Katendê e Aroni o guardião das folhas e florestas, guiado por Katendê.

Aroni o guardião

Vamos falar sobre Aroni um misterioso anãozinho perneta que gostava de fumar cachimbo, um guardião entre as folhas e florestas.


Katendê sempre ocupado em preservar suas matas contra queimadas e por perder grande parte das suas terras verde, devido a destruição que a humanidade prática a todo tempo, com uma longa trajetória de destruição. Katendê precisou de um reforço para liderar a segurança das suas florestas e suas Nsabas (folhas). Formou uma espécíe de assombração, aquele que assustaria todos de suas matas, para evitar uma queimada e o desmatamento de suas terras.


Para criar Aroni Katendê usou várias formas, tudo que henvolvia entre folhas, árvores, pedaços de ossos, fumo, barro, água e a força da natureza. Ele criou Aroni que pela imperfeição veio somente com uma perna só, pequeno mas com grande poder de força. Ele possui um olho pequeno para ver a longa distância, e o outro olho grande para enchergar na escuridão, e tem uma orelha pequena para ouvir quem esta vindo a longa distância, a outra orelha grande essa a mais importante ouvir o chamado das árvores quando estiverem em perigo.


Katendê sempre foi um Nkisi feiticeiro, ele aprendeu a usar todas as formas para criar qualquer feitiço que precisa-se para sua defesa, usando as energias das folhas, árvores e terras. Um Nkisi temido por saber fazer feitiços para o bem, mas para aqueles que não respeitar seu reino sobre as folhas ele poderá fazer um feitiço sobre elas, perdendo as energias para o culto.


Dizem as lendas e histórias que já viram Aroni, um misterioso anãozinho perneta, e que fumava com cachimbo.  

Habilidoso e rápido é o mais veloz de todos seres vivos da floresta, Aroni fez grandes defesas para proteger a flolhas e florestas, assustando todos aqueles que queriam desonrar o rei Katendê. Ele fica sempre escondido sobre as árvores mais alta da floresta, e foi chamado de o guardião e vigia comandado por Katendê.

Nunca desperdice qualquer tipo de folha, pegue somente o necessário, Aroni pode lhe seguir e caso desperdice ele poderá jogar um feitiço sobre todas as folhas, e elas não terão a essência que precise para qualquer ritual.


Ele não é um Nkisi como Katendê, foi considerado apenas um guardião das florestas e de todas as folhas que penetram sobre a terra. Cuidado quando for fazer algo que destrua qualquer área sobre as florestas, Aroni sempre estará por perto para vigiar, se irritar ele vai te assustar, Aroni o guardião.

Tumba Junçara, Bate Folha, Tombeicí, Goméia fundadores das Raizes Nação Angola.

As grandes matrizes do Candomblé Angola, que fazem história em todo Brasil, vou citar em resumo uma das grandes histórias dessas Raizes e Sarcedotes os fundadores, que hoje envolvem nossas vidas perante os Jinkisi e Minkisi, da cultura do Candomblé Angola.

Raiz Tombeicí


Maria Genoveva do Bonfim conhecida como Maria Nenem, sua dijina Mametu Tuenda dia Nzambi, nascida no Rio Grande do Sul em 20 de janeiro de 1865, faleceu em Salvador - BA em 1945. Foi a grande matriarca de uma família da qual se originaram inúmeros Nzos (terreiros) de Candomblés da Nação Angola em todo o Brasil. 


Era filha de Santo de Roberto Barros Reis Tata Kimbanda Kinunga sua dijína, por volta de 1850. Africano que teria recebido esse sobrenome por ter sido escravo de um certo Barros Reis, membro de tradicional família baiana. Maria Nenem filha do Nkisi Kaviungo foi a fundadora do Nzo Tombeicí, a matriz de importantes casas de Bantu Kongo do Candomblé Angola.


Raiz Tumba Junçara


A Raiz Tumba Junçara foi fundado em 1919 em Acupe, na Rua Campo Grande, Santo Amaro da Purificação no Estado da Bahia, por dois irmãos de esteira que foram recolhidos juntos para os atos ritualísticos.


Cujos nomes eram, Manoel Rodrigues do Nascimento sua dijina nome de batismo, Kambambe e Manoel Ciriaco de Jesus dijina Ludyamungongo, ambos iniciados em 13 de junho de 1910 por Mametu Tuenda dia Nzambi, Maria Nenem.


Raiz Bate Folha


Bate Folha uma das Raizes do culto do Candomblé Angola, seu Nzo fica localizado na Rua Dionísio Brito Santana, antiga Travessa São Jorge, n. 65 -E, Bairro da Mata Escura do Retiro - Bahia, o maior terreiro da Cidade e um dos mais antigos em atividade. 


Fundado em 1916 por Manoel Bernardino da Paixão, sua dijina nome de batismo Ampumandezu, ocupa uma área de 14,8 hectares pertence hoje à Sociedade Beneficente Santa Bárbara que o representa civilmente, com uma grande dedicação ao Nkisi Bamburucema. 


Raiz Goméia


João Alves de Torres Filho ou Joãozinho da Goméia ele foi um sacerdote do Candomblé Angola, existem muitas histórias sobre Joãozinho da Goméia. A sua iniciaçao foi devido um problema de saúde quando ainda era criança. João Alves Torres Filho foi iniciado para o mundo do Candomblé Angola e recebeu sua feitura pelo Zelador Severiano Manuel, f
oi um sacerdote do Candomblé Angola.

Com a morte de seu Zelador, Joãozinho da Goméia refez a sua feitura no terreiro do Gantois com Mãe Menininha, mudando do Candomblé Angola para o Candomblé Ketu em 1924 aos 10 anos de idade. 
  
Joãozinho da Goméia nascido em Inhambupe dia 27 de março de 1914 e teve seu falecimento em São Paulo dia 19 de março de 1971.

Raizes Viva Deus e Viva Deus Filho


Maria Nenem recolheu como Muzenzas
para serem iniciadas em seu Nzo, Francelina Evangelista dos Santos, sua dijina Mametu Dialumbidí, filha de Nkisi Dandalunda. Após receberem seus cargos como Mametus, e juntamente com Sr: Feliciano Alves fundaram o Terreiro Viva Deus Filho e lá vieram suas primeiras filhas de Santo. 
Recolheu Leocádia Maria dos Santos Mametu Ujittú filha do Nkisi Kaviungo, que fundou o Terreiro Viva Deus Filho, na Fazenda Grande que depois mudou para Engomadeira, hoje quem zela pela Nzo Viva Deus Filho Mãe Toinha Mametu Kixima.
Viva Deus situado na Estrada das Barreiras, 1233 em Salvador - Bahia.

Raiz Bate Folhinha


Bate folhinha fundada pela Mametu Eloyá, foi iniciada na Raiz Bate folha e seguiu sua longa história com sua Raiz Bate Folhinha. Sue primeiro Nzo construido em Salvador - Bahia. Outro Nzo construido em Belo Horizonte com Tata Bernadino, hoje são de grandes destaques no Candomblé Angola.

Nkisi, Orixá qualidades, suas diferenças no Candomblé.

Nesta postagem vou informar sobre as diferenças entre Orixás, um culto do Candomblé Ketu, o Nkisi no culto do Candomblé Angola.

Orixás porque qualidade


O Candomblé Ketu é uma das nações que envolve o culto sobre uma designação genérica das Divindades, cultuadas pelos Yorubás do Sudoeste da atual Nigéria, e também de Benin e do Norte do Togo trazidos para o Brasil pelos escravos. Dessas áreas e aqui incorporadas por todo território brasileiro, para seu crescimento religioso no Brasil.
Os Orixás são deuses que correspondem a pontos da força da natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças.


Qualidades são várias formas de conhecer a cada Orixá e como eram vistos, como eram cultuados em várias tribos, cidades em regiões africana. O segredo de ter suas qualidades foi quando os Orixás fizeram seus governos sobre as tribos nas regiões africana, os Orixás passaram por várias cidades e receberam simbólicamente um sobre nome, por suas formas de conhecimento e lhe foram concebidos as qualidades para quase todos os Orixás.


Candomblé Angola uma das tradições que envolve as Divindades, cultuados pelos povos Bantu Kongo, cultuada na África pelos povos de Angola e de Luanda, trazidos para o Brasil pelos escravos africanos, com a chegada dos primeiros navios vindo da África, hoje expandida por todo Brasil.


Da mesma forma que o Nkisi ou Orixá receberam o poder da construção do Mundo e de tudo que nela existe, mostra que nessa parte contém a mesma essência da transformação genética. As histórias são elevadas conforme o culto de suas tradições do Candomblé Ketu e do Candomblé Angola, com seus encinamentos diversos, cada uma separada de cultos distintos. No Candomblé Angola não usamos qualidades com nosso Nkisi, essas modalidades são de uso dos Orixás do Candomblé Ketu.


Vou citar duas formas de qualidades de Orixás, e como entender no Candomblé Angola correspondente a cada um.


Orixá Xangô suas qualidades: Alafim, Afonjá, Aganju, Agodo, Obain, Barú e Airá. Apenas algumas qualidades, mas na cultura do Candomblé Angola apenas chamamos de Nkisi Nzazi.

 
Orixá Oya suas qualidades: Onira, Bagan, Topé, Biniká, Balê, Petu e Egunita. Outro resumo de Orixá com qualidades, nos cultos do Candomblé Angola apenas chamamos de Nkisi Matamba.


Devemos entender que a cultura, os rituais, as Divindades, as formações ligada ao nascimento de um filho, cores das Divindades, cores de fios de conta, ritmos de tocar e dançar, rezas, encinamentos e outros mudam entre uma a outra. Tanto como os povos dos Yorubás tem seus próprios cultos, os povos da cultura Bantu tem seus próprios rituais.


Como um Yao com feitura inicia seu culto no Candomblé Angola


Como havia dito nas explicações acima, Orixá tem a mesma essência do Nkisi, o Yao já com sua iniciação no Candomblé Angola passa a desenvolver toda a cultura Bantu, na sua nova vinda ao Candomblé Angola. Caso for batizado (feitura) com Orixá Ogum, ele passa a ser do Nkisi Nkosi.


Não á nececidade de trocar de Divindade, caso já tenha sua iniciação, a raspagem somente acontece apenas uma vez. Ele passa a dar continuidade com suas obrigações nos rituais do Candomblé Angola, aprimorando sua nova caminhada com uma nova dança, costumes, disciplina, a troca dos fios de conta, e outros, um ritmo totalmente diferente do que aprendeu.
Os rituais das obrigações passam pelos costumes do Candomblé Angola, a Divindade dará sua continuidade com que recebeu, e passa pelos costumes da tradição do Candomblé Angola.


Independente de qualquer nação a um respeito com aquele que precisa buscar o seu melhor, sabemos que quando uma Divindade necessita de bons cuidados eles não procuram sabedoria ou cultos erroneamente. Tanto como Orixá ou um Nkisi procuram lugares que mostrem o certo e aprimoração, eles não escolhem nações apenas o melhor para seu culto.

Exús e Pomba Giras os DONOS das RUAS e seus domínios.

Exús e Pomba Giras os donos da rua.

As Pomba Giras e Exús são os donos da rua e também lideram os becos, estradas, vielas, encruzas, calçadões, praças, entre outros. Mas essas Pomba Giras e Exús fazem uma liderança, um comando noturno apartir das 00:00 hs até as 6:00 hs da manhã, são divididos um a um, cada um lidera a sua expectativa rua com o horário noturno.


Eles fazem um papel de lideres a onde observam tudo o que acontece no mundo deles e também em nosso mundo, são os observadores com olhos de gato. Ouvem tudo o que falamos e desejamos, por isso quando andar por uma rua ou encruza cuidado no que vai falar, eles podem lhe atender.


Como lideram as ruas


Cada rua tem um Exú ou uma Pomba Gira de uma esquina a outra comandada por eles, a maior encruza que tem uma forma de cruz, o lado masculino é comandada por Exús, eles lideram essa parte maior. Cada encruza em forma de cruz tem o nome de cada Exú, pode ser o Exú Caveira, Exú Toquinho, Exú Tranca Rua, Exú 07 Encruzilhadas, Exú Tiriri e outros Exús.


As Pomba Giras comandam as encruzas em forma de "T" tem o lado feminino, cada uma delas lideram de uma esquina a outra, são as Pomba Giras Dama da Noite, Maria Padilha, Maria Mulambo, Cigana, 07 Saias, Maria Quitéria e outras. 

Todos eles estão perantes a estes dominíos, todos os Nzos (terreiros) são rodíados de encruzas machos e fêmias, é importante saber quais Exús ou Pomba Giras lideram a região.

A encruza ou rua mais pequena pertence a Pomba Gira Menina, becos pequenos, ruas sem saída pequenas pertence a Exú Mirim ou pode ser do Exú Toquinho, depende de cada lugar para eles reinar seu próprio lugar.


Caso o Nzo precisa de proteção eles podem proteger sem custo algum, mas sempre as segundas feira lhe oferecer um padê, farinha de mandioca grossa misturada com mel, azeite de dendê, aguá ou cachaça, pode lhe oferecer dois tipos de padês. São oferecidos enfrente do Nzo esparramados entre a calçada com a rua, e com uma quartinha de barro com aguá despejar na rua, durante este ritual fazer bons pedidos a eles.


Os Exús e Pomba Giras são bem discreto, eles dividem os padês entre sí, muitos se alimentam do padê. Quando o Tata ou Mametu fazem essa parte com eles podem ter certeza eles vão fazer segurança no Nzo, contra qualquer mal que possa atingir. Eles também protegem o Nzo contra espirítos zombeteiros, agem como segurança do portão pra fora.


Eles nunca entram no Nzo porque são os donos da rua, nunca saem do seu trajeto de ligação entre a sua esquina com a outra, para que outro Exú não possa tomar de conta do seu lugar. Sempre á um respeito por eles por seus territórios, cada Exú ou Pomba Gira respeita seu espaço, mas com muita cautela.


São ótimos como protetores do Nzo, de residências e também de comércios quando bem cuidados e respeitados, nunca jogue lixo em uma encruza você pode ofender eles. Para aqueles que já conhecem os donos e as donas da rua é sempre bom cumprimenta-los, uma forma de respeito, perante a todos eles. 


Eles podem livrar de um acidente ou da morte, mas nunca ameace ou desrespeitem eles, suas forças podem levar uma pessoa a um acidente ou até mesmo a morte.

Vídeo com mais explicação sobre Exús e Pomba Giras os donos das ruas e seus domínios edição especial.



Consulta com Jogo de Búzios.

Consulta com jogo de búzios

Muitos procuram saber como lidar com as situações, que envolve seus próprios caminhos, a vida tem diversos lados, mas para onde seguir as vezes. Sabemos que nossos caminhos são diferenciados por cada pessoa que tem seus próprios objetivos, e cada um com sua história.


O consulente aquele que vai se consultar com o jogo de búzios tem o seu propósito de saber tudo o que vai ser esclarecido atravéz dos oráculos, ou seja o jogo de búzios. Isso varia de cada consulente, todos tem suas vidas diferentes como os oráculos podem revelar o que será de necessário.


A necessidade de se consultar pelo oráculo são diversos como, vida profissional, sua saúde pessoal, conviver com pessoas de amizades sinceras ou pessoas que agem com falcidades, segurança pessoal, relacionamento amoroso, problemas com eguns. 


Esses são apenas alguns exemplos de consulta que agem durante uma sessão atrávez do jogo de búzios, como outros assuntos podem ser ditos.
O oráculo pode orientar o consulente como também pode resolver seus problemas, caso haja algum ritual para ser feito. O jogo de búzios sempre é consultado pelo reponsável do Nzo (terreiro) um Tata ou uma Mametu. Um consulente quando necessita de um jogo de búzios ele passa por revelações, que vão lhe conseder ajuda podendo ser apenas conselhos, com ritual simples ou com rituais diversos.


Quando uma pessoa que já nasceu para seguir a dultrina no culto do Candomblé, o jogo de búzios são envolvidos através das Divindades, recebendo a confirmação da sua história com seu próprio Nkisi. Nesse caso começam os preparativos para sua dultrina com os cultos cerimôniais, e iniciar seu papel no desenvolvimento no Nzo. Um caminho longo a seguir mas com belos resultados para um futuro cheio de realizações.


No Brasil temos bons Zeladores e Zeladoras que fazem seu papel de zelar, cuidar e para receber qualquer pessoa para os atos necessários.

Pai Mutalengunzo falando sobre mim.


Meu nome: Ademir da Silva

Nascido em São Paulo Capital no ano de 1974, desde 08 anos de idade já participava de atos espirituais, sempre gostei e tive força de vontade para aprender mas isso tudo teria o tempo certo. Iniciado no Candomblé Angola em 1990 como Muzenza chegando a fase de Orô Maior Feitura dia 13 de Abril de 1996 filho de Tata Mocumbecosiajo Julio de Nkosi. 


Minha dijina nome de batismo Mutalengunzo sou neto de Tata Roxitalamin Pedro de Nkosi e bisneto de Tata Katurazambi de Kaviungo. Procuro sempre ter responsabilidade com o que faço á nossa vida é sempre dedicado ao Nkisi, não tem tempo ruim para nos dedicar. Sabemos que nossa vida é uma caixinha de surpresa mais tudo tem o seu tempo certo.


Sou muito feliz a onde estou nos cultos do Candomblé Angola Raiz Tombeicí, sempre permaneci confio no que tenho e no que faço. Não existe o melhor mas sim aquele que sabe trabalhar.


Sempre fui filho do Nkisi Tatetu Gongobila desde o meu nascimento, quando pequeno tinha uma noção como seria a minha vida no futuro com meu pai Nkisi Gongobila. Tenho muito amor e fé em tudo que envolve o circulo da natureza. Aprendi que tudo precisa estar certo não importa se o ritual for grande ou pequeno a responsabilidade será sempre a mesma.

A nossa vida são formada em caminhos que as vezes temos que tomar iniciativa e cuidado, saber onde pisar. Caso pise em um lugar errado com certeza sua vida não vai pra frente mas sim para traz. Se pensarmos bem isso é uma prova que passamos todos os dias em nossa vida. 

A vida passa com o longo dos dias e as pessoas também mudam com o tempo, o Candomblé tem que ser cultuado com amor, dedicação e respeito. Não se pode crescer desejando o mal dos outros e querendo ser melhor que outros, o Candomblé nos dá ferramentas para aprender a usá las com sabedoria. Hoje todos usam beleza, roupas caras, jóias, luxo e o desprezo de quem é inferior.

Candomblé veio da mais pura e simplicidade com energia e o axé, por isso devemos agradecer pelas coisas boas e simples que acontecem em nossas vidas. Se for feito com fé e amor tudo dará certo, sem precisar pisar em ninguém, há humildade prevalece na vida da gente e nos Nkisi.

Nesta postagem estou me apresentando a todos sobre mim e mostrando através desde blogger tudo o que sei, o que aprendi e o que tenho de mais valor, amor aos Jinkisi e Minkisi. Todos nós somos sábios perante tudo que fazemos no culto do Candomblé Angola, mas minha maior intenção é mostrar o melhor do que sei, para que o nosso Candomblé seja cada vez melhor, não somente para aqueles que cultuam mas o principal cultuar nosso Nkisi com a maior perfeição e sabedoria.


Quero agradecer os leitores deste blogger pelo carinho o respeito e atenção, quero dividi-los com vocês e que todos possam usar minhas palavras em forma de cultura com respeito, e respeitando os nossos ancestrais.

Um velho sábio uma vez me disse: "Seja reconhecido porque amanhã vão se lembrar de você".

Nzo Ria Nkisi Tatetu Gongobila.
Candomblé Angola.

Vídeo com mais explicação sobre Pai Mutalengunzo falando sobre mim, e dicas sobre o nosso candomblé Angola edição especial.