BOLONÃ BOLAR NO SANTO NKISI CANDOMBLÉ

 

O BOLONÃ

Bolar é o mesmo que perder a consciência, é quando um Nkisi passa sua energia de radiação com essa pessoa que ainda não está preparada para receber tamanha carga, está pessoa vai cair desfalecida, este fenômeno é chamado de BOLONÃ BOLAR NO SANTO. Na verdade o ato de Bolar é uma declaração pública de que aquele determinado Nkisi  deseja a iniciação do seu filho sendo uma forma de chamar a atenção. Mas vale lembrar que quando está bolado no Nkisi isso não quer dizer que a pessoa esteja manifestada ou incorporada, na verdade está adormecida nos sentidos corporais.

Caído ao chão é necessário a presença de responsáveis sendo, Tatetu, Mametu, Kota ou Makota vão cobrir aquela pessoa que está bolada ao chão com um pano branco, no candomblé Angola chamamos de HALÁ, e ela será carregada na casa com cantigas de RITUAL DE BOLONÃ ela será erguida e levantada para todos os quatro cantos do terreiro até a sala criadeira lá ela será mantida. O Zelador ou á Zeladora verá no jogo de Búzios se ela ficará para iniciar sua obrigação de Orô Maior ou quando for despertada irá aguardar mais pra frente para se recolher.

As vezes é comum cantar para um determinado Nkisi e a pessoa pode ser uma vítima de tremores e sobressaltos, caindo no chão inconsciente aparentemente desmaiada. Este momento é visto como um apelo ou um pedido de iniciação do Nkisi para uma feitura no candomblé. Isso pode depender do Nkisi juntamente com o Zelador (Tata ou Mametu Ndengue) que irão decidir junto a um jogo de Búzios se aquele iniciante terá que se inicializar no Nzo Terreiro como uma Muzenza filho ou filha.


VERDADE QUE A PESSOA QUE BOLAR NO NKISI TEM QUE FAZER SUA PRIMEIRA FEITURA?

Iniciar na espiritualidade é uma escolha pessoal, o Nkisi manifesta sua vontade de querer uma iniciação, mas não obriga há ninguém iniciar para a espiritualidade no candomblé, quando a pessoa é acordada deste estado de sonolência, ela será informada de tudo o que aconteceu, suas decisões serão tomadas para se iniciar ou não.

O Nkisi não exige, e não obriga e nem cobra ninguém para fazer sua iniciação a feitura no candomblé. Essa história de que se bolar tem que sair raspada do barracão e que pode até morrer isso não existe. O Nkisi entende que a pessoa tem que se ajustar com a sua vida tanto familiar como profíssional, se erguer levantar e preparar para sua entrada no ronkó, a iniciação deve ser realizada com total consentimento e concordância do iniciado com alegria e amor, por renascer há uma nova vida através do candomblé e do Nkisi.

CONFIRMAR SE É RODANTE MAKOTA OU TATA KAMBONDO SE INICIAR.

Bolonã hoje em dia e muito pouco utilizado e na maioria das casas de candomblés no Brasil é de suprema importância ter este ritual nos terreiros, também serve para confirmar se o futuro do iniciado será uma Muzenza rodante (filho ou filha) ou uma Kota (Kota apenas confirmada após sua feitura obrigação será chamada de Makota) ou Tata Kambondo (Ekedy ou Ogãn) ministros. Para cultuar este ritual é marcado uma data comemorativa somente para o BOLONÃ com cantigas dos Nkisi dos futuros iniciados e com uma grande cerimônia, a participação é feita somente para convidados mais próximos e também serão as testemunhas deste evento. Ser uma Muzenza é preciso bolar e cair ao chão como se estivesse desmaiando, ao cair será coberto com um HALÁ (pano branco) isso significa que o rodante terá suas incorporações com divindades e do seu próprio Nkisi. 

Para confirmar os nossos futuros ministros Tata Kambondo e Kota são feitos os mesmos rituais procedimentos como os dos Muzenzas, com rituais e cantigas para os seus Nkisi. Sendo que através de testemunhas serão vistos que não terão incorporação e que não cairão no Bolonã, esses serão confirmados como pessoas de cargos ministros no terreiro até suas obrigações de iniciação, ou podendo se iniciar naquele momento e ser recolhido e mantido nos seus respeitosos 21 dias de sacrifícios.

CONFIRMAR SANTO NKISI PELO BOLONÃ É CORRETO ?

Não é correto confirma santo no Bolonã, porque quando um filho se inicia na casa, já automaticamente o Zelador precisa saber qual é a história que aquele filho tem, que Santo Nkisi pertence e como será seu futuro. O jogo de Búzios será a melhor forma e a ferramenta ideal para este uso e tem tudo que um bom Zelador precisa saber sobre o Odú (caminho) de cada um. Quando é realizado o Bolonã filhos com poucas idades ou iniciantes rodantes incorporam quando alguém cai desmaiado ao chão, até Nkisi dos mais velhos respondem ao Bolonã. 

O Bolonã é um ritual usado somente para recolhimentos ou seja toda vez que for recolher uma MUZENZA ou TATA KAMBONDO E KOTA precisam do BOLONÃ isto é necessário sem o Bolonã não tem feitura e inicialização com a história do camdomblé, é o Bolonã o começo de tudo sobre a vida histórias destas pessoas, e o mais importante para confirmar se o Muzenza é um rodante ou não, Tata Kambondo ou Kota se tem história para serem ministros da casa ou se caso Bolar (cairem no chão) serão rodantes. Está é a importância e necessidade do BOLONÃ em todos os terreiros de candomblés.

Bolonã nome dado no Jeje e Angola, e Rodain no Ketu/Nagô são rituais muitos parecidos com uma mesma finalidade e utilizados em ambas Nações.