Nsabas o poder das folhas, criadas por Katendê no candomblé Angola.

O poder das Nsabas (folhas)

As folhas tem uma importância vital para o povo do candomblé Angola, chamamos de nsaba, sem ela é impossível realizar qualquer ritual, todas as nsabas possuem poder, mas algumas têm finalidades específicas e nem todas servem para o banho de purificação, o uso em rituais e oferendas. O uso deve ser estritamente recomendado através do Tata (zelador) ou em comum acordo com o Tata Nsaba (aquele que tem o cargo de recolher qualquer folha), consagrado a todas as funções ligadas as folhas.

O Tata Nsaba sabe a importância e a polaridade energética positiva ou negativa de cada uma delas, a necessidade de cada indivíduo, sua utilização nos rituais. Tata Nsaba precisa saber todas cantigas que despertam o seu poder e a força das folhas sobre o axé, Katendê é o grande Nkisi das folhas, grande feiticeiro que por meio das folhas pode realizar curas, trazer progresso e riqueza. 

É nas nsabas que está a cura para vários tipos de doenças para o corpo e espírito, portanto precisamos lutar sempre por sua preservação, nas consequências desastrosas que não atingem os seres humanos. No candomblé Angola as nsabas são o nosso bem maior, elas contém a força ativa e viva de todos os Jinkisi, em todos os nossos rituais levam nsabas.
Desde uma simples reza de quebranto (olhado) até o ato de iniciação, por isso temos o compromisso com a preservação das espécies sagrada. 

Para colher as nsabas requer um simples ritual, existem algumas regras básicas que não podemos esquecer.

 1º Estar de corpo e coração limpo.
 2º Pedir licença (banda gira) a Tatetu Katendê.
 3º Levar sempre uma oferenda, fumo de corda, moedas, mel e uma vela, (com atenção, não causar uma queimada).

Outro item muito importante, não desperdício das nsabas, Katendê odeia que suas nsabas tiradas sejam desperdiçadas ou não utilizadas. O horário também é de grande importância no ritual da retirada das nsabas o ideal é que seja pela manhã bem cedo com o Sol ainda frio. Existem nsabas que na mudança de horário mudam também a regência das divindades, por exemplo, a nsaba da quarana pela manhã pertence a Nkosi, pode tomar o banho com está nsaba. 

Mas já ápartir do meio dia ela pertencer a Nkosi Mavambo, ja não serve para o uso de banho e sim para sacudimentos e ebós. Colher nsaba a noite nem pensar, somente em ultimo caso de muita urgência e no caso de doença, bater um paó para acordar a nsaba e explicar a necessidade de estar tirando naquele horário.

Entre algumas espécies que foram trazidas da África mais precisamente de Angola e da Nigéria foram mudas de acocô, pé de obí, peregum e folha da costa, usadas e plantadas em todo Brasil. As nsabas estão divididas nos elementos da água, ar, terra e fogo, cada nsaba tem o uso para cada Nkisi, por isso devemos ter cuidado não misturar as nsabas quentes com as nsabas frias. 

O banho de nsabas é muito importante, bem preparado faz muito bem mas também pode ser perigoso. As nsabas tem vida e muita força por isso temos que ter respeito e cuidados com elas, em cada pé de pau (árvore ou planta) habita uma divindade, os galhos são as ramificações da sua força, sempre estará regenerando e quando bem cuidado teremos forças por toda vida.

Um comentário:

  1. Parabéns eu gostei muito do seu blog. Espero que você publique mais histórias para nós, Axé para você.

    ResponderExcluir