Mikaia a mãe de todos e dos grandes Oceanos.

 
Mikaia

Nkisi feminino das águas salgadas do Oceano do mar, cultuado no candomblé Angola Bantu. Mikaia senhora das águas, deusa do mar nível mitológico das sereias das grandes mães mitológicas. Juntamente com Ndandalunda se tornam a mãe da aguá, andam neste caminho Nkukueto e até Kissanga (que também é uma sereia), criou os Jinkisi e Minkisi com Nzambi Mpungu.

Nas histórias dizem que Mikaia foi liderada junto com Lembá Dilê e tiveram dez filhos, por amamentar a todos ficou com os seios enormes, impaciente e cansada ela saiu rumo ao oeste e conheceu as grandes terras no Mundo. Envergonhada de seus seios Mikaia pediu a Nzambi que nunca a ridicularizasse, ele concordou porém um dia começou a gracejar sobre seus enormes seios, entristecida Mikaia fugiu.

Desde o nascimento da Terra ela carregava uma garrafa com uma poção que sua mãe lhe deu para casos de perigo. Durante a fuga Mikaia caiu quebrando a garrafa de poção e fez se transformar em um grande rio cujo leito que seguia para o mar. Antes do ocorrido Nzambi que não queria perder Mikaia, transformou grandes montanhas para barrar o curso das águas, Mikaia pediu ajuda ao filho Nzazi e com um raio partiu a montanha ao meio permitindo assim que o rio seguisse para o Oceano.

A majestade dos mares senhora dos Oceanos sereia sagrada, Mikaia é a rainha das águas salgadas considerada como mãe de todos Jinkisi e Minkisi e protetora da família. Chamada também como a deusa das pérolas Mikaia é aquela que apara o Mutuê (cabeça) dos bebês no momento do nascimento.

Essa força da natureza também tem um papel muito importante em nossas vidas, ela que vai reger nossos lares e nossas casas. É Mikaia que vai dar o sentido da família a um grupo de pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto, ela é a geradora e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos transformando num grupo coerente.

Mikaia que proporcionará boa pesca nos mares regendo os seres aquáticos e provendo o alimento vindo de seu reino. Mikaia é a onda do mar o maremoto a praia em ressaca a marola, Mikaia quem controla as marés ela quem protege a vida no mar.

Dia da Semana: Sábado.
Data: 2 de fevereiro.
Metal: prata e prateados.
Cor: transparente.
Partes do corpo: Mutuê (cabeça) inconsciente e equilibro mental cérebro (comanda o corpo).
Comidas oferendas: Milho branco, arroz, manjar branco com leite de coco e açúcar, acaçá branco, peixe de água salgada e bolo de arroz.

Os quatro elementos a ligação com o Nkisi no candomblé.

O PODER DO IXÍ (TERRA).

A Terra corresponde à figura da grande mãe e ao mesmo tempo como fonte de vida e de ameaças, dela provém os seres vivos para ela que estes retornam. É também chamada de princípio passivo ou feminino. Segundo os mitos sobre o surgimento do Mundo foi o Céu que fecundou a Terra não poderíamos existir da forma que somos sem a Terra. O nosso planeta é simplesmente uma manifestação deste elemento.

A verdadeira energia da Terra existe também dentro de nós em todo o Universo. No candomblé Angola a Terra e os elementos são essencialmente associados aos Jinkisi e Minkisi: Nkosi, Kaviungo, Nzumbarandá, Mutakalambô e Katendê que enfatizam questões sobre ecologia e saúde.

Nkosi - Trás o lado da terra e tem uma personalidade impaciente obstinada e agressiva. É considerado o deus da guerra e da tecnologia, sabendo trabalhar com o metal para a fabricação de máquinas e armas.

Kaviungo - Representa os aspectos negativos da vida e tem uma personalidade tímida e vingativa. É considerado o deus das epidemias e das doenças da pele, conhecendo os mistérios da morte do renascimento e da cura. É considerado o dono das terras pelas coleitas e do plantio.

Nzumbarandá - Representa o poder autoritário e rigoroso de um Nkisi considerado a mais velha de todos. Tem uma personalidade vingativa e mascarada considerada a deusa da lama e dos pântanos. Está constantemente associada há fertilidade às doenças e à morte.

Mutakalambô - O criador das florestas antigas, só admite a caça se for para alimento. Tem uma personalidade intuitiva e emotiva é considerado o deus da caça o protetor dos animais, o patrono do Candomblé Angola.

Katendê - Tem o conhecimento dos segredos das florestas e plantas para fins curativos. Tem uma personalidade instável e emotiva, considerado o deus das folhas, ervas medicinais conhecendo seus poderes para a vida e saúde.

O PODER DA ÁGUA.

No candomblé Angola á água é essencialmente associada aos Jinkisi e Minkisi: Dandalunda, Hongolo e Mikaia que estão diretamente ligados à saúde física ou mental, à fertilidade e abundância.

Dandalunda - Representa o feminino passivo o amor a fecundação e a gravidez. Tem uma personalidade maternal vaidosa e tranquila, considerada a deusa das águas doces do ouro e do jogo de búzios.

Hongolo - Representa o pacto entre os deuses e os homens é um Nkisi masculino. Tem uma personalidade sensível e tranquila é considerado a serpente mais venenosa.

Mikaia - A grande mãe que devido ao seu amor e compreensão não vê os defeitos de seus filhos. Tem uma personalidade maternal complacente e protetora, considerada a deusa dos mares e oceanos por ser a mãe de todos os Jinkisi e Minkisi (deuses e deusas), simboliza a maternidade acolhe todas a crianças rejeitadas.

O PODER DO FOGO.

No candomblé Angola o fogo é especialmente associado aos Nkisi: Pambu Njila, Matamba e Nzazi, que estão relacionados com qualquer processo de transformação.

Pambu Njila - É o emissário responsável pela comunicação deste Mundo com os deuses e deusas. Tem uma personalidade atrevida, agressiva e temperamental considerado o guardião da porta da rua e das encruzilhadas, sendo que só através dele é possível invocar os outros Nkisi.

Matamba - Uma guerreira ativa ela tem uma personalidade impulsiva, imprevisível e perspicaz considerada a deusa dos ventos e das tempestades, sendo a senhora dos relâmpagos considerada dona da alma e dos mortos.

Nzazi - Resolve as questões de justiça e não dá descanso aos que mentem e aqueles que cometem crimes ou injustiças. Tem uma personalidade atrevida e prepotente, considerado o deus do fogo e do trovão, violento e justiceiro ele castiga todos os mentirosos e protege os advogados e juízes.

O PODER DO AR.
 
Lembá Dilê - No candomblé Angola o ar é essencialmente associado á Nkisi Lembá Dilê, embora outros Jinkisi e Minkisi pertençam a este elemento, geralmente envolvido com questões de ética e de bom caráter. Lembá é o Nkisi que trás o princípio simbólico de todas as coisas sendo inabalável na sua autoridade e extremamente generoso na sua sabedoria. Tem uma personalidade equilibrada, tolerante, obstinada e independente considerado o deus da criação, criou a humanidade e gerou muitos Jinkisi e Minkisi.

Nkisi Kaviungo e Nkisi KongoLuande suas histórias e lendas.


Kaviungo

O Nkisi reverenciado pela cultura da nação do candomblé Angola, sua ligação tem a expressão de origem Bantu Kongo. Muitos o chamam de Kavungo, Kingongo, Nsumbu, Kafungê, Insumbo e Katu. Esses são apenas nomes (não são outros Nkisi), e que nos direcionamos a esta divindade, um único Nkisi que temos a sua ligação é de "KAVIUNGO". Kaviungo foi considerado o Senhor e Rei das terras, é uma divindade da terra o próprio dono, tanto do solo quanto do subsolo.

É considerado junto à sua mãe Nzumbarandá o Nkisi da morte é aquele que faz a transição do espírito que desencarnou é o responsável pela morte dos enfermos. Em época de várias mortes com varíola foi responsabilizado pela morte de milhões de pessoas, sendo conhecido como o Nkisi da varíola.

Kaviungo o responsável pela passagem dos espíritos do plano material para o espiritual, seus filhos são sérios, quietos, calados alegres de vez em quando, ingênuos demais porém espertos e observadores e um tanto teimoso. Seus filhos agem como pessoas idosas são lentos e tem hábitos de pessoas muito velhas, tem muitos problemas de saúde.

Mas assim como Kaviungo pode trazer a doença ele também leva os devotos que lhe atribuem curas milagrosas realizando suas oferendas de pipocas (deburu) em sua homenagem, ou jogando sobre o doente como descarrego. Em alguns Nzo (terreiros) a pipoca são estouradas em uma panelas com areia da praia aquecida lembrando a relação desse Nkisi com Mikaia.

Contam a história que Kaviungo muito doente foi abandonado em um rio perto da praia por sua mãe Nzumbarandá por ele ter nascido com grandes deformidades na pele. Mikaia o criou como filho adotivo o curou das doenças, seu amor materno por ele foi tão grande que ela o criou como seu próprio filho.

Por isso são realizadas oferendas a Kaviungo nas areias das praias do litoral brasileiro, vestido com palha da costa e com contas nas cores preta e branca, Kaviungo aprecia muito o toque Kongo (toques de muzenza) enquanto segura em suas mãos o xaxará um instrumento ritual também feito de palha da costa e recoberto de búzios. Em alguns momentos de sua dança Kaviungo espanta os Nvumbi (espíritos dos mortos) e afasta as doenças com seus movimentos.

Kaviungo também possui uma relação com Matamba e direciona os Nvumbi para o seu reino junto a Nzumbarandá e Hongolo, eles formam a família Daomé, costuma ser reverenciado toda segunda feira. Kaviungo e Kongoluande são os reis da terra, a sua vestimenta é feita de ìko uma fibra de ráfia extraída da palha da costa elemento de grande significado ritualístico usado principalmente em rituais ligados à morte e o sobrenatural, a sua presença pode indicar que algo deverá ficar oculto.

Kaviungo e KongoLuande são representados com roupas e adereços característicos, como um manto que cobre todo o corpo, feito de palha da costa. Ele também carrega o xaxará um tubo de palha.

Compostos de duas partes o filá e o azé a primeira parte de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha da costa colocado em toda sua volta que passam da cintura o azé. Sua roupa de palha da costa que vai até os pés em alguns casos outros acima dos joelhos, por baixo vai uma calça também chamado de calçolão, que oculta o mistério da morte e do renascimento.

Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir suas roupas nos revela sua importância e ligação com a morte. Sua festa comemorativa são realizadas anualmente, chamamos de Kukuana que se inicia em todo mês de Agosto.

Filho de Nzumbarandá no Brasil a sua origem forma nome e culto na África é bastante variado de acordo com a região, essa variação de nomes em conformidade com a região em alguns lugares se misturam em outros como deuses distintos e confundidos até com Nzumbarandá, o seu parentesco familiar são com Hongolo e Tempo.


KongoLuande

Seu irmão mais novo tem histórias relacionados com o candomblé Angola, a palavra KongoLuande quer dizer: "filho do senhor", já Kaviungo significa "dono da terra". Divindades cultuados na nação Angola sendo que Kaviungo se refere a forma velha, KongoLuande se refere a forma de um Nkisi jovem.

O calor também é uma propriedade de KongoLuande como a febre, o corpo esquentando para expulsar uma doença, é KongoLuande agindo no corpo do ser humano, assim como o calor que vem das profundezas da terra. Por isso todo tipo de sacrifício ou oferenda para KongoLuande deve ser feito durante o dia, nunca a noite quando a temperatura está ainda mais alta.

Seus poderes e as magias de seu culto são usados contra todo tipo de enfermidades, mas particularmente contra as doenças de pele, inflamações, e doenças transmitidas através do ar que possam causar epidemias. Também são usadas para curar pessoas com problemas de convulsão, epilepsia e catalepsia

Kongoluande é o símbolo do senhor das terras, médico e senhor das epidemias e deus da bexiga. Corresponde a pele e assim castiga com as doenças de pele como: dermatose, varíola, lepra e outras. Como estas doenças começam com vômitos tem sob guarda as plantas estomacais e depurativas. 
As doenças são consideradas vulcões, assim como a panela de barro emborcada nos assentamentos simboliza a marca deixada pela doença.

Senhor de tudo que há sobre a terra, é considerado o Nkisi das doenças somente KongoLuande possui o segredo de como curar todos os males. Ele possui o poder de curar e aliviar sofrimentos, mas também pode trazer doenças e epidemias quando desrespeitado.

Características dos Nkisi: Kaviungo e KongoLuande.

Kaviungo - Dono das terras e do plantio trás grandes farturas de alimentos sobre a Terra e para uma boa coleita, suas cores preto e branco usa palha é o mais velho.

KongoLuande - É jovem trás a saúde mas também as doenças veste preto, vermelho e branco e usa palha.

As kijilas: São tangerina, abacaxi e caranguejo.
Suas saudações: Kaviungo mateba kukala kuíza (O pai da ráfia está chegando eu te saúdo)! Kiuá Nsumbo! Pembelê Tatetu Kikongo! (Salve eu te saúdo!).
Dia da semana: Segunda feira.
Suas cores: KongoLuande preto, vermelho e branco / Kaviungo cores branco e preto.