Mona Nkisi iniciação (Filho do ser divino iniciado)
O ritual de iniciação no candomblé Angola seria á feitura, raspagem que representa um renascimento á onde tudo será novo na vida do Mona Nkisi, ele terá uma dijna um nome pelo qual passará ser chamado dentro das comunidades dos candomblés.
É marcado um toque no Nzo que chamamos de abolonãn, são entoados cânticos para os Nkisi no Nzo, e somente nas cantigas do Nkisi Tempo o filho vai passar á entrar em transe. Bolar no Santo é o mesmo que cair ao chão desfalecer ficar sem se mexer, como se o Nkisi daquela pessoa estivesse necessitando da sua feitura, na qual se iniciará os caminhos entre o iniciado e seu Nkisi.
A feitura tem por início o recolhimento que são os sacrifícios dos 21 (vinte e um) dias de reclusão, e neste prazo são realizado banhos (maionga purificação), kibane Mutuê, disciplinas, oferendas, ebós e todo o aprendizado como rezas, ensaios, e outros. Quando recolhido o filho ou a filha será chamado de Muzenza, já recebendo sua iniciação a raspagem no Mutuê (cabeça).
Recebe o canal de comunicação com seu Nkisi entre o ritual que vai aprimorando, o principal encontrar com seu nascimento no Orô Maior. O Muzenza recebe o Nkelê, mocrãn, os idés, os fios de conta, umbigueira, contra eguns. sendalas. O Muzenza terá que passar por rituais no decorrer dos 21 dias de recolhimento.
Seu corpo será katulado o fechamento de kuras, com navalha passado o azeite doce, a pemba e o atim, assim o filho ficará livre de males que possam lhe prejudicar em seus caminhos. O batismo é fundamental do Muzenza estará recebendo toda a energia ocular entre a sua vida espiritual junto com o nascimento do seu Nkisi.
O batismo realizado no candomblé Angola em que utilizamos, água energia de Nzambi Mpungu para o nascimento, águas dos assentamentos de Lembá Dilê e Nzazi tiradas do Idemburu (ronkó), que será lavada a cabeça do iniciante com ervas e outros, nesse ritual fazemos rezas e todos os fundamentos necessários, com sacrifícios de animais, aves e grãos.
As pinturas com a pemba ralada tem que ser feita conforme a sua hierarquia, com suas devidas cores denominado efun. Ele deverá passar por quatro saídas a primeira no Mulele Ndele - alá branco á segunda pintura branca, terceira com as cores dos Jinkisi conforme a hierarquia e a ultima a saída do Nkisi, com suas roupas e as paramentas.
Mona Nkisi terá apenas um assentamento á do Nksi para que suas futuras obrigações á conteção os rituais de anos, ofertar com sacrifícios de animais de acordo com as características de cada um e outros. A festa ritualística que marca o término deste período é denominada saída do Nkisi, neste momento ele será apresentado à comunidade.
Ele será acompanhado por uma autoridade à frente de todos para que lhe sejam rendidas homenagens. Deitado sobre uma esteira, ele saudará com adobále e paó, que são palmas compassadas que serão dadas a cada reverência feita pelo Mona Nkisi e acompanhadas por todos presentes, como demonstração de que á partir daquele momento ele nunca mais estará sozinho na sua caminhada.
Primeiramente saudará o Mundo, neste momento a localização da esteira é na porta principal entrada do Nzo, no seu interior ele saudará a Ntoto o Nksi da terra, o pepelê do Nkisi que reina no Nzo, as Ngomas que representam as autoridades presentes e por ultimo o seu Tata (pai). O momento mais aguardado do cerimonial é Orunkó, neste momento o Nkisi dará o seu nome perante á todos diante de uma pessoa de cargo que será seu padrinho ou madrinha do Mona Nkisi, e neste momento que se inicia a sua idade cronológica de sua vida com o Nkisi.
A celebração do Nkisi é sempre aos sábado, dando continuidade no domingo com a quitanda de Wunji, na segunda feira celebramos com á Flor do Velho que simboliza a mesa farta. Após a saída do recolhimento o Mona Nkisi permanecerá de resguardo até a queda do Nkelê, fora do Nzo por um período de 3 (três) meses, após mais 07 dias de Lembá.
Neste período ele será orientado de tudo que não pode fazer, o preceito do NKelê é de extrema responsabilidade se falhar pode perder a sua relação entre a sua caminhada com Nkisi. No Nzo continuará sentando no chão sobre uma esteira durante seus três anos.
Recebe um apoti (banco de madeira na cor branca com 25 cm de altura), para se alimentar terá um prato de agatá e somente beber líquidos com um copo de dilongá, está proibido utilizar outra cor de roupa somente o branco da cabeça aos pés, nem tão pouco sair à noite.
Agora sendo um Mona Nkisi deverá completar á sua maior idade, terá que continuar dia a dia com seu aprendizado e preceito, reforçar os seus votos por meio das obrigações. O transe é imprescindível para que uma pessoa seja iniciada com o batismo, a manifestação faz parte da liturgia dos Jinkisi e Minkisi (desuses e deusas), eles estarão sempre juntos com cada um dos seus filhos.
Importante
A iniciação é muito importante para todos, porque só os batizados podem assumir determinadas funções sacerdotais futuras com os cargos de Tata (Zelador) ou Mametu (Zeladora). Caso não tenha raspagem á feitura sendo o inicio, bastimo tudo quer for feito será em vão, por isso nunca queria tomar obrigações adiantadas de ano, sem antes ter passado pela sua feitura inicial.
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