Pambu Njila o primeiro de todos Jinkisi e Minkisi.



Pambu Njila
 
No candomblé Angola Pambu significa encruzilhadas ou encruza e Njila significa caminho, Pambu Njila é uma divindade um intermediário entre os seres humanos e outros Jinkisi, o senhor do caminho e dos começo, guardião das aldeias que faziam seu culto geralmente nas entradas. 

A pronúncia Pambu Njila que podemos dizer: só fale comigo se realmente estiver certo do que quer, Nkisi mensageiro entre os homens e as divindades, um Nkisi considerado guardião e pai, tem seu lado agressivo e ao mesmo tempo gentil e passivo. Pode ter matado um pássaro ontem com uma pedra que jogou hoje. Ele é encarregado de zelar pelos caminhos da vida humana e responsável pela evolução dinâmica. 

Pambu Njila é o principio de tudo a força da criação, o nascimento, equilíbrio negativo do Universo. Ele é a célula mantém a geração da vida o que gera o próprio infinito, quantas vezes precisar. É considerado primeiro o primogênito, responsável e grande mestre dos caminhos o que permite a passagem do início e de tudo. 

Pambu Njila é a força natural viva que fomenta o crescimento, o primeiro passo em tudo o gerador do que existe do que existiu e do que ainda vai existir. Ele está presente mais que em tudo e todos, na concepção global da existência. A capacidade dinâmica de tudo que tem vida, principalmente dos seres humanos que carregam em seu plexo, elemento dinâmico denominador.

O elemento de Pambu Njila é o fogo (Tubia) divindade que conhece todos os atalhos, todos os caminhos e acompanha seu filho em todos os lugares que ele passar, não há portas fechadas para está divindade. Esse Nkisi está ligado diretamente a todos os caminhos, estradas, fronteiras, ruas, vielas, becos, encruzilhadas, atalhos, subidas, descidas, está em todos os movimentos de ligação de ir e vir de mudanças no novo rumo. 

Pambu Njila é um Nkisi respeitado e sempre será o primeiro à ser louvado e homenageado, recebe homenagens e louvações primeiro que qualquer outro Nkisi, ele quem guarda o dibitu (porta) no Nzo e também tem a função de avisar a outros Jinkisi que as cerimônias religiosas já terão o seu início. 

Pambu Njila é filho de Mikaia irmão de Nkosi e Mutakalambô, dos três é o mais agitado, capcioso, inteligente, inventivo, preguiçoso e alegre é aquele que inventa histórias, cria casos. Em uma muitas das suas histórias podemos entender exatamente sua capacidade inventiva, sua conduta maquiavélica e sua maneira prática de resolver seus assuntos e saciar seus desejos. Assim é Pambu Njila o senhor dos caminhos pai da verdade e da mentira, o deus da contradição, do calor, das estradas, do princípio ativo de vida o mestre de tudo e nada.

Mavilutango 

Mavilutango não é um Nkisi ele é o responsável que traz a ordem do Nzo. Mavilutango é o que recebe realmente a maica, a ele saudamos e pedimos a segurança do portão, para um bom andamento da Kizomba (festa). Quando dizemos que despachamos Mavilutango, não é Mavilutango que estamos despachando e sim estamos o enviando a nossa porta para segurar as brigas, os invejosos, espíritos perturbadores, e etc. 

Muitos usam o termo vou despachar Exú ou Mavilutango, o que na verdade seria vou despachar a porta e lá deixar Mavilutango, cuidando e nos protegendo de todas as negatividades que possam surgir. Fiscalizando e neutralizando todas as Kizilas, é impossível afirmar que se trata da vibração, da força que interliga o Ixí (Terra) e Duilo (Céu).

Saudação: Kiuá Nganga Pambu Nzila (viva o senhor dos caminhos).
Elemento: Fogo.
Símbolo: Um bastão adornado com cabaças e búzios.
Mineral: Carvão koque e mercúrio.
Dia da semana: Segunda-feira.
Fio de conta cores: Vermelho e preto.
Roupa: Vermelha e preta, cinza e roxo.
Oferendas: Farinha de mandioca grossa, com dendê, água, mel, aguardente.

Wunji Nkisi e Wunji mensageiro suas diferenças histórias e culto.


Wunji Nkisi

Um Nkisi criança infantil do culto no candomblé Angola, seria o mais novo dos Jinkisi. A divindade da brincadeira, da alegria, sua regência está ligada há infância e representa a mocidade alegria da juventude. Durante a festa sua dança se transforma em uma grande brincadeira, Wunji é o Nkisi da realidade são duas divindades gémeas infantis, ligadas a todos os Jinkisi e Minkisi e aos seres humanos. Por ser gémeos são associados ao princípio da dualidade por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e nasce a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas e outros.

Wunji está presente em todos os rituais no candomblé Angola, se não for bem cuidado pode atrapalhar os trabalhos com as suas brincadeiras infantil, desvirtuando a concentração dos membros no Nzo (terreiro). O Nkisi que rege a alegria, inocência, ingenuidade da criança. 

A sua determinação é tomar conta do bebé até há adolescência, independentemente do Nkisi que a criança carrega. Wunji é tudo o que existe de bom, belo e puro uma criança pode mostrar o seu sorriso a sua alegria, sua felicidade, os seus olhos brilhantes. Em plena natureza traz a beleza dos cânticos dos pássaros, nas evoluções durante o voo das aves, a beleza e o perfume das flores.

A criança que temos dentro de nós, as recordações da infância, feche os olhos e se lembre de um momento feliz, uma travessura, você estará vivendo ou revivendo uma lenda deste Nkisi. Tudo aquilo de bom que nos aconteceu na nossa infância, foi regido gerado e administrado por Wunji. Portanto Wunji já viveu todas as felicidades e travessuras que todos nós seres humanos vivemos.

A lenda e a história de Wunji, acontece a cada momento feliz de uma criança ao menos para manter viva este tão importante Nkisi, procure dar felicidade a uma criança, faça você mesmo ainda que leigo no culto o encantamento de Wunji é fácil, faça gerar dentro de você a felicidade que esta vivendo. Transmita essa felicidade, contagie o seu próximo com ela, encante Wunji com a magia do sorriso com amor de uma criança.

Nkisi Wunji mensageiro, quais são as diferenças.


Nkisi Wunji

Existem duas diferenças entre o Wunji Nkisi e o Wunji mensageiro. O Wunji Nkisi é aquele que vem nas histórias do nascimento de um filho ou filha que terá com o longo do tempo até a sua feitura, a ligação com o Muzenza e esse pai Nkisi Wunji. Um Nkisi como os os outros, mas seu papel bem diferente como foi citado acima.

Foi uma criação e preparada com todo amor que uma mãe poderia ter, Dandalunda formou a criação do Wunji. Dandalunda é a mãe da fertilidade ganhou esse dom devido amor pelos seus irmão, filhos de Nzambi Mpungu. Nzambi sempre amou sua filha Dandalunda e apresentou dizendo a ela que criasse uma divindade e que poderia lhe manter feliz.
Dandalunda usou simbólicamente todas suas fórmulas de amor de mãe e fez a sua criação o Nkisi Wunji que hoje cuida de todas as crianças do nascimento até sua faze de adolescência. Hoje poucos são os filhos desse Nkisi Wunji.

O Wunji mensageiro

É aquele que vê, olha, escuta e fala pelos Jinkisi e Minkisi, eles podem vir de formas diferentes como uma Wunji fêmea criança quando uma filha carrega um Nkisi Mametu (mãe), e macho criança quando um filho carrega um Nkisi Tatetu (pai). Recebem nomes semelhantes aos Nkisi quando batizados na iniciação do Orô a feitura.

Vou citar alguns exemplos de nomes de Wunji mensageiros quando fêmea recebem nomes como, conchinha do mar se refere a Nkisi Mikaia, aguá dourada se refere a Nkisi Dandalunda, outros Wunji machos nomes como, trovão de fogo se refere ao Nkisi Nzazi, flecha dourada se refere ao Nkisi Gongobila com Dandalunda. Esses nomes somente serão entregues no inicio do Orô Maior à feitura.

Muitos perguntam como pode agir um Wunji mensageiro dentro do Nzo, mas alguns fazem mistérios devido esse mensageiro cumprir suas tarefas ao conjunto de vida que temos perante a eles. Mas muitos não cumprem as tarefas, devido a falta de informações e aprendizado.

O Wunji mensageiro ele tem a formação normal de uma criança, mas com uma inteligência fundamental, ele pode brincar, cantar, dançar, são espertos no que fazem. Outro fato importante que um Wunji mensageiro faz exemplos: comer frutas, comida em prato de ágata, tomar refrigerante ou aguá no copo de dilongá, ir ao banheiro quando precisa fazer suas necessidades, tomar banho somente com Maionga banho de ervas, com uma pessoa de cargo para banhar o Wunji.

A prática com esses mensageiros são fundamentais no desenvolvimento nos cultos do candomblé Angola. Os Wunjis mensageiros são misteriosos, cuidado quando pedir algo a eles, ou lhe prometer algo eles nunca esquecem. 

Dia da semana: Domingo
Domínio: Tudo que nasce, nascer dos rios, nascimento dos seres humanos e etc.
Cores: Fio de conta todas as cores, menos preto.
Roupa: Colorida.
Oferenda: Caruru de quiabo, frutas e doces de varias qualidades.

Oferendas alimentos para o Nkisi, o que são oferendas, ebós conselhos.

O que é um Ebó:

São rituais que visam corrigir várias deficiências na vida de um ser humano trazendo uma melhoria na saúde, amor, prosperidade, trabalho profissional, equilíbrio, harmonia familiar e outros. A composição de cada ebó depende da sua finalidade os seus componentes vão desde bebidas, legumes, folhas, velas, pólvora, grãos de todos os tipos cozidos e torrados, sacrifício de aves, mel, dendê, artefatos de barro, etc.
 

O que é uma oferenda:

Chamamos oferendas aos rituais compostos de frutas, alimentos, grãos, carnes partes dos sacrifícios (os ixés), bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferecer ao Nkisi, com uma súplica para alcançar uma graça, para homenagear e cultuar um Nkisi de forma correta e fortalecer o nosso vínculo. Cada Nkisi tem os seus respectivos alimentos, suas flores, cores e a sua forma particular do culto, orações e invocações.


Conselhos:


Quando for fazer um trabalho sendo um ebó, além da fé você deve:


1. Somente utilizar material novo, nunca velho o usado.
2. Nunca substituir um material por outro, somente para o ritual que será feito e com seu destino próprio.
3. Fazer o ebó com fundamentos necessário, cada ebó diferencia do outro.
4. Quando iniciar o trabalho mantenha o pensamento firme no que você realmente desejar.


Atenção:


Nunca faça um trabalho ou ebó para desejar o mal para alguém, um pensamento negativo atrai para você toda má vibração. E quando tiver seu desejo realizado lembre-se de agradecer da forma pura e sincera, um universo de boas energias passará a conspirar para você. 

 
Oferendas comidas e rituais em resumo:


São as comidas específicas de cada Nkisi para serem preparadas são submetidas a um verdadeiro ritual. Esses alimentos depois de prontos são oferecidos ao Nkisi acompanhados de rezas e cantigas.


Um resumo de oferendas, alimentos para cada Nkisi:


Pambu Njila:
As oferendas dadas a ele mais comuns são os padês a base de farinha de mandioca branca combinada com azeite de dendê, mel de abelha, água, bebida alcoólica e acaçá vermelho cozido feito com farinha de milho amarelo e enrolado em folha de bananeira, lavada e queimada ao fogo em algumas ocasiões também utilizados, cebola, moedas nas oferendas colocado em um alguidar de barro oferecida a esse Nkisi.


Nkosi: Nas oferendas são entregues inhame cozido e depois assado no fogo com azeite de dendê, feijão preto cozido colocado em um alguidar enfeitado com cebola refogada no azeite de dendê.


Mutakalambô e Gongobila:
Axoxô feito com milho vermelho cozido decorado com fatias de coco, sem casca. Ele também aprecia frutas em abundância e feijão fradinho torrado, não acrescentar mel. Oferecido em um alguidar de barro, antes do preparo forrar o alguidar com folhas de alface deixa o prato mais agradavel.


Kaviungo e KongoLuande: Oferenda, deburu ou doburu seria a pipoca, estourar o milho com azeite doce, enfeitando com fatias do fumo de corda, no alguidar.


Hongolo e Angoroméia: Sua oferenda, bata doce amassada e modelada em forma de cobra e também farofa de farinha de milho com ovos, camarões e dendê. A farinha será colocada em uma tigela branca redonda (louça), a batata doce modelada no prato branco.


Katendê: Prefere acaçá, milho vermelho enfeitado com agrião e fumo de corda no alguidar.


Tempo: Pipoca oferecido em alguidar de barro com mel e azeite doce ou dendê. Recebe como oferenda todos os tipos de grãos e frutas em abundância.


Matamba: O acarajé feito do feijão fradinho colocado na aguá para descascar, após retirar toda a casca passar na peneira fina essa massa acrescenta cebola ralada e um pouco de sal, frito com dendê. Oferece um amalá, quiabo fatiado em rodelas cozidas no azeite de dendê com uma pitada de sal e pó de camarão, oferecida em uma gamela redonda forrada com massa de acaça.


Dandalunda: Conhecido como omolocum feijão fradinho cozido com cebola, camarões e azeite de oliva, bem amassado e decorado com ovos cozidos sem casca. Oferecido um uma tigela redonda branca (louça).


Mikaia: Prefere peixe de aguá salgada regados ao azeite e assado, arroz branco cozido e temperado com camarões, cebola e azeite doce, oferece o manjar com leite de coco e acaçá branco em pratos brancos.


Nzazi: Amalá ritual feito com quiabo cortado em pequenas fatias, cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê pode ser feito de várias maneiras. É oferecido em uma gamela oval forrada com massa de acaçá.


Lembá Dilê e Nkassuté Lembá: Somente aceita comidas brancas e tem preferência por milho branco cozido e sem tempero, oferecido em uma tigela oval branca (louça).


Wunji: Oferendas o mais tradicional o caruru, também pode lhe oferecer doces de diversas qualidades e frutas em abundância.

Importante:


Oferendas é apenas um resumo para ofertar nosso Nkisi e mostrar nossa gratidão lhe mostrando toda nossa fé pelas nossas conquistas realizadas. Sabemos que a oferenda é apenas um princípio dos rituais que lhe oferecemos, além dos sacrifícios de animais e aves de várias especies.


No candomblé Angola qualquer oferenda e sacrifícios necessita de rezas e fundamentos adequados para cada Nkisi, trazendo a invocação de sua energia e força contida em cada um.