Qual fundamento e para que serve os IDÉS no candomblé Angola

Os Idés

Quando um iniciado é recolhido para o Idemburu - ronkó onde passará seus 21 dias recolhido, serão acrescentados todos os seus apetrechos, um deles fundamental e muito importante que são os Idés. O uso dos Idés são com 04 na mão direita e 03 na mão esquerda. Esses Idés são argolas usadas como um tipo de ligação entre o Nkisi e o Muzenza, formando uma espécie de aliança inquebrável entre ambos.

O Muzenza vai passar seus três meses com os Idés e somente poderá tirar quando for dormir, ao amanhecer irá colocar novamente. E manter os respectivos preceitos requeridos para sua nova jornada espiritual dentro dos conceitos, respeito nos cultos do candomblé.

Mas porque usar os idés ?

Os Idés são como uma forma de ouvir a própria voz do Nkisi, seria como sua voz fosse pronunciada pelos toques dos Idés. Os sons seriam como sinos batendo, um som bem agradável. Como o Muzenza é novo de tudo e tem sua feitura muito recente os Idés tem o poder de emitir sons para afastar Nvumbis (eguns) maliciosos irritando eles, e estarão ali prontos para atrapalhar a vida do iniciado.

Nesse momento os Idés afastam os Nvumbis para longe e não dão permissão para atrapalhar os fundamentos que foram feitos. Por isso quando for iniciar sua feitura, raspagem batismo no candomblé Angola são importantes o uso dos Idés no preceito até a queda do Kelê. Os Idés somente tem essa afinidade com o ritual, não podem ser usados para o uso de proteção á não ser que seja para o resguardo dos três meses com o Kelê.

Quais são as cores dos Idés, e o uso com cada Nkisi

Os Idés são símbolos de ligação para cada Nkisi, os Idés grandes são aros de metal feitos para o uso de mãos são usados como pulseiras e podem ser de vários materiais. As cores são COBRE / DOURADO / PRATA / FERRO.  

O uso dos Idés nas mãos podem ser usados com determinadas cores, vou citar alguns exemplos se o Muzenza é de Mutakalambô com Dandalunda (O PRIMEIRO E O SEGUNDO NKISI DO MUZENZA), seriam 04 Idés PRATA na mão direita e 03 Idés DOURADO na mão esquerda, Matamba com Nkosi seriam 04 Idés de COBRE na mão direita e 03 de FERRO na mão esquerda, mas se for de Mikaia com Lembá Dilê seriam 04 Idés PRATA na mão direita e 03 Idés PRATA na mão esquerda ou vice-versa mas mantendo as cores exatas e a quantidade certa dos Idés nas mãos sendo 04 na direta e 03 na esquerda. 

Existem os Idés menores e costumam ser dourado, prata, cobre, chumbo, ferro, e barro que  são usados nos Ibás, assentamentos de todos os Nkisi, borí (não são em todos verificar), assentamentos de catiços, Exús e Pombo Giras. Cada Idé menor tem sua cor e enredo certo, fundamento necessário para cada assentamento.

Poque não usamos Xaorô no candomblé Angola ?

O Xaorô é uma modalidade de uso do Yorubá da nação do candomblé Ketu, usam o Xaorô como a mesma semelhança como a dos Idés nos cultos do candomblé Angola. Cada nação tem seus respectivos ensinamentos, a onde devemos respeitar e entender que cada uma tem seus atos diferentes, ensinamentos e iguarias que não são iguais.

Xaorô é uma peça importante nos rituais do candomblé Ketu, como os Idés são importantes para o uso no candomblé Angola.

Jogo de Búzios com Pai Mutalengunzo: Contato (11) 951532874 São Paulo - BR