Contra Egum o uso significado e para que Serve.


Contra Egum:

Um traçado de palha da costa trazido ao Brasil pelas religiões afro-descendentes, utilizado no candomblé e umbanda. Serve para proteção contra espíritos desencarnados que atuam em baixo astral, desordem, ou em palavras populares conhecido por espíritos zombeteiros. O contra egum pode ser colocado nos braços, no tornozelo ou na barriga.

A colocação do contra egum está diretamente conectado com os fundamentos do Nzo, deve ser feito dentro do terreiro e precisa ser traçado com três punhado de palha, em forma de tranças e depois deixar de molho, um tempo para pegar a pureza que precisa, colocar em uma bacia de agatá com Maionga precisa ser feitas rezas e manter uma vela acesa. 

Enquanto pessoas adeptas, Muzenza ou Mona Nkisi estiver usando esta proteção, estará imune a perturbação ou até mesmo da aproximação dessas energias negativas que podem ser brandas ou revoltadas, sem nenhuma luz ou causa aparente.

No candomblé costuma-se delegar o uso do contra egum, quando estiver em obrigações quais: Feitura, obrigações de ano, para qualquer tipo de ebós, bori e outros. O uso do contra egum somente é autorizado por um membro da casa que for mais velho, ciente pelo responsável Zelador, este instrumento serve ainda para usarmos quando estivermos em cemitério, hospital, hospício, presídio, delegacia, bares, para darmos proteção.

Quando estivermos com esse traçado não podemos fazer uso de bebida alcoólica, relação sexual, participar de brigas ou qualquer ato que atraia negatividade ou que atue contra o preceito espiritual, não pode usar roupas escuras, cinza, roxa, vermelha e preta. É importante ressaltar que ninguém está livre de energias negativas, por isso até Zeladores pessoas de cargos no Nzo e outras autoridades utilizam o uso do contra egum.


O contra egum:

É um instrumento ligado diretamente a proteção pela palha, influência em afastar espíritos desencarnados almas perdidas, quando colocado podemos dizer que é um amuleto da sorte, uma proteção intensiva contra qualquer tipo de espíritos desencarnados.

 É importante lembrarmos que ao usarmos o contra egum, entidades como: Exus e Pomba Giras não conseguem ter uma boa vibração de incorporamento, o correto seria retirar o contra egum e após os trabalhos requeridos colocar novamente. Quando estiver em incorporação com qualquer divindade não há necessidade de retirar os contra eguns, podendo usar normalmente.

O contra egum está ligado diretamente pela divindade da saúde, doenças, da terra e da morte, que seria Kaviungo o Nkisi que está ligado diretamente com objetivo dar proteção. Para colocar o contra egum é feito uma reza para que o corpo da pessoa esteja protegido pelo dia e pela noite.

Alguns Terreiros tanto do candomblé ou da umbanda colocam búzios nos contra eguns, não é necessário colocar búzios porque somente a palha traçada já estará dando proteção para aqueles que for usar. Contra egum serve somente para proteção, está diretamente ligado a nossa religião espiritual, uma parte importante de fundamento é a palha da costa, contra egum um ritual sagrado com a melhor proteção para todos.

Vídeo com mais explicação sobre contra egum edição especial.


Contato para conselhos, explicações, assunto espirituais jogo de Búzios - (11) 951532874 SP - WhatsApp

38 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá boa noite,
      Mona Significa Filho ou Filha
      Nkisi significado Santo ou Santa
      (Filha de Santo)

      Excluir
  2. Bom dia! Eu não sou feita, nem iniciante. Posso usar contra egum? Se sim, como e qual a forma de ser colocado em mim? É em 1 braço ou 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai..! Contra egum são mais usados em rituais como feitura, após ebó, limpeza espiritual e outros...Contra egum limitam afastam espíritos zombeteiros de seus caminhos para ter progresso. Mas para ter ou colocar tem um fundamento necessário e correto para isto. Um responsável do Terreiro de cargo é que coloca e sabem os lugares certos. O contra egum passa também por uma purificação e rezas para poder ter sentido no que precisa. Ok...espero poder ter ajudo em resumo.

      Excluir
    2. Quem diz se usa ou não é seu pai de santo...

      Excluir
  3. Como e porque usar contregum com búzios ou sem búzios?

    ResponderExcluir
  4. Oi como vai tudo bem..? O que fará importância no contra egum é o uso principal, são a palha da costa traçado. O búzios não tem efeito apenas usam mais como segurança podendo não dar certo porque búzios são abertos podendo não proteger quem usa pois eles são abertos e perigoso pois as influências ruins podem ultrapassar os búzios trazendo complicação

    ResponderExcluir
  5. E colocando nos dois braços

    ResponderExcluir
  6. Boa noite bom eu vou relatar algo q acontece com meu esposo sempre que bebe ele recebe algo não sei o que é só q é mais de uma não diz nome só chama ele de meu cavalo...ele começa ranchendo os dentes aí já sei q vem algo fica um entra e sai no outro dia ele fica todo dolorido não sei o q fazer me dizerem q pode ser egun porém ele não aceita e não quer proucura ajuda...desesperada já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai...Neste caso seria provavelmente um Egum que está atrapalhando a vida do seu companheiro. Sim o correto é levar em um Terreiro mais próximo para poder realmente entender o que acontece com ele.

      Excluir
  7. Boa tarde makuiu. O senhor poderia colocar os números que representa cada santo na nação de Angola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai...Makóiu no Nzambi. No Candomblé Angola não usamos há numerologia tanto no jogo de búzios ou nos próprios Nkisis.

      Excluir
  8. Eu beber cerveja usando o contregum e agora ok fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai...Se você estiver de preceito terá problemas mais a frente, más caso esteja usando para uso como proteção, terá que purificar seu contra egum novamente e respeitar os preceitos.

      Excluir
  9. Poso usar contra egum quando estou menstruada?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,
    Uso a pouco tempo na cintura,não tiro para tomar banho. Tem algum problema nisso? Preciso tirar na hora do banho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...Contra Egum quando colocado precisa respeitar até o final do preceito, ou seja manter o respeito e deixar sempre ao corpo como foi colocado, sem removê-lo. O responsável que colocou precisa explicar quais são os preceitos e quanto tempo precisa ficar com o contra Egum.

      Excluir
  11. As vezes meu contra egum fica saindo do braço, arrumo e ele teima em desatar do braço, sempre braço direito.
    Depende do lugar aonde estou é isso que acontece. Tem.algum significado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...Normal isso acontece sim depende como você amarra ele, mas não tem problema.

      Excluir
  12. A contra egum aparece na minha roupa a blusa não tampa ele tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode aparecer normal, o importante é que ele está preso ao corpo

      Excluir
  13. Olá, Salve suas forças!
    Qdo uma pessoa está usando um contra egum, não consegue incorporar. Gostaria de saber se tb não consegue ter contato mental com as entidades/mentor.
    Axé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem...O contra Egum não atrapalha na incorporação de qualquer Entidade, pode usar normalmente sem nenhum problema ok.

      Excluir
  14. Posso usar o contra egum no punho ou tornozelo? Ele não para no braço em cima por que meu braço é gordinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é aconselhável colocar no tornozelo, tira toda proteção o correto é manter no braço, se tiver pequeno procure fazer um pouco maior os traços ok.

      Excluir
  15. Sou leiga, mas tô achando q o espírito do meu ex, está me rondando. Posso ir à uma loja de santo e comprar um contraegum com búzios e colocar como tornozeleira???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá o certo seria você ir em uma casa ou terreiro para confirmar se é realmente isso que está acontecendo com você, o contra Egum é somente para preceitos, caso precise tirar um Egum terá que fazer um Ebó ai sim usar os contra eguns.

      Excluir
  16. Olá,boa noite! Tem um amigo filho de santo que quer me presentear com um contra egum,gostaria de saber se posso aceitar,obg

    ResponderExcluir
  17. Olá..contra egum somente é aceito caso realmente precise, não pode usar somente por usar. Ele é feito em terreiros por pessoas responsáveis, não pode ser comprado em lojas.

    ResponderExcluir
  18. O meu contra egum começou a apertar dentro de casa, e eu estou escutando alguns barulhos no andar de cima, pode ser algo de ruim? Por isso ele aperta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai...O contra egum ele pode apertar isso é normal e também quando está molhado, mas é só soltar um pouco. Devido ao barulho vc precisa ver certo, verifique com alguém próximo com casa de Santo terreiro para te ajudar.

      Excluir
  19. Caso eu for tomar bebida alcoólica, posso tirar e colocar o contra egum no bolso ?

    ResponderExcluir
  20. Olá como vai... caso você esteja de preceito e bebeu bebida alcoólica, perde tudo que foi feito, o contra egum não pode de forma alguma tirar e guardar lo para praticar desejos que possam atrair os eguns. Nesse caso perde tudo e precisa refazer o ritual novamente. Se você só está usando por usar e não fez nenhum ritual não precisa usar o contra egum e muito menos guardar no bolso. Uso é apenas quando se faz um ritual em você, e procurar manter os 3 dias de preceitos.

    ResponderExcluir
  21. Usando o contra egum de 7 búzios. E os búzios estão começando a cair é momento de trocar por outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai... O contra egum para ter efeito somente com o uso da palha não há necessidade de búzios, os búzios atrapalham e não é recomendado colocar no contra egum. Agora se a palha estiver se desfazendo, sim pode fazer um novo e usar.

      Excluir
    2. Bom dia eu só queria saber que o pai de manda usar o contra egun nas pernas só que eu não entendi direito mandou minha mulher usar sem búzios e eu com Búzios o que significa

      Excluir
    3. Olá... o uso de contra Egum no tornozelo seria raro usar, usado mais em obrigações caso realmente precise, se usa mais nos braços. O uso de contra Egum traçado com Búzios não tem efeito algum pelo contrário ele prejudica e pode interferir o uso. O contra Egum somente se usa em Ebós, Kibane Mutuê (Borí), Obrigações ou na sexta feira dia da Semana Santa.

      Excluir