No candomblé porquê despachar água na rua.

Porque jogamos água à rua?

Os mistérios da nossa religião do candomblé é norteada de costumes da nossa crença religiosa, ideologia e organização, considerada um ponto fundamental, um deles é aquilo que chamamos de despachar água a rua, que condiz em jogar água, antes de entrar ou sair do Nzo (terreiro).

Mas porque fazemos isso?

Primeiramente é importante recordarmos da importância da água em nossa cultura no candomblé, não pode fazer nada sem água ela que umidifica, purifica, resfria e fertiliza. Há muitos momentos em que despachamos a porta, uma dessas necessidades é quando recolhemos um Muzenza para feitura ou um Mona Nkisi para obrigações de ano no Nzo.


Pessoas que entram em nosso culto para participar dos rituais, passam por cima de sua cabeça uma quartinha com água na entrada do portão e despachando a água jogando na rua, ela está tirando toda sua impureza ou carga negativa que possa prejudicar os fundamentos que serão realizados com aquele que esta recolhido no terreiro.

As ocasiões mais comuns são quando retornarmos para a nossa casa, dias de segunda feira é viável despachar a porta com água e pedindo licença aos Donos da Rua,  da porteira e para o senhor dos caminhos. Pedir que aquele dia seja de tranqüilidade e de harmonia, pacificando os caminhos que vamos percorrer e que sobre tudo não nos deparamos com situações que nos exponha a riscos. 

Em muitas casas de candomblés a porteira está sempre aberta, isso não significa que não há dono, muito pelo contrário. Nesse aspecto pedimos licença aos donos da porteira mostrando nosso respeito, pedindo que aquela água resfrie a terra até o momento em que vamos nos purificar por meio desses donos do caminho, para compartilhar nosso convívio no Nzo terreiro. 

Despachar água na rua também pode se dizer considerando um simples ebó, pelo motivo da água ser tão purificada que antes de entrar no terreiro passando a quartinha com água sobre a cabeça e jogando a rua. Podemos considerar uma simples limpeza em nosso corpo, como esse uso de purificação.

Esse ato é muito usado em recolhimento de filhos na casa para inicio de feitura ou até mesmo para dar obrigações de ano ou recolhimento de pessoas que tenham cargo. Mas podemos dizer que ao despachar a água a rua seria sempre viável fazer esse ato em dias de toques ou festas Kizombas. 

Quais são os motivos de despachar água a rua

Pessoas que frequentam terreiros e adeptos que ficam na assistência podem trazer cargas negativas, não sabemos mas como nos envolvemos em um Mundo tão negativo devemos tomar cuidado. Nosso terreiro precisa sempre estar puro, tanto nossas divindades ou entidades precisam destes locais bons para suas irradiações e para um bom incorporamento.

Procurar manter uma quartinha com água na entrada do terreiro para que as pessoas entram, e estar puros de qualquer impureza que possa interferir, sempre é bom para evitar problemas, desentendimentos, conflitos com a más influências que possam entrar no terreiro.

Por isso jamais esqueçam de despachar água a rua, antes de caminhar sobre ela.

Vídeo com mais explicação sobre porquê despachar água na rua edição especial.