Gongobila o Nkisi perfeito e o mais belo,

Gongobila

O Nkisi da riqueza e da fartura, diz as histórias que Gongobila seria filho de Dandalunda e Mutakalambô, deus da guerra e da água. É sem dúvida um dos mais bonito Nkisi do candomblé Angola, já que a beleza é uma das principais características dos seus pais.
Caçador habilidoso e príncipe soberbo, Gongobila reúne os domínios de Mutakalambô e Dandalunda e quase tudo que se sabe a seu respeito gira em torno de sua paternidade.

Apesar de sua história é preciso esclarecer que Gongobila não muda de sexo a cada seis meses como muitos falam, isso seria um mito ele é um Nkisi do sexo masculino. Sua dualidade se dá em nível comportamental, em determinadas ocasiões pode ser doce e benevolente como Dandalunda, sério e solitário como Mutakalambô. Gongobila é um Nkisi de contradições, nele os opostos se alternam ele é o deus da surpresa e do inesperado.

Na África dizem que Gongobila seria na verdade um guerreiro caçador, o maior entre todos os caçadores pai de todos. Se observarmos as cantigas de Mutakalambô, veremos a expressão que tem um grande caçador junto com seu filho, ou seja Gongobila o filho do caçador, é constante poder inferir certa lógica nas histórias contadas pelos africanos.

A história revela que Mutakalambô feliz pelo filho vindouro, declarou a Dandalunda o seu amor e pediu a ela a posse do menino. Mutakalambô se expressou a Dandalunda dizendo:  por amor a você quero que Gongobila fique comigo, vou ensiná-lo a caçar, comigo ele vai aprender todos os segredos da floresta.

Mas Dandalunda também amava Gongobila e por maior que fosse seu amor por Mutakalambô ela não poderia separar do seu filho então declarou: Gongobila viverá seis meses com sua mãe e seis meses com o seu pai, comerá do peixe e da caça, ele será caçador e será pescador, mas sem deixar de ser ele mesmo.
Gongobila um príncipe na floresta e um caçador sobre as águas. 

Características dos filhos de Gongobila. 

Os filhos de Gongobila possuem as características de Dandalunda, ou seja narcisismo é caracterizado por um padrão generalizado de sensação de superioridade (grandiosidade), vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme, elegância. Tem também características em comum com Mutakalambô, beleza, vaidade, cautela, objetividade e segurança.

Mas algo não pode negar os filhos de Gongobila são bonitos e possuem olho de gato, algo que atrai e repele ao mesmo tempo. São do tipo bonito mas são mandões, os donos da verdade, os mais belos cujo ego não cabe nele mesmo. Melhor não fazer elogios em sua presença, á não ser que queira ver sua imensa cauda de pavão abrindo como um leque.

Quando têm á consciência de que consegue controlar os seus defeitos, os filhos de Gongobila tornam pessoas muito agradáveis, os filhos de Gongobila não andam eles pairam sobre o ar. 

Dia: Quinta feira.
Cores: Verde espelhado com amarelo ouro espelhado.
Símbolos: Ofá, aluquere.
Elementos: Terra floresta, água de rios e cachoeiras.
Domínios: Riqueza, fartura e beleza.

Vídeo com mais explicação sobre Gongobila edição especial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário