Pemba Branca como usar, e como praticar no candomblé.

Pemba

A pemba tem objetivo permanente com os rituais africanos, mais antigos que se pode imaginar. Fabricada com o pó extraído dos MONTES BRANCOS KIBANDA, é empregada em todos os rituais e cerimônia nas Kizombas, comemoração no Nzo, obrigações, feituras, banho de purificação, reuniões ou solenidades africanas. 

Preparados dentro de rituais próprios usando ervas, favas e sementes específicas.
O Pó de pemba alcançam dimensões sutis e extensas, harmonizam, descarregam e energizam os iniciados, os consulentes, o terreiro e qualquer ambiente potentemente.


O uso da pemba nas cerimônias de iniciação de uma Muzenza.

Sacre Lazenza: 

Saídas das cores em ordens com uma cerimônia ritualística que consiste em pintar a cabeça raspada e o corpo de um iniciado, com circulos ou pontos e com traços tribais, feitos com a pemba (giz coloridos, ralados em forma de pó, separados as cores em pequenos pratos brancos durante o ritual) com o Atim.
 
Primeira saida:
 
Em um Alá branco por cima sem pinturas. 

Segunda saída: 

Somente na pintura de cor branca (saída de Lembá).
 
Terceira saída: 

São coloridas nas cores do seu primeiro e segundo Nkisi, outra na cor do Nkisi do Tata ou Mametu do Nzo, e com branco na cor de Lembá (sendo quatro cores). Para essa pintura é preparado com um pouco de água. 
Depois das saídas das cores cada pintura é removida com um pouco de Maionga, (banho de ervas sagradas). 

Ultima saída: 

A ultima saída mais esperada a comemoração do Nkisi, o festejo do nascimento de uma longa história entre o Mona Nkisi (filho-a) em sua vida espiritual.

Além disso é muito comum a utilização da pemba para riscar as mãos, os pés dos iniciados, a fim de protegê-los. Em alguns terreiros a pemba ralada pode ser utilizada para determinados rituais. A pemba também pode ser usada para evitar a entrada de maus espíritos e de energias negativas em residências e terreiros.

Pessoas de cargos nos terreiros podem preparar a pemba, Tatetus, Mametus, Kambondos, podem iniciar o preparo da pemba sagrada, com ervas, favas e sementes adequadas para o uso. Somente o TATA\MAMETU tem acesso para utilizar o pó de pemba, o pó branco mais antigo e sagrado do candomblé