Pambu Njila o primeiro de todos Jinkisi e Minkisi.



Pambu Njila
 
No candomblé Angola Pambu significa encruzilhadas ou encruza e Njila significa caminho, Pambu Njila é uma divindade um intermediário entre os seres humanos e outros Jinkisi, o senhor do caminho e dos começo, guardião das aldeias que faziam seu culto geralmente nas entradas. 

A pronúncia Pambu Njila que podemos dizer: só fale comigo se realmente estiver certo do que quer, Nkisi mensageiro entre os homens e as divindades, um Nkisi considerado guardião e pai, tem seu lado agressivo e ao mesmo tempo gentil e passivo. Pode ter matado um pássaro ontem com uma pedra que jogou hoje. Ele é encarregado de zelar pelos caminhos da vida humana e responsável pela evolução dinâmica. 

Pambu Njila é o principio de tudo a força da criação, o nascimento, equilíbrio negativo do Universo. Ele é a célula mantém a geração da vida o que gera o próprio infinito, quantas vezes precisar. É considerado primeiro o primogênito, responsável e grande mestre dos caminhos o que permite a passagem do início e de tudo. 

Pambu Njila é a força natural viva que fomenta o crescimento, o primeiro passo em tudo o gerador do que existe do que existiu e do que ainda vai existir. Ele está presente mais que em tudo e todos, na concepção global da existência. A capacidade dinâmica de tudo que tem vida, principalmente dos seres humanos que carregam em seu plexo, elemento dinâmico denominador.

O elemento de Pambu Njila é o fogo (Tubia) divindade que conhece todos os atalhos, todos os caminhos e acompanha seu filho em todos os lugares que ele passar, não há portas fechadas para está divindade. Esse Nkisi está ligado diretamente a todos os caminhos, estradas, fronteiras, ruas, vielas, becos, encruzilhadas, atalhos, subidas, descidas, está em todos os movimentos de ligação de ir e vir de mudanças no novo rumo. 

Pambu Njila é um Nkisi respeitado e sempre será o primeiro à ser louvado e homenageado, recebe homenagens e louvações primeiro que qualquer outro Nkisi, ele quem guarda o dibitu (porta) no Nzo e também tem a função de avisar a outros Jinkisi que as cerimônias religiosas já terão o seu início. 

Pambu Njila é filho de Mikaia irmão de Nkosi e Mutakalambô, dos três é o mais agitado, capcioso, inteligente, inventivo, preguiçoso e alegre é aquele que inventa histórias, cria casos. Em uma muitas das suas histórias podemos entender exatamente sua capacidade inventiva, sua conduta maquiavélica e sua maneira prática de resolver seus assuntos e saciar seus desejos. Assim é Pambu Njila o senhor dos caminhos pai da verdade e da mentira, o deus da contradição, do calor, das estradas, do princípio ativo de vida o mestre de tudo e nada.

Mavilutango 

Mavilutango não é um Nkisi ele é o responsável que traz a ordem do Nzo. Mavilutango é o que recebe realmente a maica, a ele saudamos e pedimos a segurança do portão, para um bom andamento da Kizomba (festa). Quando dizemos que despachamos Mavilutango, não é Mavilutango que estamos despachando e sim estamos o enviando a nossa porta para segurar as brigas, os invejosos, espíritos perturbadores, e etc. 

Muitos usam o termo vou despachar Exú ou Mavilutango, o que na verdade seria vou despachar a porta e lá deixar Mavilutango, cuidando e nos protegendo de todas as negatividades que possam surgir. Fiscalizando e neutralizando todas as Kizilas, é impossível afirmar que se trata da vibração, da força que interliga o Ixí (Terra) e Duilo (Céu).

Saudação: Kiuá Nganga Pambu Nzila (viva o senhor dos caminhos).
Elemento: Fogo.
Símbolo: Um bastão adornado com cabaças e búzios.
Mineral: Carvão koque e mercúrio.
Dia da semana: Segunda-feira.
Fio de conta cores: Vermelho e preto.
Roupa: Vermelha e preta, cinza e roxo.
Oferendas: Farinha de mandioca grossa, com dendê, água, mel, aguardente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário