Nkisi Nkosi Mavambo e sua existência.

Nkisi Nkosi Mavambo.

Nkosi Mavambo tem o poder da energia da própria Lua, ligado a força das estradas, ferros. Tem uma ligação a noite e o dia, Nkosi Mavambo é considerado um Nkisi vingativo, não gosta de nada errado, prefere manter longe de problemas, se ele entrar em um pequeno desentendimento pode se irritar, não deixa ninguém de pé. Mas tem seu outro lado que tráz a prosperidade caminho e paz com seu povo.
Nkosi Mavambo cultuado por angoleiros dentro dos cultos do Candomblé Angola, nos tempos antigos, cultuado inicialmente nas aldeias da África, hoje chamamos de Nzo grandes Terreiros para cultos africanos, povo de Luanda e Kongo no Angola, a sua energia esta ligada com Nkosi e Pambu Njila.


A lenda de Nkosi Mavambo sua existência.


A muito tempo Nkosi teve suas glórias no Mundo que vivemos, mas Pambu Njila queria ter seus próprios reinados, mas a sede de Nkosi era sempre maior.
Nkosi não dividia suas terras com ninguém, Pambu Njila se irritou e começaram uma guerra com os filhos de Nkosi. Deixando os filhos povo de Nkosi pobres sem condições de alimentos, tinham pouco tempo de vida, a pobreza atacou as terras de Nkosi.


Vendo essas cituações ocorrer com seu povo, Nkosi teve que tomar suas providências, se encontrar com seu irmão Pambu Njila. Mas o encontro poderia ser pior, existir o inicio de uma grande guerra. Nzambi Mpungu ficou sabendo que na Terra estava tendo mortes com os filhos de Nkosi, causado por Pambu Njila, na hora Nzambi Mpungu pediu para que Nkosi deixar que seu Pai Nzambi resolvesse todo esse desentendimento. Mas Nkosi como também não perde suas batalhas foi atráz de Pambu Njila, fez uma grande caminhada atráz do próprio irmão, que por muitas vezes teve inveja do seu poder e conquistas. Pambu Njila percebeu que Nkosi estava próximo e desafiou seu irmão Nkosi para uma batalha.


Nzambi com toda sua força separou os dois, Nzambi começou a ficar triste e pediu que seus filhos Nkosi e Pambu Njila fizessem um laço de união entre eles.
Nkosi não perdoou o que Pambu Njila fez na suas terras matando seus filhos de fome, tirando toda prosperidade de sua familia, do seu povo. Mas Pambu Njila teve piedade pois seu pai Nzambi estava vendo toda aquela cituação e propôs a seu irmão que fizessem um elo, para manter a paz.


Nkosi vendo toda essa cituação pediu a Nzambi que resolvesse, Nzambi disse que apartir daquele dia iria fazer uma nova criação um filho mais novo, que Nkosi e Pambu Njila poderiam estar ligados juntos desejando o bem. Nzambi então criou seu novo filho Nkosi Mavambo, com a esperteza, sendo o pai dos caminhos e da prosperidade vindo de Pambu Njila. Nkosi Mavambo teria a força bruta, um Nkisi de vitórias, bravo mas com coração de menino.


Nkosi e seu irmão Pambu Njila viram a criação de seu Pai Nzambi, olharam para o céu e presenciaram a sua energia ligada entre ambos nascer, mas com a influência dos dois. Emocionados sabiam que daquele momento não poderiam brigar, porque se Nkosi guerrear com Pambu Njila estaria se ferindo, ele mesmo. Pambu Njila sempre obedeceu seu Pai Nzambi, abaixou a cabeça e pediu a Nzambi que cuidaria de Nkosi Mavambo. Nzambi purificou o coração de Pambu Njila dizendo, Nkosi Mavambo viverá com suas energias mas também com as de Nkosi.


Nzambi Mpungu foi abençoar Nkosi, mas Nkosi marrudo e não abaixa sua cabeça para ninguém, deu as costas e foi para suas terras dizer ao seu povo da nova existência do novo filho que veio liderar e acalmar seu próprio coração.
Nkosi Mavambo uma das mais lindas criações de Nzambi Mpungu, aquele que está em guerras, mas ao mesmo tempo trazendo paz para o povo de Nkosi, liderando a noite e o dia.


Os cuidados deste Nkisi requer experiência e sabedoria, não é facil lidar com suas coisas. Fazendo somente o correto, caso faça algo errado pode trazer serios problemas e consequências, para aqueles que o carrega. Raros são os filhos de Nkosi Mavambo, mas os filhos podem ter bons exitos quando bem cuidados, mas os filhos perdem progressos se faltar algo para este Nkisi.

Dias da semana: Terça - Feira.
Cores fio de conta: Cores Azul opaco e o vermelho opaco.
Símbolos: Ferro e cabaça
Elementos: Terra, fogo, ferro.
Oferendas Alimentos: Feijão preto, inhame, azeite de dendê com cebola. O padê com azeite de dendê.

Incorporação do médium iniciante, como lidar no Candomblé e Umbanda.

Venho através destá publicação mostrar um pouco sobre a incorporação e a iniciação correta, para obter um lado seguro com o médium e sua divindade e entidade.

A incorporação do médium iniciado nos Terreiros de Candomblés e nas Umbandas no Brasil e hoje no Mundo.

 
Incorporar uma Divindade (Nkisi, Orixá, Voduns) ou Entidade, requer experiência tempo e dedicação, muitos tem a facilidade de incorporar outros dificuldades, mas quem nasce com o dom de incorparação terá o tempo certo para trabalhar com uma ligação e a força ativa das divindades ocular que rege não só o Globo Terrestre mas com o envolvimento da natureza e os quatro elementos que são o ar, terra, fogo e aguá. 

A incorporação está ligada a energia vital entre a matéria (corpo) e as divindades, quando nascemos cada um traz  uma história. E somente com o tempo descobriremos a necessidade de fortalecer a nossa vida espiritual e a qual nação seguir. Não podemos mudar nossa história quando ela está ligada com o convívio entre as divindades dando seguimento ao Candomblé ou Umbanda.

Incorporação antes de tudo necessita que o médium iniciado, tenha cuidados para manter o crescimento espiritual, um preparo para começar a sua vibração, ou seja o contato entre a divindade e a matéria (corpo), os procedimentos são longos, mas como a divindade é pura precisamos manter o máximo possível com o corpo limpo. Ter um corpo puro requer regras, não beber nem um tipo de bebida alcólica, não ter relação sexual, caso tenha uma comemoração ou cerimônia no terreiro manter este preceito um dia antes. Tomar sempre banho de purificação com folhas naturais não secas, isso serve para ter o melhor desenvovilmento com a incorporação.


O médium iniciado tem umas etapas para o desenvolvimento de incorporação tudo se começa aos poucos, requer prática, não se pode incorporar totalmente uma divindade, no inicio do desenvolvimento de aprendizardo. Isso vai conforme o tempo para que o próprio Nkisi, Orixá, Voduns ou entidade vai adquirindo forças junto ao iniciado, jamais uma entidade ou divindade viria com sua força total, isso poderia trazer problemas para o iniciado. Por mais que mantenhamos o corpo puro não teriamos a incoporação completa, devido termos sempre a impureza que envolve nossa vida. A própria entindade ou divindade sabe o quanto precisa para ter uma incorporação exata.


Como incorporar uma Divindade (Nkisi, Orixá, Voduns) ou Entidade.


Isso envolve a prática alguns tem mais facilidade para a incorporação, outros demoram uma incorporação somente com o tempo, outros não incorporam mas tem sua história com sua divindade, são relacionados como pessoas de cargo dentro dos cultos do Candomblé e na Umbanda.
A incorporação não é se bater em paredes, girar por horas, ficar rodando, se batendo, chacoalhando, as divindades ou entidades por serem elementos ocular que envolver a energia, eles são o próprio vento, um simples toque de enradiação que faz a encorporação, apenas em um toque está completa a incorporação. Para desincorporar também apenas um toque, o médium iniciante acorda do sono da sua incorporação.


Não se encorpora totalmente uma divindade ou entidade, eles são seres fortes por isso apenas enradiamos uma incorporação, mas eles fazem tudo que precisa fazer, dançar, abraçar, sentar, etc. Apenas são três coisas que não tomam totalmente nosso corpo, a visão, olfato, e aldição, o restante são dominado pelas divindades ou entidades, o nosso corpo todo pela incorporação.


Muitos também fingem está incorporado, a divindade e a entidade não se manisfesta uma incorporação, aqueles que mantém o corpo sujo, fazendo coisas erradas, enganando pessoas, utilizando artefatos impróprio no terreiro, sem nenhum respeito com frequentadores do terreiro. Isso faz que na verdade afasta as divindades e entidades deixando para traz a pureza e o dom se perder. Se peder o dom da incorporação não há como resgatar, essa pessoa perde toda influência.


Divindades (Nkisi, Orixá, Voduns) e Entidades devem ser respeitados e mantida com respeito e pureza, somente assim colhemos mais forçar, mantendo uma energia forte e segura.