Padê de Exú, como praticar esse ritual.



Padê de Exú

Um ritual para ser executado antes de qualquer cerimônia interna ou pública no candomblé, Exú é sempre o primeiro a ser homenageado. Antes de iniciar qualquer cerimônia é obrigatoriamente servir o padê de Exú.


Padê pode ser preparado de várias formas o principal a farinha de mandioca grossa misturada com mel, água, azeite de dendê e cachaça. São colocados em um alguidar de barro não pode servir em bacia de plástico ou prato de louça. Pode ser misturado com dois ou três tipos de padês no alguidar separados ao meio, um alimento que será oferecido a Exú.


Alguns costumam dizer vou despachar o Exú, mas na verdade se pronuncia vou despachar o padê. Neste ritual do padê estamos apenas colocando o Exú como guardião e como mensageiro, aquele que vai proteger o Nzo (terreiro) de qualquer desavença que possa prejudicar a cerimônia que será executada. Ter a total segurança e avisar o Nkisi que o Nzo esta seguro, e que todos possam se manifestar para a cerimônia.


Exú é o mercúrio africano o intermediário necessário entre o homem e o sobrenatural, o intérprete que conhece ao mesmo tempo a língua dos mortais e dos Jinkisi (deuses), ele é o encarregado de tudo. O padê não tem outra finalidade a não ser trazer a melhor segurança para o Nkisi e para todos que na cerimônia estarão presentes.


O padê é celebrado por duas pessoas de cargos no Nzo, os mais antigos da casa com som de cânticos e danças, sobre direção do padê no centro do Nzo diante de uma quartinha de barro com água, uma vela branca e um alguidar de barro contendo padê o alimento do Exú , que será entregue por um Tata, Mametu ou uma Makota.


Sabemos que os cuidados dentro do Nzo é de extrema segurança, se não despachar o padê antes de iniciar a cerimônia, pode causar grandes problemas durante a celebração como intrigas, desentendimentos, causar negatividades para aqueles que estão presentes, e pode influenciar maus espiritos pertubadores no decorrer do período da celebração, o Nzo fica totalmente desprotegido. Por isso o padê não pode faltar, Exú é o primeiro a ser oferecido, esses Exús são os donos da rua não pertencem ao Nzo.


Lembrando que a quartinha com água, vela e o padê serão levados para fora do Nzo onde serão despachados na rua, somente o padê e a água serão despachados. A quartinha será colocado água, e a vela serão colocados ao lado do Exú Onãn, com um propósito de agradecimento a Kizomba (festa) que vai ser realizada, e nesse momento pode começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário