Mês de Agosto celebração de KUKUANA, como celebrar e cultuar.


Kukuana

Se comemora todo ano no Brasil, suas festividades são realizadas nas casas de candomblé Angola celebrado no mês de agosto, trata-se de uma cerimônia em homenagem ao Nkisi Kaviungo. Kukuana que significa "Reunir, Dividir " e para minimizar as mazelas de doenças que possam atingir os membros da nossa comunidade no decorrer do ano vigente. Kukuana é um ritual especifico no sentido de prolongar a vida e trazer boa saúde a todos os filhos e participantes.

Kukuana uma celebração ligada a os Jinkisi e Minkisi e quais são: 
Kidembo, Matamba, Katendê, Hongolo, Nzumbarandá, Angoroméia, KongoLuande e Kaviungo, que formam uma família Daomé, com principal o pai da terra Nkisi Kaviungo. Nesta cerimonia Matamba tem o papel importante por ser ela que ajuda no ritual de trazer para o Nzo as esteiras, a onde serão colocados os alimentos.

Nem todos Jinkisi e Minkisi participam da Kukuana, e são servidos apenas alguns alimentos específicos para esta cerimonia, somente sua família participam. Lembá Dilê e Mikaia tem a participação fundamental, são os maiores criadores de tudo em nosso Mundo, são os pais de Nkisi Kaviungo. Kukuana é uma das Kizombas mais bonita para celebrar e festejar, todos os Nzos da nossa Nação Angola saúdam Kaviungo.

No mês de agosto do dia 01 até o ultimo dia deste mês é de costume colocar o assentamento de Kaviungo no centro do Nzo e lhe oferecer sua oferenda o deburu (pipoca). Sua cerimônia acontece sempre no ultimo sábado do mês de agosto. Para este ritual é necessário seguir nossos costumes com rezas, fundamentos, oferendas e rituais, Kaviungo ele reina neste mês e devemos assim manter nossos respeitos a esse pai tão maravilhoso.

Nkisi Kaviungo trás a sorte, esta ligado também a colheita de alimentos produzido pela terra. Esta cerimônia é celebrada para agradecer a Kaviungo pelas maravilhosas colheitas que a terra nos oferece durante todo ano. A finalidade da Kukuana tem vários sentidos, trazer saúde, fartura de alimentos e um dos principais, suprir as necessidades da força e energia a nossa alma e espirito.


Como preparar esta cerimônia:

Para a saída dos alimentos que serão apresentados e servidos o Tata ou a Mametu prepara uma fila trazendo os Nkisi, e com suas filhas de cargo para o centro do Nzo. Os alimentos serão colocados em panelas de barro enroladas com faixas e colocados a cima da cabeça, os alimentos que serão servidos a maioria são oferecidos do próprio Nkisi.
 
Serão oferecidos a paçoca torrada, arroz doce, canjica, batata doce, coco fatiado, pipoca e outros alimentos que podem ser complementados, as folhas de mamona servirão de pratos para os alimentos, antes serão lavadas com água morna e colocadas em um balaio. Os alimentos podem variar a partir de 07 pratos, trazendo para o centro do Nzo onde serão colocados sobre as esteiras formando a mesa do banquete.

Pessoas de cargo que vão servir os alimentos vai colocar um pouco de cada, e sobre a folha de mamona que irá servir de prato, em forma de respeito é que todos deveram comer com as mãos. O deburu (pipoca) de costume é sempre servido com maior estilo, será colocado em um tabuleiro de madeira.

Após Nguidia (comer), passar a folha de mamona sobre a cabeça, colocar a folha em um balaio para ser despachado em forma de agradecimento, e deverá limpar suas mãos na cabeça, isso é muito importante pode trazer axé energias positivas e limpeza, por esse dia muito especial que acontece uma vez por ano. Que no mês de agosto Tatetu Nkisi Kaviungo possa lhe abençoar com saúde, sabedoria, e abrir seus caminhos nesse seu longo trajeto.

Vídeo com mais explicação celebração de KUKUANA, como celebrar e cultuar edição especial.



6 comentários:

  1. Olá meu Tata makoiu!?
    Eu não poderia deixar de cumprimentá-lo, e lhe parabenizá-lo pelo Belo trabalho e dizer que o Senhor tem ajudado Muita gente da nossa religião, principalmente a cultura bantu,sakadilu...
    Um forte abraço e Makóiu Nzambi!!!

    Tata kilande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Makóiu no Nzambi Makóiu Fico feliz em poder mostrar e ajudar um pouco do que aprendi, essa energia maravilhosa que recebo dos Nkisis. Seja sempre bem vindo forte abraço.

      Excluir
  2. A benção! Excelente explicação.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de texto, parabéns Tata pela tão linda e rica publicação.
    Makóiu
    Que Mutakalanbo lhe conceda sempre muita sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras que assim seja... Muitas felicidades a você e tenha Axé sempre Makóiu no Nzambi.

      Excluir