Obrigação de sete anos Deká no candomblé Angola.



Deká Obrigação de sete anos


A caminhada no Nzo requer muita dedicação, amor, respeito, harmonia e fé com a família no Nzo, a doutrina, aprendizado, disciplina, isso requer muitos esforços do Mona Nkisi, ao passar dos anos após sua feitura do Orô Maior com as obrigações de 01, 03, 05 é a chegada da obrigação mais esperada de 07 (sete) anos, quando fica mais velho e que será considerado um Tata ou Mametu.


A obrigação de sete anos é de tão grande e importância quanto sua feitura, nessa obrigação é que será definido como Tata ou Mametu, irá prosseguir no seu próprio Nzo. O seu Zelador entregará para o mais novo Tata ou Mametu no ato de uma grande Kizomba (festa) todos os seus pertences: o jogo de búzios, pemba, atim, favas, sementes, tesoura, facas, navalha, adjá, fios de grau, ou seja tudo que vai precisar para iniciar seus futuros filhos no seu próprio Nzo.
E dará continuidade ritualísticos no seu próprio axé, é chamado de Deká ou Cuia, no candomblé Ketu é chamado de Odú Ijê com Oyê.


Caso o Nkisi da pessoa não tenha história para abrir um Nzo, não tenha história para ser um Tata (Zelador) e queira continuar no Nzo a onde fez sua iniciação, será dado um cargo de Tatetu Ndenge ou Mametu Ndenge, serão ministros no Nzo do Zelador, para ajudar auxiliar e administrar com muita responsabilidade. Para esses cargos não recebem o Deká apenas obrigação de sete anos com mais reverência.


Quando o Nkisi esta de acordo que seu filho está preparado para abrir seu Nzo, isto significa que a vida entre o filho já está pronto para suas atividades de ser um Tata ou Mametu. Na cerimônia receberá todas as homenagens das pessoas que estarão presentes, estará sendo consagrado um novo Tata se for homem, Mametu se for mulher ambos Zeladores, um cargo mais alto no culto do candomblé Angola. Nesse caso somente será entregue o Deká quando o filho já estiver com o seu próprio Nzo, ali será iniciada as suas atividades com o seu Nkisi, sua própria história e hierarquia.


Deká só pode ser aceito e entregue somente com á presença de pessoas no presentes que possam compartilhar juntos esta grande cerimônia. Deká é um nome pertinente que comemora somente na obrigação de sete anos, que pode ocorrer a partir dos sete, após a iniciação da sua primeira feitura dando continuidade em suas obrigações: de 01 ano, obrigação de 03 anos, obrigação de 05 anos e por fim obrigação de 07 anos, com o titulo Deká. 


Esta obrigação é uma das mais significativas e importantes na vida de um iniciado, pelo fato de marcar um novo ciclo, adquirindo posição na hierarquia familiar no candomblé Angola, um ritual de passagem de Mona Nkisi para Tata ou Mametu.

Batismo, raspagem (feitura), e iniciação no candomblé Angola.


Mona Nkisi iniciação (Filho do ser divino iniciado)

O ritual de iniciação no candomblé Angola seria á feitura, raspagem que representa um renascimento á onde tudo será novo na vida do Mona Nkisi, ele terá uma dijna um nome pelo qual passará ser chamado dentro das comunidades dos candomblés. 

É marcado um toque no Nzo que chamamos de abolonãn, são entoados cânticos para os Nkisi no Nzo, e somente nas cantigas do Nkisi Tempo o filho vai passar á entrar em transe. Bolar no Santo é o mesmo que cair ao chão desfalecer ficar sem se mexer, como se o Nkisi daquela pessoa estivesse necessitando da sua feitura, na qual se iniciará os caminhos entre o iniciado e seu Nkisi. 

A feitura tem por início o recolhimento que são os sacrifícios dos 21 (vinte e um) dias de reclusão, e neste prazo são realizado banhos (maionga purificação), kibane Mutuê, disciplinas, oferendas, ebós e todo o aprendizado como rezas, ensaios, e outros. Quando recolhido o filho ou a filha será chamado de Muzenza, já recebendo sua iniciação a raspagem no Mutuê (cabeça). 

Recebe o canal de comunicação com seu Nkisi entre o ritual que vai aprimorando, o principal encontrar com seu nascimento no Orô Maior. O Muzenza recebe o Nkelê, mocrãn, os idés, os fios de conta, umbigueira, contra eguns. sendalas. O Muzenza terá que passar por rituais no decorrer dos 21 dias de recolhimento.
Seu corpo será katulado o fechamento de kuras, com navalha passado o azeite doce, a pemba e o atim, assim o filho ficará livre de males que possam lhe prejudicar em seus caminhos. O batismo é fundamental do Muzenza estará recebendo toda a energia ocular entre a sua vida espiritual junto com o nascimento do seu Nkisi. 

O batismo realizado no candomblé Angola em que utilizamos, água energia de Nzambi Mpungu para o nascimento, águas dos assentamentos de Lembá Dilê e Nzazi tiradas do Idemburu (ronkó), que será lavada a cabeça do iniciante com ervas e outros, nesse ritual fazemos rezas e todos os fundamentos necessários, com sacrifícios de animais, aves e grãos. 

As pinturas com a pemba ralada tem que ser feita conforme a sua hierarquia, com suas devidas cores denominado efun. Ele deverá passar por quatro saídas a primeira no Mulele Ndele - alá branco á segunda pintura branca, terceira com as cores dos Jinkisi conforme a hierarquia e a ultima a saída do Nkisi, com suas roupas e as paramentas.

Mona Nkisi terá apenas um assentamento á do Nksi para que suas futuras obrigações á conteção os rituais de anos, ofertar com sacrifícios de animais de acordo com as características de cada um e outros. A festa ritualística que marca o término deste período é denominada saída do Nkisi, neste momento ele será apresentado à comunidade. 


Ele será acompanhado por uma autoridade à frente de todos para que lhe sejam rendidas homenagens. Deitado sobre uma esteira, ele saudará com adobále e paó, que são palmas compassadas que serão dadas a cada reverência feita pelo Mona Nkisi e acompanhadas por todos presentes, como demonstração de que á partir daquele momento ele nunca mais estará sozinho na sua caminhada.

Primeiramente saudará o Mundo, neste momento a localização da esteira é na porta principal entrada do Nzo, no seu interior ele saudará a Ntoto o Nksi da terra, o pepelê do Nkisi que reina no Nzo, as Ngomas que representam as autoridades presentes e por ultimo o seu Tata (pai). 
O momento mais aguardado do cerimonial é Orunkó, neste momento o Nkisi dará o seu nome perante á todos diante de uma pessoa de cargo que será seu padrinho ou madrinha do Mona Nkisi, e neste momento que se inicia a sua idade cronológica de sua vida com o Nkisi.

A celebração do Nkisi é sempre aos sábado, dando continuidade no domingo com a quitanda de Wunji, na segunda feira celebramos com á Flor do Velho que simboliza a mesa farta. Após a saída do recolhimento o Mona Nkisi permanecerá de resguardo até a queda do Nkelê, fora do Nzo por um período de 3 (três) meses, após mais 07 dias de Lembá. 

Neste período ele será orientado de tudo que não pode fazer, o preceito do NKelê é de extrema responsabilidade se falhar pode perder a sua relação entre a sua caminhada com Nkisi. No Nzo continuará sentando no chão sobre uma esteira durante seus três anos. 

Recebe um apoti (banco de madeira na cor branca com 25 cm de altura), para se alimentar terá um prato de agatá e somente beber líquidos com um copo de dilongá, está proibido utilizar outra cor de roupa somente o branco da cabeça aos pés, nem tão pouco sair à noite.

Agora sendo um Mona Nkisi deverá completar á sua maior idade, terá que continuar dia a dia com seu aprendizado e preceito, reforçar os seus votos por meio das obrigações. O transe é imprescindível para que uma pessoa seja iniciada com o batismo, a manifestação faz parte da liturgia dos Jinkisi e Minkisi (desuses e deusas), eles estarão sempre juntos com cada um dos seus filhos. 

Importante

A iniciação é muito importante para todos, porque só os batizados podem assumir determinadas funções sacerdotais futuras com os cargos de Tata (Zelador) ou Mametu (Zeladora). Caso não tenha raspagem á feitura sendo o inicio, bastimo tudo quer for feito será em vão, por isso nunca queria tomar obrigações adiantadas de ano, sem antes ter passado pela sua feitura inicial.