Banho de Maionga (purificação), candomblé Angola.


Banho de Maionga.


Maionga é o termo em kimbundu para denominar toda espécie desse banho sagrado, para limpeza e purificação dos rituais e de iniciações no candomblé Angola.
Nos cultos das Nações do candomblé Angola existe o banho mais sagrado que chamamos de Maionga, que se destinam à limpeza do corpo e do espírito. O banho serve para desmanchar tudo de ruim que existe, do negativo da sua espiritualidade, até mesmo trabalhos de magia feitiços que foram realizados a pessoa.


Este banho existe como complemento e preparação de folhas, ervas e outros, que são maceradas em água limpa, seu processo é complexo, começamos com a escolha do dia em que iremos até a mata para recolhermos as folhas, que deverão ser utilizadas na preparação deste banho. 


Antes do Sol esquentar devemos recolher as folhas antes do meio dia, as pessoas saem do Nzo vestidas de branco e sem conversar nada pertinente, entram na mata para recolherem as folhas (Nsabas) que servirão para o preparo do banho que podem variar de folhas, caso o Tata tenha um filho de Katendê será de bom agrado para ajudar recolher as folhas. Se no Nzo não tiver filho de Katendê, nesse caso somente pessoas autorizadas podem recolher as folhas sagradas.


As folhas são de uso restrito deve ser usado não somente para banhos mais também para nossos trabalhos ritualísticos, para todos os momentos assim designado ao Tata.

Após recolherem as folhas elas vão necessitar de um descanso por um período no mínimo de uma hora, somente depois começará o preparo do banho. Todo esse processo é restrito, às pessoas devidamente preparadas podem preparar o banho de Maionga. Após todo preparo deve ser colocado em um pote de barro denominado porão, com água.

O preparo desse banho requer sabedoria, as folhas são colocadas em uma bacia de agatá branca, esfregando com as mãos com água. É necessário uma vela branca para que toda a energia das Nsabas tenham forças para limpar tudo de ruim que esteja na pessoa que esta preparando. 


O banho de Maionga tem muitas utilidades dentro do Nzo, é de grande importância que nenhuma casa de candomblé Angola possa ficar sem este banho de purificação, sua força é de grande pureza, ele tem a força para repelir qualquer essência que se aproxima de forma direta com os Jinkisi e Minkisi de qualquer pessoa.




Como tomar o banho de Maionga.

O banho de Maionga somente irá purificar a pessoa quando tomar da cabeça aos pés de joelhos com uma reza do Kibuqui esfregando as mãos, aos pedidos do Nkisi de cada um. Após o banho bater um paó são palmas seguidas de três e sete, três vezes.


Se for mais novo tomar o banho através de uma pessoa de cargo, após a reza do Kibuqui o Nkisi equivocado responde na hora desse ato, após o paó cuendar (desincorporar) o Nksi e no final dizer Awetu, pedir Makóiu para a pessoas de cargo. 


A maior energia negativa esta na cabeça e não somente no corpo, deve acender uma vela branca comum para o Nkisi antes de tomar o banho para proteger e potencializar o valor místico do ritual que estamos praticando. 


Maionga não se toma quente, o banho tem que ser natural somente assim podemos sentir a energia ocular de uma purificação de qualquer Nkisi quando for chamado.