Kuras - Orunkó - Dijina no candomblé Angola.


Kuras

Durante o processo de iniciação que normalmente geram os 21 dias no Idemburu (ronkó), são diversos rituais que têm que cumprir, e pelos quais o Muzenza têm que passar para interagir com seu Nkisi de forma íntegra. São tomados diversos cuidados para que dali em diante estar munido, e ter o conhecimento necessário das defesas, uma vez que vai nascer para sua nova vida nos cultos ritualísticos do candomblé Angola. 

Não se trata só de munir ou proteger o espírito das defesas, mas também o seu corpo físico a onde são feitas as chamadas kuras. 
As kuras são incisões feitas no corpo da Muzenza, e têm como objetivo de fechar o corpo protegendo de todo o tipo de más influências e negativas.  

É comum na sexta feira Santa todos passarem pelas Kuras chegando no Nzo de manhã bem cedo, todos de branco e em jejum. Essa Kura não é utilizado a navalha somente o atim e azeite doce, passando em todos os locais corretos no corpo. Para que possam passar o ano protegidos contra qualquer perigo e negatividade, e sendo renovado todo ano.

Este ritual eram praticados pelos Ndembu de Luanda pelo nome de Nkula, para purificá-los. No Brasil as Kuras são feitas no iniciado que vai passar pela sua feitura, e com o objetivo de proteger-lhes contra doenças, e todos os tipos de negatividades, muitos conhecem as Kuras como fechamento de corpo.

Para serem feitas essas incisões, será colocado o Atim (pó) de defesa, o atim tem uma composição base de diversas plantas e substâncias, e contêm também as ervas do Nkisi.

Para a execução das Kuras necessitam de uma navalha, atim, pemba e azeite doce, normalmente as Kuras são feitas no peito dos dois lados, nas costas nos dois lados, nos braços também nos dois lados, na cabeça somente em cima e na língua (caso coma algo que tenha feitiços a Kura na língua protege), e não vai deixar fazer mal algum. Evitando que de frente de costas ou no manuseio de qualquer coisa ou algo negativo possa entrar no corpo do iniciado.

Em alguns Nzo a Kura ela é tomada como infusão de ervas, porém na maioria das casas de candomblés, as Kuras são de origem africana, os cortes (
riscos) deveram ser feitos de forma pequena bem discreto, e depois serão colocados pequenos punhados de atim em cima de cada corte, para que o atim penetre no corpo e proteja dos males exteriores enviados a pessoa.


No centro do Mutuê (cabeça), impede que algo ruim possa penetrar na cabeça do Muzenza, facilitando a ligação com o Nkisi. É comum também fazer na sola dos pés, para evitar que algo negativo possa interferir, a
s Kuras devem ser feitas com cuidado, com a navalha limpa e conservada.


Orunkó

Literalmente chamando como eco do céu é o nome que todos os Jinkisi e Minkisi obrigatoriamente tem que ecoar no dia especial, chamamos de o nome do Nkisi, feito em público na presença de todos os irmãos, filhos e adeptos. 


Momento mais esperado da iniciação do candomblé Angola, um ritual de tensão muito grande e a expectativa dos sacerdotes e sacerdotisa que contribuíram nesta sagrada iniciação.

Pode ser afirmada ou negada pelo noviço de que tudo foi bem feito ou não, em caso positivo se ouve um grito triunfal do Orunkó, nesse momento todas as Muzenzas, Mona Nkisi que não tem obrigação de sete anos entram em transe.


Existe o nome do Nkisi esse deve ser totalmente secreto, não diz em público somente o Tata ou Mametu deve saber e preservar. Esse nome será revelado pelo próprio Nkisi no Idemburu quando o Tata ou Mametu for iniciar a feitura do Muzenza, somente o sacerdote pode saber.


Dijina

Dijína no dialeto Bantu que significa nome, no candomblé Angola 
a dijina será somente entregue uma unica vez no dia da saída da grande kizomba (festa), depois das saídas das pinturas, saída do Nkisi que faz a comemoração. Nesse momento o Mona Nkisi volta para o centro do Nzo com uma nova saída de comprimento nos quatro cantos do Nzo, passa pelo Ntoto e no final as Ngomas mostrando sua saudação. 

Neste momento o filho senta com uma esteira ao lodo do sacerdote para receber sua dijina perante a todos, o sacerdote fala um pouco da sua trajetória no Nzo e passa seu novo nome, e nesse momento seu Nkisi se manifesta confirmando a sua nova dijina.

Os iniciados após a feitura o batismo, todos recebem a sua dijina, e a partir desse momento em diante será conhecido por todos, e chamado somente por este nome dentro dos cultos religiosos em qualquer nação dos candomblés do nosso Brasil.

Vídeo com mais explicação sobre Kuras - Orunkó - Dijina no candomblé Angola edição especial.



36 comentários:

  1. Como que o Tata/Mametu elabora a dijína?Ela é baseada em quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem...
      No Candomblé Angola temos um nome que chamamos de Dijina, esse nome somente é dado quando o iniciante passa ser feito na sua primeira obrigação a raspagem (Orô Maior), um novo nascimento entre a pessoa (filho ou filha) com seu Nkisi.
      A Dijina será revelada diante de todos através do TATA/MAMETU, em uma grande cerimônia no dia da comemoração do Nkisi, da quele que esta nascendo,
      O Tata/Mametu, através do JOGO de BÚZIOS recebe o novo nome do filho-a, quem passa o nome é o próprio Nkisi do filho-a para o Tata/Mametu.
      Após o filho-a receber este nome deverá ser chamado em toda Comunhão da Religião Candomblé.

      Excluir
  2. parabéns....gostei muito ...desse blog....em fim......algo sobre essa nossa Angola.....maravilhosa.......MUCUIU!

    KAFUAZOANY

    ResponderExcluir
  3. Iniciei recentemente no Candomblé na cidade de Belo Horizonte Belo Horizonte então pelo que entendi há 2 momes ...
    Um que é o nome do Orixá "Orunkó" como fico sabendo o seu nome ( sou filho de Xangô)

    O outro nome é a Djina ( nome pelo qual o médium ficara conhecido ) quem escolhe este nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite
      Orunkó nome que se da uma unica vez na sua iniciação dentro do culto do Candomblé Angola, esse nome somente o zelador ou zeladora tem acesso, ninguém mais pode saber, o zelador ou zeladora após o jogo de búzios o próprio Nkisi do filho ou da filha passa o nome daquele filho que esta nascendo. A dijina também o próprio Nkisi daquele que vai receber seu nome de batismo é recebido pelo Nkisi. As informações do que passa pela vida do iniciado é falado tudo pelo jogo de búzios.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Nilza bom dia
      Dijina a maioria tem um significado outras são recebidas como apenas um nome, neste caso sua dijina tiver um significado, seria o correto o zelador ou zeladora passar esta informação para você. Porque, veja na hora que o Nkisi confirma sua dijina, o zelador recebe também a história e tradução, Somente neste ponto de vista você vai saber mesmo caso tenha uma tradução ou uma história.

      Excluir
  5. Mukuiu babá
    É possível no Oro o inkisi dar um orunkó de outra nação?

    ResponderExcluir
  6. Olá Olodelajó
    No caso do Orô seria a onde o Nkisi recebe todo sacrificio que será lhe oferecido, um dia especial somente para este ato. Orunkó depois da 04 quarta saida sim a onde o Tata ou Mametu pede que um membro da cerimônia possa ser padrinho de Orunkó ou uma madrinha de Orunkó que vai acompanhar todo processo do nome na sala com todos presentes que participam, seram as testemunhas desse ritual. O nome do Nkisi seria uma cituação dada somente para o Tata ou Mametu antes do sacrificio somente o zelador pode saber...no caso do Orunkó esse o Nkisi entrega na cerimônia. Os fundamentos do Candomblé Angola sao fundamentais cuidamos do Nkisi, no caso o nome do Nkisi tem que ser da nossa tradição, como também Orunkó sendo das nosssas tradições.

    ResponderExcluir
  7. Mukuiu um ogan iniciado em outra nação, passando pra angola pode receber digina tomando AXÉ na casa de Angola ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Makóiu no Nzambi
      Ogãn se ele apenas iniciou no Ketu mas passou para o Angola tomando sua obrigação Orô Maior ai sim ele pode ter sua dijina

      Excluir
    2. Boa noite
      Poderia explicar melhor .
      O quê seria orô maior?
      Obrigado

      Excluir
    3. Olá Boa noite
      Orô maior Significado a primeira feitura ou seja o começo de tudo a sua raspagem, a primeira saída do Nkisi (Santo).

      Excluir
  8. Fui iniciada na Angola recebi dijina de sobáremi. Quero saber o significado e se sobá ou assobá é nkisi Angola. Se puder enviar assuntos sobre seus caminhos e ori6fico grata .mucuiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Makóiu no Nzambi
      Vejá se você foi raspada de iniciamento de feitura o Zelador passo sua dijina apenas ele pode lhe passar essas informações, história que tem significado com seu Nkisi.

      Excluir
  9. Bom dia
    Bença
    Gostaria de saber ?
    Sou feita na Angola
    Sou de Oxum com ogun
    Qual seria minha digina?
    Meu zap 21 97908 7292

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem..
      Muitos fazem a mesma pergunta, somente após a raspagem saida do Santo que o Responsavél pelo Terreiro que entrega a dijina perante ao publico.

      Excluir
  10. Não sou feito sou apenas lavado gostaria de saber oque segnifica atakueran

    ResponderExcluir
  11. Tbm gostaria de saber qual a minha digna sou oxum com ogum (67)99250-4163

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Dijina somente é entregue após a feitura (raspagem) e depois dos 03 meses do Kelê.

      Excluir
  12. Eu queria saber minha dijina sou de ogum puro e iansã de colo

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Fui feita mês passado e queria sabe qual será minha digina


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá..SE vc foi feita ou seja raspada a dijina somente é recebida após a queda do kelê

      Excluir
  15. Em resumo, dijina significa nome do filho, aquele que vai exercer o nome dali em diante.
    Somente será revelado depois da sua raspagem, saída do santo, no mesmo dia. O Zelador que vai dizer em sala cheia com testemunhas. O nome é tirado direto do jogo de búzios, quem passa o nome da dijina do filho é o próprio Nkisi (Santo) da pessoa.
    Espero gente ter ajudado. Axé a todos.

    ResponderExcluir
  16. Qual significado da digina kalademuenno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...somente seu Zelador teria como lhe ajudar ele sabe o significado.

      Excluir
  17. Bom dia fui raspada na casa de jeito mais fui feita na amgola não sei até hoje a dijina do meu orixá minha mãe de santo faliceu como faço agora para saber a divina do meu orixá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai...Na tradição Ketu a linguagem seria Orixá, já no Candomblé Angola tradição são Nkisi. Dijina é um nome que se recebe quando um filho da iniciação após sua primeira obrigação, Orixá ou Nkisi não recebem digina.

      Excluir
  18. Mais no caso o Ogã já é iniciado no Ketu, e mudou para o Angola, ele tem que se iniciar novamente ou tomar as obrigações? Não entendi esse Orô maior.

    ResponderExcluir
  19. Olá...Orô Maior quando vc faz sua primeira obrigação (raspagem) seria a obrigação maior. Se um Ogã já se iniciou em outra Nação ele apenas dará continuidade a onde parou, não precisa fazer tudo de novo. Como nós temos as nossas crenças o Ogã também recebe seu nome uma Digina na tradição do Candomblé Angola

    ResponderExcluir
  20. Bom dia motumbá mukuiu sou feita de Oxumarê do queto amo Angola qual é minha dijina

    ResponderExcluir
  21. Olá como vai...Makóiu no Nzambi, veja dijina que significa nome somente é entregue aos iniciados do candomblé Angola quando tomam sua obrigação de feitura (batismo). Como você é iniciado-a na cultura Yorubá Ketu não seria dijina, Orixá lindo Oxumarê nos costumes do candomblé Angola seria Tatetu Nkisi Hongolô, muda as crenças de uma para outra. Verifique com um responsável a onde você se encontra para tirar mais dúvidas para você.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde mokoiu Tata !!! Gostaria de saber quais as qualidades de Xango na cultura Angola bantu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite Makóiu no Nzambi...Nas tradições dos nossos cultos do candomblé Angola Bantu não adquirimos QUALIDADES com nenhum NKISI. Essas qualidades são de tradições das histórias da Nação e Dialetos Yorubá KETU. Xangô se refere a Orixás (Ketu) não Nkisi. Nós cultuamos Nkisi Nzazi.

      Excluir