Tatetu Ndenge, Mametu Ndenge como receber cargo no Candomblé Angola.

Recebimento de cargos, Tatetu Ndenge e Mametu Ndenge.

Um cargo no Candomblé Angola é de muita importância para um Nzo, será aquele que vai estar ao lado do Tata ou Mametu (Zeladores) para finalidades nos cultos e rituais. Esse recebimento de Cargo (Kijingu), somente poderá ser entrengue sempre por um Tata, aquele que fez a sua iniciação, caso esteja em outro Nzo sempre será o seu Zelador.


As tarefas para seguir esse novo caminho que requer prática e força de vontade, o Mona Nkisi passa de graú ele se torna uma pessoa mais velha. Ele nunca será maior que um Tata ou Mametu (Zeladores) apenas minitros, para estar sempre presente nas atividades no Nzo. 


A palavra Tatetu Ndenge e Mametu Ndenge, quer dizer Pai Pequeno e Mãe Pequena, ambos terão o total respeito pelos mais novos. Ser um Tatetu Ndenge ou Mametu Ndenge é ter o mesmo graú de autoridade como uma Makota ou Kambondo, mas cada um com suas funções diferentes. Vão obter a mesma responsabilidade dentro do Nzo, esse cargo somente acontece apenas uma vez, o filho não pode receber dois cargos no Nzo.


Quando poderão receber esse cargo e qual a necessidade.


O cargo de Tatetu Ndenge ou Mametu Ndenge somente recebem esse cargo quando completarem um ano após a feitura, será entregue na obrigação de um ano. Antes não pode ser entregue esse cargo, a feitura terá que ser feita como Mona Nkisi, após um ano podem se tornar um Tatetu ou Mametu Ndenge.
Mas para obter esse cargo com a obrigação de um ano, isso acontece quando um Tata necessite com uma extrema urgência para seus cultos no Nzo. Esse cargo as vezes muitos esperam até os sete anos para se tornarem um Tatetu ou Mametu Ndenge, que é o certo mas nas medidas da necessecidade abrimos uma exceção.


Além de se tornar uma pessoa de cargo, podendo ser nas obrigações de um ano, nas obrigações de tres e obrigações de cinco anos, isso vai da necessidade do Tata, ele que vai analizar o desenvolvimento daqueles que serão seus minstros. Ou aguardar sua idade de sete anos para receber seu cargo no Nzo.


Ser um Tatetu ou Mametu Ndenge é sempre amar o que vai fazer, esse cargo não da autoridade para se tornar Zelador, serão apenas ministros do Nzo do seu Tata ou Mametu. Os Zeladores precisão antes de tudo consultar o dono ou a dona do Nzo (Nkisi), para saber se aquele filho ou filha estão aptos para a tal função como ministros, e consultar o Nkisi do filho ou filha (Mona Nkisi) para saber se terão história para se tornarem Zeladores ou ministros.


Após receberem o cargo de Tatetu Ndenge ou Mametu Ndenge não poderão ser mais Zeladores, apenas ministros do Nzo do seu Zelador por isso a necessidade de confirmar sua história primeiro antes de tudo, porque se receber não poderá voltar atrás.


Conselhos: Os Zeladores antes de qualquer necessidade devem tomar muito cuidado com aqueles que recebem cargos no Nzo, esse cargo não torna uma pessoa melhor que ninguém apenas da autoridade para um filho receber uma pequena liberdade de ser seu braço direito, como qualquer outro cargo por ser entregue no Nzo.
Mas para isso sempre bom analizar primeiro se precisa ser entregue por amor e respeito pelo Nkisi, muitos merecem e dão valor mas outros usam para enganar e para obter vantagens.


Quais são as cerimônias de um Tatetu Ndenge e Mametu Ndenge


A cerimônia como dito podem acontecer na obrigação de um ano quando necessário, de tres anos ou na de cinco anos o mais correto na de sete anos.
Esse cargo não dar autoridade de mão de búzios, ou seja não tem história para usar um jogo de búzos por isso não recebe somente Zeladores, recebem aqueles que vão abrir seus futuros Nzos.


Na obrigação faz todo procedimento normal para um Orô, com todos os rituais animais e aves com sacrifício tudo que precise para sua obrigação, mas é nestá hora que pode assentar o segundo Nkisi, por receber o cargo no Nzo, os dois assentamentos comem animais e aves (machos e fêmeas) separados. 


Apenas informando: Assentamentos 01 - primeiro será sempre um Nkisi Tatetu (pai de cabeça) e outro 02 - segundo será sempre Nkisi Mametu (mãe de cabeça), ou vice - versa, nunca duas mães juntas ou dois pais juntos, isso da conflito na vida de qualquer pessoa.

Uma Kizomba será feita para o seu Nkisi, após todos reverênciar o seu Nkisi pela a obrigação por sido feita, terá uma nova saída a onde o Tatetu ou Mametu Ndenge vai receber suas peças de trabalho pelo cargo recebido, com uma roupa no estilo merecendo o cargo. Está obrigação não é um Deká ou Cuia apenas abrigação de cargo, quem recebe Deká ou Cuia somente aqueles que vão abrir seus Nzos ser Zeladores.


A parte mais importante a faixa, que será colocada no ombro fechada cruzando o corpo com as palavras de Tatetu Ndenge ou Mametu Ndenge. Está faixa já mostra tudo que vai precisar para seus afazeres no Nzo, um fio de graú será entregue mostrando a todos que deixou de ser um Mona Nkisi para ser tornar uma pessoa de cargo, Tatetu Ndenge ou Mametu Ndenge. 


Outra parte fundamental será tronado, terá autoridade para sentar em qualquer cadeira no Nzo e em qualquer outro lugar e terá seu próprio trono para sentar, mostrando sua autoridade como um filho de cargo.


Um Tatetu e Mametu Ndenge não podem fazer uma feitura não terão filhos como os Zeladores, apenas vão auxiliar o seu Tata ou Mametu no Idemburu (ronkó). Mexer no Mutuê (cabeça) Mukunãn (cabelo) com sacrifício não está autorizado. Mas sempre estarão ao lado do seu Zelador para ajudar no que ele precisar, mostrando lealdade pelo nossos Jinkisi e Minkisi com amor ternura e com sabedoria.

Katendê e Aroni o guardião das folhas e florestas, guiado por Katendê.

Aroni o guardião

Vamos falar sobre Aroni um misterioso anãozinho perneta que gostava de fumar cachimbo, um guardião entre as folhas e florestas.


Katendê sempre ocupado em preservar suas matas contra queimadas e por perder grande parte das suas terras verde, devido a destruição que a humanidade prática a todo tempo, com uma longa trajetória de destruição. Katendê precisou de um reforço para liderar a segurança das suas florestas e suas Nsabas (folhas). Formou uma espécíe de assombração, aquele que assustaria todos de suas matas, para evitar uma queimada e o desmatamento de suas terras.


Para criar Aroni Katendê usou várias formas, tudo que henvolvia entre folhas, árvores, pedaços de ossos, fumo, barro, água e a força da natureza. Ele criou Aroni que pela imperfeição veio somente com uma perna só, pequeno mas com grande poder de força. Ele possui um olho pequeno para ver a longa distância, e o outro olho grande para enchergar na escuridão, e tem uma orelha pequena para ouvir quem esta vindo a longa distância, a outra orelha grande essa a mais importante ouvir o chamado das árvores quando estiverem em perigo.


Katendê sempre foi um Nkisi feiticeiro, ele aprendeu a usar todas as formas para criar qualquer feitiço que precisa-se para sua defesa, usando as energias das folhas, árvores e terras. Um Nkisi temido por saber fazer feitiços para o bem, mas para aqueles que não respeitar seu reino sobre as folhas ele poderá fazer um feitiço sobre elas, perdendo as energias para o culto.


Dizem as lendas e histórias que já viram Aroni, um misterioso anãozinho perneta, e que fumava com cachimbo.  

Habilidoso e rápido é o mais veloz de todos seres vivos da floresta, Aroni fez grandes defesas para proteger a flolhas e florestas, assustando todos aqueles que queriam desonrar o rei Katendê. Ele fica sempre escondido sobre as árvores mais alta da floresta, e foi chamado de o guardião e vigia comandado por Katendê.

Nunca desperdice qualquer tipo de folha, pegue somente o necessário, Aroni pode lhe seguir e caso desperdice ele poderá jogar um feitiço sobre todas as folhas, e elas não terão a essência que precise para qualquer ritual.


Ele não é um Nkisi como Katendê, foi considerado apenas um guardião das florestas e de todas as folhas que penetram sobre a terra. Cuidado quando for fazer algo que destrua qualquer área sobre as florestas, Aroni sempre estará por perto para vigiar, se irritar ele vai te assustar, Aroni o guardião.