Alobaça (cebola) uso de confirmação no candomblé

Alobaça e seu uso

Alobaça um dos métodos antigo de adivinhação, usado em rituais na África bem antes da sua chegada ao Brasil nas casas de candomblés. Alobaça um jogo de confirmação chamado de Àlubósa que significa jogar com á cebola. O uso da Alobaça serve para prever o presente e o futuro, também utilizado para confirmar se o que foi oferecido para o Nkisi, Orixá ou Vadum se tudo que foi feito está correto ou não, seria um jogo de confirmação rápida.

Ela serve para  ALÁFIA (confirmar), chamamos esses atos para interpretarmos como uma confirmação de borí, ou qualquer obrigação de ano principalmente ás de sete e vinte um, obrigações de alta responsabilidade para quem entrega e para quem vai receber. 

No candomblé á sua utilidade vai muito mais além das panelas quando é usada como tempero, não que sua leitura seja tão expressa como a do jogo de búzios, mas se o sacerdote tiver visão consegue interpretar alguns detalhes de um problema quando houver a impossibilidade de jogar os búzios.

Desde que seja preparada com os itens ritualísticos necessários e também com á pronunciação das palavras litúrgicas. Nesse momento o sacerdote vai proceder com á máxima concentração, pois estará em contato direto com á divindade á qual vai receber o seu sagrado.

O fato é que Alobaça (cebola) faz parte dos nossos fundamentos nos candomblés hoje em todo território nacional, sem ela muito pouco podemos confirmar se aquele borí foi aceito, se aquela obrigação foi feita com sucesso e sem erros, se faltou algo no ritual, se tudo foi aceito pela divindade. Aloboça ela pode substituir o obí ou orobô para confirmação quando for necessário, ela corresponde tudo que se passou pelos rituais e que precisa confirmar se aquele ritual pode ter dado certo ou errado.

Assim como o jogo de búzios, obi ou o manuseio da abertura de uma Alobaça para confirmação, não pode de forma alguma ser realizada por iniciantes, pessoas como sacerdotes ou sacerdotisa são pessoas preparadas com o conhecimento litúrgico para o uso de confirmações. Isso porque á divindade  reconhece aquele que não tem á mão própria para os fundamentos necessários, á prática Alobaça requer rezas para cada ocasião e somente são passados para as pessoas com determinado tempo em comunhão com á religião.

Alobaça ela pode substituir o orobô e obí em alguns rituais, mas nem todos são utilizado Alobaça somente o sacerdote sabe em qual ritual será feito á confirmação, ou seja ALÁFIA o que foi feito para á divindade que vai receber. Ela pode confirmar que tudo deu certo e que á divindade recebeu sem nenhum erro, mas também ela pode confirmar que aquele ritual não foi aceito pela divindade, devido erros que foram cometidos durante algum processo no ritual.

Existem vários tipos de cebolas, á cebola roxa por exemplo ela não tem afinidade com o uso dentro dos cultos nos candomblés por isso não entra em nenhum fundamento, pratos de oferendas, rituais ou até mesmo nos alimentos. A cebola branca nacional é á mais usada para confirmação como Alobaça, mas ela serve para complementar nossos alimentos, em alguns pratos para as divindades, e serve também para preparar pratos divinos para Exús e Pomba Giras.

Veremos a seguir como são feitas de forma correta o jogo de confirmação com Alobaça (cebola).

As caídas para confirmação:

Tirando a parte da casca será lavada em água corrente colocada em um prato branco de louça, depois a cebola é cortada em quatro partes, terá uma ou duas rezas antes de ser lançada ao chão. Junta todas as partes dos gomos com a mão, nesse momento é feito á consagração em palavras baixa, uma energia que será reverenciada. Deve ser lançada em um prato branco de louça com pouca força ao chão aos quatro cantos reverenciando os pontos cardeais.

  1. Os quatro gomos para cima, significa que deu tudo certo, e satisfatório com o sagrado.
  2. Três gomos pra cima um para baixo, tudo certo porém tenha cuidado com os preparos á seguir.
  3. Dois gomos para cima, e dois para baixo, á confirmação não foi bem sucedida, algo faltou e não está satisfatório, verificar todo procedimento do ritual, achar o erro e jogar novamente.
  4. Apenas um gomo para cima, três para baixo, a resposta foi negado algo deu errado com o sacrifício verificar se faltou algum e dar seguimento, após consertar jogar novamente.
  5. Com os quatro gomos para baixo, significa que foi negado e que tudo deu errado, e será necessário refazer tudo de novo para ser aceito. E deverá fazer um jogo com búzios para consultar á divindade e saber no que errou e refazê-los.

Após a confirmação que tudo deu certo é feito um PAÓ palmas seguidas de três e sete, três vezes agradecendo pelo que foi feito e que tudo deu certo com os trabalhos requeridos com o sagrado. 

Essas são as regras do Alobaça parece ser fácil e simples mas suas respostas são curtas e diretas, por isso quando for fazer algo faça com amor, com sabedoria, fartura e seriedade somente assim pode ter certeza que tudo será aceito e confirmado com Alobaça.

Vídeo com mais explicação sobre Alobaça (cebola) uso de confirmação no candomblé edição especial.