Tatetu Nzazi - A Ku Menekene Usoba Nzazi (Salve o Rei dos Raios).

Nkisi Tatetu Nzazi (O Senhor dos Raios).
 
Seu nome se origina da palavra Nzazi que quer dizer raio razão pela qual essa divindade está associada ao fogo bem como intimamente ligada aos trovões, raios e pelas pedras segmentadas formas pelo choque causado pelas descargas elétricas naturais ao tocarem o solo. Nzazi é comparado erroneamente por muitos ainda dentro das religiões africanas Bantu.

Quando uma casa é atingida por um raio a família é banida da comunidade, acreditam que tal fato ocorreu devido à erros graves cometidos por aquelas pessoas. Também é atribuído o sentido da justiça de punir severamente os falsos traidores e criminosos muitas vezes até com a morte. Nzazi o mais temido e respeitado de todos os reis, talvez estejamos diante do Nkisi mais cultuado e respeitado no Brasil.

É portanto o principal tronco do candomblé Angola no Brasil, Nzazi é o rei das pedreiras, senhor dos coriscos e do trovão, pai da justiça é o Nkisi guerreiro bravo e conquistador. Nzazi também é conhecido como o Nkisi mais vaidoso entre os deuses africanos. É o monarca por natureza, Nzazi também é representado pela pedreira é a pedra seja ela qual for, o fogo interior da terra, a lava do vulcão, Nzazi é o próprio vulcão.

Está presente em todos os lugares rochosos e arenosos e também muito ligado ao calor do Sol, o justiceiro da natureza aquele que manda castigar e que também castiga. Nzazi está presente em muitos momentos importantes de nossas vidas como por exemplo: nas decisões judiciais, na voz da prisão, na autoridade do professor, do policial, do juiz, do pai ou da mãe, tio, avô, irmão mais velho ou responsável, Nzazi é a atitude digna a fortaleza a decisão final, filho de Lembá Dilê. Nzazi nasceu para reinar para ser monarca para conquistar e solidificar cada vez mais sua condição de Rei.

Uma das lendas que mostra bem o senso de justiça de Nzazi é aquela que conta a história feita pelo deus do trovão. Nzazi acompanhado de numeroso exército à frente e com o exército inimigo, seus opositores tinham ordens de não fazer prisioneiros, destruir o inimigo desde o mais simples guerreiro até os ministros. E ao longo da guerra foi exatamente o que aconteceu aqueles que caíam prisioneiros dos exércitos inimigos de Nzazi eram executados sumariamente sem dó ou piedade, sendo os corpos mutilados devolvidos para que Nzazi visse o suposto poder de seu inimigo.

Batalhas foram travadas nas matas nas encostas dos morros nos descampados, Nzazi perdeu muitos homens sofreu grandes derrotas, pois seus inimigos eram impiedosos e bárbaros. Do alto da pedreira Nzazi meditava e elaborava planos para derrotar seu inimigo, quando viu corpos de seus fiéis guerreiros serem jogados ao pé da montanha mutilados com os olhos arrancados e alguns com a cabeça decepada, isto provocou a ira de Nzazi que num movimento rápido e forte chocou seu machado contra pedra provocando faíscas tão fortes que pareciam coriscos. 

E quanto mais forte batia mais os coriscos ganhavam força e atingiam seus inimigos, levantando seu machado em direção ao céu, Nzazi gerou uma seqüência de raios destruindo os chefes inimigos e libertando os guerreiros que logo passaram a servi-lo com lealdade e fidelidade. Assim Nzazi mostrou que a justiça está acima de tudo e que sem ela nenhuma conquista vale a pena e o respeito pelo Rei é mais importantes que o medo. O elemento fundamental de Nzazi é o fogo.

Seus símbolos: O machado de duplo corte, a balança que significa a justiça, xerém uma espécie de chocalho que traz em suas mãos representando o despertar dos rios e dos trovões.
Dia da semana: Quarta-feira, sua cor cultuado no candomblé Angola o vermelho e branco.
A comida ritual mais comum: Amalá o prato principal de Nzazi é feito com quiabo cortado, cebola ralada, sal, azeite de dendê ou azeite doce pode ser feito de várias maneiras. É oferecido numa gamela forrada com massa de acaçá.

3 comentários:

  1. Sou feito na nação de Goumeia, e sou de Sango, dizem na minha casa que sou de Sango do Ouro ou Sango Menino. Por favor pode me dizer algo sobre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola boa tarde
      Na Nação Angola chamamos de Nzazi e não Xangô pois Orixá Xangô é um dialeto Yorubá, e sim Nksi Nzazi que é de nossas histórias, linguagem Bantu.
      Sango de Ouro ou Sango Menino, nao existe esses nomes na Nação Candomblé Angola...Mas se vc foi feito
      provavelmente seria de Nkisi Nzazi
      verifique certo com seu zelador sobre isso pois Xango cultua no Candomblé Ketu e Nzazi cultua no Candomblé Angola.

      Excluir
  2. Meu nome francisco jose sou ogã da osu minha digina nzazieanda pode me dizer qual significado

    ResponderExcluir