Divindades Nkisi, no Candomblé Angola os sacramentos.


Veremos a seguir uma das mais belas criações de Nzambi Mpungu Jinkisi e Minkisi (deuses e deusas). 
São aqueles que tem o papel fundamental com a criação do Mundo e tudo que nela existe. Os grandes criadores da forma humana e de toda natureza habitada hoje na Terra.
Nkisi o ser divino as divindades que nos protege e nos guia pelos caminhos que seguimos diante da magia que envolve nossa força ativa no candomblé Angola. 

Pambu Njila - Intermediário entre os seres humanos e o outros Nkisi, é o primeiro de todos.

Nkosi - Nkisi de guerra e senhor das estradas do caminho o dono do ferro.

Gongobila - Caçador jovem e pescador um dos mais belo Nkisi.

Mutakalambô - Tem o domínio das partes mais profundas e densas das florestas mais antigas no Mundo.

Katendê - Senhor das Nsabas (folhas) conhece os segredos das ervas medicinais o pai das folhas.

Nzazi - O Nkisi do raio entrega justiça aos seres humanos, justiceiro e dominador.

Kaviungo - Nkisi da varíola das doenças de pele, da saúde e da morte, o pai da criação dos alimentos o dono da terra.

KongoLuande - É o símbolo da terra médico e senhor das epidemias deus da bexiga corresponde á pele e assim castiga com as doenças de pele: dermatose, varíola, lepra, etc.

Hongolo Nkisi masculino ou Angoroméia Nkisi feminino - Auxilia na comunicação entre os seres humanos e á divindade representado por uma cobra a serpente mais venenosa e o arco iris onde o Céu recebe as mais lindas cores e a transformação das chuvas.

Tempo - Rei do candomblé Angola senhor do tempo e das estações é representado nas casas Nzo (terreiros) do candomblé Angola e Kongo por um mastro com uma bandeira branca chamada de bandeira de Tempo.

Matamba - Uma Nkisi guerreira comanda os mortos (Nvumbi), senhora dos ventos, tempestades, furacões, relâmpagos e o fogo.

Dandalunda - Senhora da fertilidade e da Lua, a grande mãe Nkisi de lagos e rios.

Mikaia - Nkisi do Oceano, do Mar a mãe de todos.

Nzumbarandá - A mais velha de todos Nkisi, a mais temida e conectada para morte.

Wunji - O mais jovem Nkisi, senhor da justiça representa a felicidade da juventude e toma conta do Mona Nkisi (filho) recolhido.

Lembá Dilê e Nkassuté Lembá - Conectado à energia que rege a fertilidade e o nascimento o deus da criação.

Nzambi Mpungu - O Deus supremo criador abaixo dele estão os Jinkisi e Minkisi (deuses e deusas), Divindades de culto do candomblé Angola mitologia Bantu.

Ritual - No candomblé Angola, os sacramentos são:

1 - Massangá: Ritual de batismo de água doce (menha) na cabeça (mutuê) do iniciado (ndumbi) usando ainda o kezu (Obí).

2 - Nkudiá Mutuê: (Bori) Ritual de colocação de forças Kalla ou Ngunzu (Angola) Axé Muki (Kongo), através do sangue (menga) de pequenos animais.

3 - Nguecè Benguè Kamutué: Ritual de raspagem, vulgarmente chamado de feitura de Santo.

4 - Nguecè Kamuxi Muvu: Ritual de obrigação de 1 ano.

5 - Nguecè Katàtu Muvu: Ritual de obrigação de 3 anos (Nguece, obrigação) nessa obrigação faz o ritual de mudança de grau de Santo.

6 - Nguecè Katuno Muvu: Ritual de obrigação de 5 anos preparação só que acompanhada de muitas frutas e grãos.

7 - Nguecè Kassambá Muvu: Ritual de obrigação de 7 anos quando o iniciado receberá seu cargo, recebe sua cuia ou Deká mostrando há vista do público sendo elevado ao grau de Tata (Zelador) ou Mametu (Zeladora).
As obrigações são necessárias para os rodantes e terão cargos futuros, Kota e Kambondo já recebem cargos na feitura portanto já nascem com suas ferramentas de trabalho recebem suas obrigações para aprimorar seus conhecimentos.

No candomblé Angola quem passa o cargo são os enredos de Dandalunda, isto é não é preciso ser filho de Dandalunda mas ela quem autoriza aquela pessoa a receber o Kijingu (cargo).

Após 21 anos de obrigação de maior idade completar com uma renovação a cada ano com ritual de Kibane Mutuê (borí) para renovar e conservar e se manter forte, transformando em Kukala Ni Nguzu - Um ser forte.
Kunha Kele: Sacramento realizado 3 meses e 21 dias após a feitura (tirada do kelê) quando o Nkisi soltará a Kuzuela (Ilá).

Ordem de Barco - Sequência das pessoas recolhidas juntas para iniciação no candomblé Angola.

- Rianga, - kaiadi, - katatu, - Kakuanam, - katanu, - Kassamanu, - Kassambà.

Matamba Nkisi guerreira com ela todos se encantam.

Nkisi Matamba

Senhora e guerreira dona dos espíritos carregadora de ebós, senhora dos ventos raios e das tempestades, esses e alguns outros são nomes e apetrecho dessa Nkisi guerreira. Rainha dos raios dos ciclones furacões, tufões e vendavais, uma Nkisi do fogo guerreira e poderosa ela é a mãe dos Nvumbis (eguns espíritos dos mortos), guia dos espíritos desencarnados deusa dos cemitérios.

Matamba que servirá de guia ao lado de Kaviungo para aquele espírito que se desprendeu ou desatar do corpo, ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma. Matamba se relaciona com todos os elementos da natureza, água sob a forma de chuva e de tempestade o ar sob a forma do vento da tempestade que arranca árvores que derruba casas.

No seu aspecto benéfico foi o vento de Matamba que espalhou as plantas medicinais, anteriormente guardadas pelo Nkisi Katendê em uma cabaça. Ligada a floresta ela se transforma em um búfalo, cervo ou elefante. Propicia a caça abundante mas sua essência é o movimento do fogo, é a Nkisi do relâmpago.

Essa relação com o movimento do fogo faz de Matamba uma divindade do amor, ela é rainha por ser a predileta e mais querida de Nzazi e por ser mãe e rainha dos Nvumbis. É o único Nkisi que não tem medo dos mortos, seu número é o nove produto de 3 x 3 o par inicial mais indicado e da continuação do puro movimento.

Ela usa uma espada de cobre e um eruexim com o qual mantém os Nvumbis afastados, Matamba filha de Mikaia com Lembá conhecedora de todos os meandros da magia encantada, Matamba nunca se deixou abater por guerras, problemas ou disputas, nobre guerreira jamais tripudiou sobre inimigos e rivais vencidos.

Nkisi Matamba suas lendas.

Dizem que Matamba foi a primeira e a mais fiel das mulheres de Nzazi que era seu primo e ajudou a conquistar os reinos que foram anexados ao império, Matamba é a menina dos olhos de Lembá sua protetora e a única divindade que entra no Mundo de Nvumbis, com seu poder Matamba foi a primeira divindade feminina a surgir nos cultos do candomblé Angola desde o inicio.

Matamba antes foi mulher de Nkosi se encarregando de acionar o fole que atiçava o fogo da forja seduzida por Nzazi, Matamba fugiu com ele, embora tenha sido esposa de Nzazi, Matamba percorreu vários reinos. Foi paixão de Nkosi, Nkassuté, Pambu Njila, conviveu e seduziu Mutakalambô e Gongobila, e tentou em vão se relacionar com Kaviungo.

Nas terras de Nkosi foi a grande paixão do guerreiro aprendeu com ele e ganhou o direito do manuseio da espada. Com Nkassuté aprendeu e recebeu o direito de usar o escudo, deparou com Pambu Njila nas estradas com ele se relacionou e aprendeu os mistérios do fogo e da magia. No reino de Mutakalambô seduziu o deus da caça, aprendeu a caçar e tirar a pele do búfalo e de se transformar naquele animal com a ajuda da magia que aprendeu com Pambu Njila.

Seduziu o jovem Gongobila e com ele aprendeu a pescar, Matamba partiu então para o reino de Kaviungo ela queria descobrir seus mistérios e até mesmo conhecer o seu rosto, mas nada conseguiu pela sua sedução, porém Kaviungo resolveu lhe ensinar a tratar dos mortos. De início Matamba relutou mas seu desejo de aprender foi mais forte aprendeu a conviver com os Nvumbis e controlá-los.

Saudação: “KIUÁ NENGUA SIAVANJU, KIUÁ MATAMBA", (SALVE A GRANDE SENHORA DOS VENTOS DA MORTE, SALVE MATAMBA).
Dia da semana: Quarta feira.
Sua cor: Cultuado no candomblé Angola, roupas na cor vermelha, Matamba será sempre o próprio fogo.
Missanga cor: Fio de conta vermelho ou vermelho espelhado
Oferendas: O Acarajé, comida ritual oferecido a essa Nkisi, na África é chamado de akará que significa bola de fogo.

Vídeo com mais explicação sobre Matamba Nkisi guerreira edição especial.


Contato para conselhos, explicações, assunto espirituais jogo de Búzios - (11) 951532874 SP - WhatsApp