmo apontada por um Nkisi continua sendo Kota. Mas quando já feita á sua feitura o nascimento do batismo ela passa a ser chamada de Makota e começa á ter outros privilégios. 


Uma Kota usa peças de roupas bem discreto podendo usar uma cafita cumprida, um pano de cintura, um torso mas sem abas somente branco nas kizombas (festas de Nkisi), quando não recebeu ainda sua feitura. 


Caso já tenha recebido sua feitura batismo, pode usar um torso com abas, usa um fio de grau do seu Nkisi, pano de cintura com estilo, podendo assim mostrar a todos que é uma pessoa de cargo feita.
Uma Kota ou Makota podem se vestir com um toque de requinte diferenciando dos Monas Nkisi, á Kota dança conforme as zuelas (cantigas) e ritmos que são entoadas em homenagem á todas as divindades. Sua ferramenta principal é o Adjá (aquele que conduz o Nkisi na sala), Kota ou Makota participam de forma ativa em todos os rituais litúrgicos no Nzo.