Matamba Nkisi guerreira com ela todos se encantam.

Nkisi Matamba

Senhora e guerreira dona dos espíritos carregadora de ebós, senhora dos ventos raios e das tempestades, esses e alguns outros são nomes e apetrecho dessa Nkisi guerreira. Rainha dos raios dos ciclones furacões, tufões e vendavais, uma Nkisi do fogo guerreira e poderosa ela é a mãe dos Nvumbis (eguns espíritos dos mortos), guia dos espíritos desencarnados deusa dos cemitérios.

Matamba que servirá de guia ao lado de Kaviungo para aquele espírito que se desprendeu ou desatar do corpo, ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma. Matamba se relaciona com todos os elementos da natureza, água sob a forma de chuva e de tempestade o ar sob a forma do vento da tempestade que arranca árvores que derruba casas.

No seu aspecto benéfico foi o vento de Matamba que espalhou as plantas medicinais, anteriormente guardadas pelo Nkisi Katendê em uma cabaça. Ligada a floresta ela se transforma em um búfalo, cervo ou elefante. Propicia a caça abundante mas sua essência é o movimento do fogo, é a Nkisi do relâmpago.

Essa relação com o movimento do fogo faz de Matamba uma divindade do amor, ela é rainha por ser a predileta e mais querida de Nzazi e por ser mãe e rainha dos Nvumbis. É o único Nkisi que não tem medo dos mortos, seu número é o nove produto de 3 x 3 o par inicial mais indicado e da continuação do puro movimento.

Ela usa uma espada de cobre e um eruexim com o qual mantém os Nvumbis afastados, Matamba filha de Mikaia com Lembá conhecedora de todos os meandros da magia encantada, Matamba nunca se deixou abater por guerras, problemas ou disputas, nobre guerreira jamais tripudiou sobre inimigos e rivais vencidos.

Nkisi Matamba suas lendas.

Dizem que Matamba foi a primeira e a mais fiel das mulheres de Nzazi que era seu primo e ajudou a conquistar os reinos que foram anexados ao império, Matamba é a menina dos olhos de Lembá sua protetora e a única divindade que entra no Mundo de Nvumbis, com seu poder Matamba foi a primeira divindade feminina a surgir nos cultos do candomblé Angola desde o inicio.

Matamba antes foi mulher de Nkosi se encarregando de acionar o fole que atiçava o fogo da forja seduzida por Nzazi, Matamba fugiu com ele, embora tenha sido esposa de Nzazi, Matamba percorreu vários reinos. Foi paixão de Nkosi, Nkassuté, Pambu Njila, conviveu e seduziu Mutakalambô e Gongobila, e tentou em vão se relacionar com Kaviungo.

Nas terras de Nkosi foi a grande paixão do guerreiro aprendeu com ele e ganhou o direito do manuseio da espada. Com Nkassuté aprendeu e recebeu o direito de usar o escudo, deparou com Pambu Njila nas estradas com ele se relacionou e aprendeu os mistérios do fogo e da magia. No reino de Mutakalambô seduziu o deus da caça, aprendeu a caçar e tirar a pele do búfalo e de se transformar naquele animal com a ajuda da magia que aprendeu com Pambu Njila.

Seduziu o jovem Gongobila e com ele aprendeu a pescar, Matamba partiu então para o reino de Kaviungo ela queria descobrir seus mistérios e até mesmo conhecer o seu rosto, mas nada conseguiu pela sua sedução, porém Kaviungo resolveu lhe ensinar a tratar dos mortos. De início Matamba relutou mas seu desejo de aprender foi mais forte aprendeu a conviver com os Nvumbis e controlá-los.

Saudação: “KIUÁ NENGUA SIAVANJU, KIUÁ MATAMBA", (SALVE A GRANDE SENHORA DOS VENTOS DA MORTE, SALVE MATAMBA).
Dia da semana: Quarta feira.
Sua cor: Cultuado no candomblé Angola, roupas na cor vermelha, Matamba será sempre o próprio fogo.
Missanga cor: Fio de conta vermelho ou vermelho espelhado
Oferendas: O Acarajé, comida ritual oferecido a essa Nkisi, na África é chamado de akará que significa bola de fogo.

Vídeo com mais explicação sobre Matamba Nkisi guerreira edição especial.


Contato para conselhos, explicações, assunto espirituais jogo de Búzios - (11) 951532874 SP - WhatsApp

45 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, eu descobri a alguns anos através do ifá que sou filho de mutakalambo com matamba de junto, depois de algumas voltas da vida, estou procurando saber mais, poderia me dizer o que significa?

      Excluir
    2. Oxóssi e yansã

      Excluir
  2. parabens meu filho mais um pouco e mais alguns dias vc vai aprender a separar o joio do trigo e nao vai dizer por que olvio dizer e sim por que aprendeu comendo a folha amarga da nasao angola tata quimbanda roxetalamin

    ResponderExcluir
  3. Eu sou de angola Axé Tumba jussara sou de iansã minha qualidade e bamburusema gostaria de saber mais sobre ela as cores sua comidas suas folha algum fundamento relacionado com ela uma boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá seja bem vinda estamos aqui para ajudar a tirar duvidas. Bamburucema Bantu origem Kicongo significado mais conhecida como Iansã. Essa palavra não é uma qualidade e sim nome da mais bela senhora dos ventos, raios e tempestades, verifique sua qualidade com seu Zelador ou Zeladora sei que vão lhe ajudar. Sua cor relacionado ao povo da Nacão Angola vermelho, que se referência a Deusa do Fogo. Amalá, quiabo cortado, cebola ralada, pó de camarão, sal e azeite de dendê, pode ser feito de varias maneiras, oferecido em uma gamela forrado com massa de acaçá. A mais tipicá é o Acarajé que não pode faltar, uns do seus pratos principais comida tipica voltada a essa Nkisi. Abraço e boa tarde.

      Excluir
  4. Sou fomo de OyA SOU DE ASÉ OLOROKE,ME EXPLICA EM SUA NAÇÃO SE CULTUA VARIAS COMO CATIMBÓ,PALO MAIOR,KIMBANDA E OS INKISIS TEM POR OBRIGAÇAO DE COLOCAR MASCARAS PARA SAIR É UMA CURIOSIDA POIS CONHEÇO UMA PESSOA REÇEM FEITA EN FON,DEPOIS DIZ QUE BOLOU EM ANGOLA E SE CULTUA TD ISSO QUE LHE PERGUNTEI,POIS CONHEÇO MUITAS PESSOAS DE ANGOLA MAS AGORA ACHEI UM POUCO DIFERENTE,ASÉ

    ResponderExcluir
  5. Como vai fomo de Oya:
    Bom...(Em resumo). A Nação Angola surgiu no Brasil no século XVI, com a chegada dos primeiros navios, trazendo escravos de varias regiões da África. Os angolanos já no território brasileiro, começaram seus cultos no Brasil que logo se espalhou e muitos aqui se iniciaram. Ao longo do tempo a Nação Angola cresceu muito e se dividiram-se em grandes Raízes como: Tombeíci, Tumba Junçara, Bate-Folha, Goméia e Cabinda. Passando por mais um longo tempo, foi provavelmente o Candomblé de Angola que deram a origem a Umbanda, Kimbanda, e outras, mas com diferenciado muito grande entre ambas.
    Sobre a pergunta sobre mascara: Realmente isso não tem fundamento em nosso asé, mais hoje em dia existe donos de Terreiros que enfatizam
    usando artefatos erroneamente, que diz ser o que não é. Para um iniciante entrar em uma casa de Santo tem que tomar muito cuidado, pois é uma vida que se deve cuidar e não a destruir. Asé para todos Pai Mutalengunzo.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber porque quando tinha 13 anos que fiz o santo me chamavam de tamuré ou tamamure não me lembro muito bem mas agora que queria renovar as obrigações queria confirmar se e da oxum opara, pois pelo que me lembro significava a dona dos lagos e rios e da fertilidades me confirme por favor,pois tem muito tempo isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai... A palavra que você pronunciou Tamuré, significa em resumo: No ano de 1960, foi feita a primeira dança FOLCLÓRICA chamada de Tamuré ou Tamouré é uma dança do Tahiti celebrada nas Ilhas Cook. Normalmente, danças com um grupo de meninos e meninas, todos vestidos de grama e saia Tahitiana, no entanto não é feita de grama, mas das fibras da casca do Purau. OU SEJA A PALAVRA TAMURÉ NÃO TEM SIGNIFICADO COM NOSSOS RITUAIS, OU ATÉ MESMO COM OXUM OPARÁ. Espero ter ajudado com suas dúvidas.

      Excluir
  7. Bom dia querido Pai Mutalengunzo!
    Minha zeladora diz que a qualidade da minha Yansã é Cabocla,não consigo encontratr nada sobre ela e as pessoas que comento dizem não a conhece-lá . Quando pergunto a ela em comparação com o ketu qual qualidade seria ela não me responde. Ja sou iniciada e nossa nação tbm é Angola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane como vai.
      Relatando sobre sua pergunta de sua qualidade de Yansã ser cabocla. Veja bem em respeito a fundamentos de nações pelo nome que se relata está qualidade não esta em nossos fundamentos da Angola Nkisis: caboclo, esta entidade louvamos pois faz parte de nossos asés, mais não é Santo de cabeça para termos como Nkisi ou seja não tem fundamento com Matamba.
      Verifique com sua Zeladora o certo para lhe tirar suas duvidas corretos, é de grande responsabilidade tomar cuidado pois Cabloco é uma entidade e Nkisis são Santo de cabeça.

      Excluir
  8. Boa tarde Mutalenguzo.
    Por favor gostaria de tirar uma dúvida.Uns tempos atrás um vizinho feito no Candomblé Angola me disse que homem não podia ter Orixá feminino(ou Inkice) de frente nem incorporar Pombagira pois isso poderia prejudicar a sua masculinidade isso é verdade?Poderia me dizer o endereço do seu terreiro?Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite seja bem vindo...
      Realmente muitos amigos de Asé tem duvidas sobre a espiritualidade, mais pelo lado bom tirar duvidas e fazer o correto é mais importante.
      Resposta: Tanto Santo Mulher ou Santo Homem se pode ter como nosso Pai ou Mãe de cabeça independente sendo filho ou filha. Nascemos para louvar os Nkisis e compartilhar em nossas vidas, uma grandeza vinda de Nzambi Npungu. O filho homem ele não escolhe seu Nkisi ele nasce com ele, e a sua energia. Sim homens pode ter seu Nkisi feminino e pode ter sua Pombo Gira, e isso não muda sua masculinidade.
      Duvidas entre em contato com meu e-mail: paimutalengunzo@hotmail.com

      Excluir
    2. Boa noite sua benca gostaria de tirar uma dúvida minha filha carnal de ikice Matamba ela é feita no ketu qual e qualidade

      Excluir
  9. Parabéns pelo postagem sou de Iansã e ainda não sou iniciado, minha mãe de santo do angola tombenci tem serias duvidas acerca da qualidade de minha Iansã alguns dizem que é do bale mas pelo que sei no angola não cultua bale gostaria que o senhor pai mutalenguzo me esclarecesse um pouco sobre este assunto.. Atenciosamente AJC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho.
      Em nossa Nação Angola existe algumas qualidades referente aos nossos Nkisis, o mais certo é não poder misturar com outras Nações as qualidades. O Zelador e a Zeladora são preparados para separar uns entre os outros. A qualidade Yansã Bale é uma qualidade da Nação Ketu, Realmente não cultuamos em nosso Angola, também a palavra Yansã é uma linguagem Yoruba Ketu. Devemos tomar cuidado nas pronuncias e realmente usar a nossa língua Bantu Angola.

      Excluir
  10. eu sou de oya e sou de angola so que minha qualidade é bale queria saber se quando eu me raspa minha qualidade de iansa prevale-se ou mudara? atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem.
      Muitos tem duvidas sobre qualidade, mais veja bem o importante para quem está se iniciando deveria se preocupar com sua nova vida no Santo que esta para surgir. A vida com Nkisi é muito comprido e necessita de amor e força de vontade. Sendo iniciado com a raspagem você nascerá no Santo e o que se planta ninguém tira, somente se raspa uma vez e o que for plantado no seu Mutuê a li ficará. Veja bem verifique com seu Zelador ou Zeladora pois a qualidade Yansã Bale é da Nação Ketu não cultuamos. A pronuncia assim ser correto seria Matamba ou Bamburucema

      Excluir
  11. gostaria de saber qual as qualidades de bamburucema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariane Frazao
      Veja...Na Nação Angola não damos qualidades aos Nkisis mais sim nomes, histórias e caracteristícas relacionados aos mesmo, como Nkisi Bamburucema ou também podemos chamar de Nkisi Matamba, que tem o mesmo significado. Na Nação Ketu os Orixás tem qualidades, são nomes relacionados a cidades ou tribos por isso chamam de qualidades.

      Excluir
  12. Boa tarde Pai Mutalengunzo
    Sou filha de Iansã Sinsirá ligada a Iemanja.
    Não sei muito sobre esta qualidade então o que puder me dizer eu agradeço.
    Asè

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ólá Marcia Chamlet...Oyá Senó ou Sinsirá: Oyá raríssima ligada aos fundamentos de Yemanja e Ayrá. Um Orixá divino, mas raro para quem convive com essa mãe. Para os filhos de Oyá Sinsirá, viver uma grande aventura. Enfrentar os riscos e desafios da vida são os prazeres dos filhos de Oyá, tudo podemos dizer que é só festa. Escolhem seus caminhos mais por paixão do que por reflexão. Em vez de ficar em casa, vão à luta e conquistam o que desejam. Na maioria dos casos dos Orixás, essas qualidades se referem à características específicas ou até mesmo de seu temperamento e, esses nomes, referem-se à cidades ou lugares onde de determinado orixá foi difundido.

      Excluir
  13. Bom dia gostaria de saber se alguma Matamba carrega o branco nos seus fios ?! Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia...
      Nkisi Matamba sua cor do seu fio de conta somente o VERMELHO, a cor tem a sua essência do fogo é a Nkisi do raio. Essa relação com o movimento do fogo faz de Matamba uma divindade do amor, ela é rainha por ser a predileta e mais querida de Nzazi. A cor do fio toda branca se destina ao Nkisi Lembá.

      Excluir
  14. Sua bênção meu Pai, fico feliz em conhecer a sua Casa de Axé. Tenho certeza que irei tirar todas as minhas dúvidas e curiosidades sobre essa nossa religião que é muito grande e mística; principalmente para uma iniciante como eu. Um grande abraço desta admiradora de sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tenho uma dúvida,sou de um terreiro de umbanda,e esta palavra Matamba não sai de minha cabeça,gostaria de saber o pq ela me chama tanta atenção. Desde já agradeço um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá..Para poder confirma seu Nkisi, aquele que nasce com vc, precisa jogar um jogo de búzios com um responsável e saber realmente qual Nkisi vc tem suas histórias.

      Excluir
  16. bom dia,
    irei me recolher pra fazer minha Oya e sua qualidade é VANJU só que não acho nada na internet sobre ela. você teria algo pra me dizer sobre essa qualidade de Yansã . Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai as pessoas confundem muito Ketu com Angola, nos cultos do Candomblé Angola não damos qualidades em Nkisi. Vanju é apenas uma palavra não é um Nkisi que tem histórias. Nesse caso vc seria de Matamba ai sim seria o certo. Espero ter ajudado.

      Excluir
  17. Sou de Angola,mas minha oya no qual fui confirmado é uma igbale funan no ketu, e sempre vi em visão ela toda de branco nunca vermelho,como seria na Angola?/eu sinto q ela é uma Nsinavulu ou sinhá vanju ê q vem no duilo to certo? Posso vesti lá de branco no Angola como a vejo? Makuiu

    ResponderExcluir
  18. Kiuá Matamba! Este mito que aqui está é o mesmo da Nkisi Kayango? Qual a diferença entre Matamba, Bamburucena e kayango? Qual a relação da nkisi Matamba com o reino de mesmo nome, na atual Angola?
    Axé . gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...Na tradição dos cultos Angola temos VÁRIOS DIALETOS que são totalmente diferente de Ketu que tem apenas uma lingua o Yorubá. Por temos vários dialetos e temos palavras destinadas como por exemplo: Matamba, Bamburucema e Kaiango são palavras que tem o mesmo significado com a mesma sendo apenas Nkisi MATAMBA.

      Excluir
  19. Boa noite.
    Minha qualidade de iansa é vanju eu gostaria de saber mais sobre ela pois nao acho nada na internet.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...Tenho muitas perguntas aqui sobre QUALIDADE que na verdade o Candomblé Angola não dá qualidades para Nkisi.
      Qualidade é um modalidade Candomblé Ketu (Yorubá) temos que separar uma nação com a outra.
      Vanju é uma palavra que vem do dialeto Kibundo que se refere a Nkisi MATAMBA

      Excluir
  20. Bom dia. Meu.pedido de mukuiu,pai.
    Sou iniciada em,angola e gostaria de saber como identificar em uma cantiga o referido nkisi? Exemplo: na cantiga Baiaiai noleconda vizin mameto... como sei, em que parte da cantiga eu identifico o nkisi a referência, a divindade... do que fala a cantiga?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia. Sou da família Matamba. Aprendi muito, pois tem coisas que eu não sabia. Porém, preciso saber mais, sobretudo sobre a origem da Matamba.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde,pai mukuiu . Eu sou da umbanda Angola a pouco tempo ,tenho umas dúvidas se o Sr poder responder agradeço se não agradeço tbm pois sei que precisa de tempo des de já gratidão. É possível se iniciar em matamba sem se raspar? Pois tinham falado que eu sou de oya bagan. E fizeram um assentamento colocaram no tempo é querem por oxalá junto dentro. Em que caminhos fizeram pois não sei e dês de que fizerem. Eu perdi muita coisa minha vida está parada. Quando vou a diante vem uma coisa e me para . Preciso de uma orientação grata Monique

    ResponderExcluir
  23. Poderia me falar sobre lembá muixe e lembá malembá?

    ResponderExcluir
  24. Olá...como vai Oya Bagan seria uma qualidade de Yansã nas tradições Ketu, não há cultuamos nas tradições Angola somente Matamba. Assentamento somente é montado e utilizado quando a pessoa já se iniciou com a feitura (raspagem), antes não pode ter nenhum tipo de ybá montado.
    Há tradição não se misturam Oxalá com Yansã isso pode causar problemas. Você precisa se informar melhor e procurar ajuda de pessoas realmente sábias sobre o Candomblé Angola.

    ResponderExcluir