Para que Serve a PEMBA e EFUN nos RITUAIS

 

A PEMBA

É um giz feita de calcário, rochas sedimentares, argila, calcita, entre outros minérios naturais, esse elemento ritualístico extraído dos Montes Brancos Kabanda. Pemba tem um formato cônico-arredondada feito de calcário que pode ter outras cores diferentes. Usado ritualisticamente em religiões afro-brasileiras como o Candomblé e a Umbanda.

Podemos entender que a pemba tem um poder espiritual com uma grande utilidade dentro dos terreiros atraindo uma determinada energia pura e paz ao ambiente. A pemba que podemos se referir por ser um objeto místico, um elemento muito utilizado para trabalhos espirituais, rituais, iniciação, traz um poder de alta magia vibracional.

A pemba é um poderoso objeto sagrado capaz de ligar o mundo visível e o invisível. Podendo afastar energias negativas, e pode ajudar a ter uma comunicação melhor com as divindades e entidades, ela é um canal poderoso de comunicação, faz fortalecer a conexão com o mundo espiritual. A pemba possui diversas cores o mais usado e tradicional a cor branca.

O PREPARO DA PEMBA 

A pemba não é apenas um simples giz que já contém suas força inestimáveis, para que fique mais poderosa e fortificada precisa de alguns ingredientes para o uso no candomblé. Para seu fortalecimento é necessários acrescentar algumas favas, ervas, folhas medicinais e outros ingredientes para ficar completa para o uso dentro de uma casa de candomblé.

A pemba já pronta e preparada pode ser utilizada em festas quando se inicia, o sacerdote sopra a pemba nos quatro cantos do terreiro. A sopra para cima sentido a cumeeira, e para finalizar é colocado um pouco de pemba em cada Ngoma (atabaques). Esse ritual é feito para espantar qualquer negatividade ruim que ficou no terreiro, purificando o local, para que haja limpeza para as divindades. 

OBS: Terreiros de Candomblé Angola precisam fazer esse ritual com a pemba e cantigas no inicio de uma festa sendo para saídas de Muzenzas, Kizombas ou toques para qualquer dividade é necessário passar a pemba.

Esse pó é muito importante seu uso pode ser para várias afinidades, mais usado e utilizado em banhos de limpeza energética para dar proteção e fortalecer a conexão junto ao sagrado, limpeza dos fios de contas, para lavar e purificar os búzios. Em dias de sexta feira Santa tem uma parte fundamental para o fechamento de corpo as curas, está ligado quase em tudo no que fazemos dentro de uma casa de candomblé.

O QUE É UM EFUN

Efun é um nome da tradição Jeje-nago dado a vários tipos de pó, utilizados nos rituais afro brasileiro. É um potente giz branco empregado nas pinturas iniciáticas de todos os Nkisi, Orixás e Voduns. É considerado muito sagrado, trás o equilíbrio, tranqüilidade, paz e paciência. Muito empregado no preparo de diversas fórmulas para varias finalidades. 

Faz parte de atos ritualísticos do sangue branco do reino mineral.Tipos de Efun ou pemba mineral é um pó retirado de calcário, que são encontrados na natureza e contém várias cores, também chamada de tabatinga. É utilizado na feitura de Santo que serve para pintar o corpo de um iniciado que chamamos de efun o pó branco.

Efun é uma peça fundamental em uma cerimônia ritualística que consiste em pintar a cabeça raspada e o corpo de um iniciado, com círculos ou pontos, e com traços tribais. Feitos como giz também pode ser utilizado com a pemba, uma prática importante e praticado durante a uma iniciação. Na primeira saída do iniciado (Muzenza ou Yàwó), a pintura é toda branca. 

Na segunda saída usar as cores da primeira divindade, da segunda divindade do iniciado, a cor da divindade do seu Zelador, e por ultimo a cor branca total são 04 cores. Para preparar essas pinturas usar a pemba ralada em forma de pó dissolvido com um pouco de água e um prato branco, depois da dança as pinturas serão removidas com um pouco de água com ervas sagradas.

O Efun sendo ralado se torna um pó branco consagrado a Lembá / Oxalá. Pode ser usado em banhos de ervas para renovar o axé de qualquer pessoa.

Vídeo com explicação sobre a Pemba e o Efun edição especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário