Esteira ou decisa, são fundamentais o uso no candomblé.

Esteira

Esteira, adicissa, enim, dicissa, decisa nomes pertinentes uma peça de artesanato, feito de vários materiais, taboa, sisal, palha e muito usado nos terreiros religioso afro-brasileira. Objeto sagrado muito importante para o povo do candomblé, fazendo parte de todos os rituais como: feituras, obrigações, dias de preceitos, Kibane Mutuê e outras atividades por ser necessário.
       
No candomblé Angola, cultuamos nossas crenças com os próprios Nkisi, respeito e a disciplina são fundamentais em nosso axé, a esteira por sinal nos livra de qualquer tipo de males, kijilas que possam causar por onde passamos ou ficamos. Principalmente em obrigações são necessárias, as esteiras nos oferecem uma purificação correta para qualquer ato que forem feitas.

Na esteira não pode comer com talheres somente com as mãos em um prato de ágata, não pode estar calçado somente descalço com roupas brancas, dessas formas podem permanecer na esteira.
Há muito tempo a esteira são cultuado na religião espiritual afro-brasileira, muitos esqueceram dos ensinamentos que recebemos dos nossos antepassados, devemos valorizar o que aprendemos e mantendo em prática os nossos princípios religiosos.

Paó um ato de agradecimento no candomblé.

Paó

Um significado simples bater palmas, mas tem uma grande força em vários sentidos, uma maneira de comunicar com o nossa religião espiritual, um ritual de interação e respeito aos Nkisi e suas energias. Paó podemos chamar como uma forma de agradecimento, invocar louvar um elemento de axé voltada ao Nkisi.

Toda formulação de som nasce como uma síntese, um terceiro elemento provocado pela interação ativa de dois tipos de elementos genitores. O paó é uma forma de louvar a tudo, uma transmissão entre o nosso Mundo e dos grandes condutores de energias com o próprio Nkisi.
A sequência e quantidade faz alusão sempre ao movimento de 3 uma sequência de som repetido 3 vezes.

Pode ser anunciado com apenas paô, é um gesto que serve como sinal de que é preciso comunicar com Nkisi de cada um. Nos Candomblés antigos, a Muzenza (iniciado) em seu período de recolhimento espiritual para a iniciação não tinha a permissão de falar, e utilizava do paó para chamar a atenção das pessoas que faziam parte do templo indicando que precisava de algo ou de alguma coisa. 
Atualmente esta prática já não é mais tão rigorosa dentro do axé. 

Hoje a Muzenza tem permissão para conversar com as pessoas que participam dos trabalhos de preparação.
Paó um ato de aproximar com o Nkisi, somente utilizado nos candomblés, quando agradecemos, oferecemos oferendas, depois de rezar, saudamos com paó, todos Nkisi correspondem com paó, em todos os momentos saudamos. 

Pessoas não iniciadas, filhos que são iniciados, Tatas/Mametus, Kambondos, Kotas todos referenciam louvores aos Nkisi com paós, também um sinal de pedir benção aos mais velhos e para seu próprio Nkisi, despertando suas energias evocando, uma maneira de dizer estou aqui para reverenciá-lo, olhe por mim, um ato de responsabilidade e humildade, não podemos esquecer que nossos Nkisi são puros e nos ensinam a ter humildade como eles.

O Nkisi nos mostra que tudo deu certo que sua benção foi aceita e que da li em diante tudo pode prosperar. Paó ele está em todos os momentos nos candomblés de todas nações, em nossas vidas ligado a Nzambi Mpungu um som que sempre ligará a humanidade com a nossa espiritualidade.

O procedimento e como bater paó.

paó bater 3 vezes.

 3 + 7 vezes

Intervalo.
 3 + 7 vezes

Intervalo.
 3 + 7 vezes.

No final Aweto.