Padê de Exú, como praticar esse ritual.



Padê de Exú

Um ritual para ser executado antes de qualquer cerimônia interna ou pública no candomblé, Exu é sempre o primeiro a ser homenageado. Antes de iniciar qualquer cerimônia é obrigatoriamente servir o padê de Exu.


Padê pode ser preparado de várias formas o principal a farinha de mandioca grossa misturada com varias etapas sendo o preparo com mel, água, azeite de dendê e com cachaça esses são os 04 itens de padê oferecidos a Exu e Pomba Gira. Precisa ser mexidos com as mãos em qualquer vasilha ou pote separado.

Colocados em um alguidar de barro, antes lavado com cachaça terá um divisão de 04 partes ou pode ser de 03 partes mais usado com dendê, mel e cachaça, ou com 02 partes apenas dendê e cachaça separados ao meio no alguidar. Para esse ritual do padê não pode servir em bacia de plástico ou prato de louça, esta oferenda será oferecido para Exu ou Pomba Gira.

Alguns costumam dizer vou despachar o Exu, mas na verdade se pronuncia vou despachar o padê para Exu. Neste ritual do padê estamos apenas alimentando e colocando o Exu da rua para proteger e ser o guardião e nosso mensageiro, seria aquele que vai proteger o Nzo de qualquer desavença que possa prejudicar a cerimônia que será executada. Ter a total segurança e mostrar ao Nkisi que o Nzo esta seguro, e que todos possam se manifestar para a cerimônia.


Exu é o mercúrio africano o intermediário necessário entre o homem e o sobrenatural, o intérprete que conhece ao mesmo tempo a língua dos mortais e dos Jinkisi (deuses), ele é o encarregado de tudo. O padê não tem outra finalidade a não ser trazer a melhor segurança para o Nkisi e para todos que na cerimônia estarão presentes.


No dia de cerimônia o padê é celebrado primeiro 
com som de cânticos e danças louvando a Exu, duas pessoas de cargos do Nzo, sendo os mais antigos da casa vão acompanhar o Tata para a retirada do padê, sobre direção do padê no centro do Nzo onde fica o Ntoto mediante de uma quartinha de barro com água, uma vela branca e um alguidar de barro contendo os padês o alimento do Exu, que será levado pelo Tata uma Mametu e uma Makota sentido ao portão onde serão despachados a água o padê a vela ficara acesa na entrada do portão.

Sabemos que os cuidados dentro do Nzo é de extrema segurança, se não despachar o padê antes de iniciar a cerimônia, pode causar grandes problemas durante a celebração como intrigas, desentendimentos, causar negatividades para aqueles que estão presentes, e pode influenciar maus espíritos perturbadores que vão atrapalhar no decorrer do período da celebração, o Nzo fica totalmente desprotegido. Por isso o padê não pode faltar, Exu é o primeiro a ser oferecido, esses Exus são os donos das ruas, guardiões protetores do Nzo.


A quartinha será colocado água, e com a vela serão colocados ao lado do Exu Onã, com um propósito de agradecimento a Kizomba que vai ser realizada, e nesse momento poderá começar, dando proteção aos adeptos, os filhos e as divindades que serão louvados.


Quais são as bases de um padê?

Quando fazemos oferendas para Exu ou Pomba Giras podemos usar o padê como uma forma de pedidos que veremos a seguir as diferenças de cada um. Existem quatro bases que são padê de: cachaça, azeite de dendê, água e mel.

Cachaça: Podemos usar esse elemento quando queremos um padê para descarrego, limpeza, desagregação de energias densas, pois a cachaça é um elemento adstringente, trabalha como se fosse um ácido energéticos.

Azeite de Dendê: O azeite é um elemento quente que pode ser usado tanto para trazer força e movimento. Quando as coisas estão muito paradas, poucos clientes, quando nada vai pra frente, o dendê pode ser utilizado no padê para essa função de esquentar o ambiente comercial.
 
Água: Envolve a purificação limpeza tanto do corpo quanto das emoções. A água é um elemento super ligado às emoções, também pode ser usado para acalmar. Ao contrário do dendê, usamos a água quando tudo está muito agitado, quando a gente precisa de calmaria.

Mel: Podemos usar para atrair prosperidade, união e sustento, o mel é um elemento doce e por isso tem uma relação com a magia, e que pode ser usado para quando queremos adoçar o amor quando queremos harmonia para o relacionamento.

Vídeo com mais explicação sobre o Padê de Exu edição especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário