Explicação sobre o ILÁ de Santo no Candomblé.

O ILÁ

Nessa postagem vamos falar sobre um ato muito importante que acontece nas casas de Candomblés, o ressurgimento do ILÁ. Seria como a própria natureza falando, gritando, nos lembrando que o Nkisi é o espírito da natureza. O ILÁ é um sinal de que ele está na terra, e que aquela pessoa que o manifestou não está mais ali e sim uma Divindade digna de adoração. 

Para que possamos entender melhor sobre o ILÁ teremos alguns princípios para ser realizado. O filho quando inicia na espiritualidade ele passa por vários graus de aprendizado com a sua devoção e dedicação com seu desenvolvimento espiritual. 

O KELÊ

O Kelê é a parte fundamental para que possa acontecer o primeiro ILÁ, será um elo uma aliança entre o filho e o Nkisi. Feito com um cordone um fio de cordão de algodão, nunca pode ser feito com fio de anzol ele não funciona e não pega energia que precisa ter no ato do ritual, por isso o cordão cordone é usado por segurar forças que serão adicionados no Kelê.

Jamais deve ser comprado em lojas, precisa ser feito por um responsável de cargo do Terreiro, será feita com cinco linhas de missangas que correspondem a cor de cada Nkisi. São colocados Búzios em um espaço com as missangas e somente será fechado com uma firma entre Búzios e amarrado no dia do Orô Maior (Obrigação). 

Após o filho ser recolhido e passar pelos seus sacrifícios de 21 dias de ronkó. Será celebrado uma Kizombá festa da saída do nascimento do Muzenza para Mona Nkisi filho de Santo. Até esse momento o Nkisi não se manifesta com seu ILÁ, existem também um preceito até o seu momento para poder iniciar o ILÁ mostrando que ele está presente. Quando o filho realizar os preceitos do Kelê, será resguardado por 03 meses com o Kelê e terá todos os seus artefatos recebido para sua segurança e proteção do resguardo.

O surgimento e o nascimento do ILÁ somente acontece e ressurge após o filho cumprir os 03 meses de preceitos com o Kelê, antes desse processo o Nkisi não pode soltar ILÁ, porquê não foi ainda lhe concebido os fundamentos necessários. O Zelador da casa será aquele que vai acompanhar todos os passos do filho, desde o começo da sua jornada espiritual, até seus dias na casa. 

O PRIMEIRO ILÁ

A queda do KeLé é muito importante mas não há necessidade de Kizomba festa para este ritual. Com uma tesoura (uso de obrigações) o Zelador corta o Kelê a onde foi amarrado, nesse momento o Nkisi solta o seu primeiro ILÁ se manifestando que ele está ali para todos e que possamos referência a sua chegada. Caso o Nkisi não consiga solta o seu ILÁ, pode haver problemas e consequências, isso significa que o Nkisi não aceitou a obrigação e que algo deu errado no processo do ritual, por isso tem que ter muito cuidado nessa parte ele é fundamental para que tudo possa sair correto.

O ILÁ pode variar muito os sons com ruídos de procedências desconhecidas. Cada Nkisi possui vários ILÁS diferentes e quando permitido ele vai soltar com a sua melhor forma de se representar.