Tatetu Ndenge, Mametu Ndenge como receber cargo no Candomblé Angola.


Recebimento de cargos, Tatetu Ndenge e Mametu Ndenge.

Um cargo no Candomblé Angola é de muita importância para um Nzo, será aquele que vai estar ao lado do Tata ou Mametu (Zeladores) para finalidades nos cultos e rituais. Esse recebimento de Cargo (Kijingu), somente poderá ser entregue sempre por um Tata, aquele que fez a sua iniciação, caso esteja em outro Nzo será entregue por um Zelador.


As tarefas para seguir esse novo caminho requer prática e força de vontade, o Mona Nkisi passa de grau ele se torna uma pessoa mais velha com esse cargo que irá receber. Ele não será maior que um Zelador apenas terá o cargo como um ministro, para estar sempre presente nas atividades no Nzo. 


A palavra Tatetu Ndenge ou Mametu Ndenge, significa Pai Pequeno ou Mãe Pequena, ambos terão o total respeito pelos mais novos. Ser um Tatetu Ndenge ou Mametu Ndenge é ter o mesmo grau de autoridade como uma Makota ou Kambondo, mas cada um com suas atividades, funções diferentes. Vão obter a mesma responsabilidade dentro do terreiro, esse cargo somente acontece apenas uma unica vez, o filho não pode receber dois cargos.


Quando poderão receber esse cargo e qual a necessidade.


O cargo de Tatetu ou Mametu Ndenge somente recebem esse cargo quando completam um ano após a sua feitura, que será entregue na obrigação de um ano. Antes como um Muzenza não pode ser entregue o cargo, a feitura terá que ser feita e ser um Mona Nkisi para receber.

Mas para obter esse cargo na obrigação de um ano, isso acontece quando um Tata necessita com uma extrema urgência para ter uma ajuda em seus cultos no terreiro. Esse cargo as vezes muitos esperam até os sete anos para se tornarem um Tatetu ou Mametu Ndenge, que é o certo mas nas medidas da necessidade abrimos uma exceção.

Para se tornar uma pessoa de cargo, podem acontecer nas obrigações de um ano ou na de três anos, isso pode variar da necessidade do Tata, ele que vai analisar o desempenho de cada Mona Nkisi que será seu ministro ou ministra. Ou aguardar a idade de cada um para completar os sete anos para receber o cargo.


Ser um Tatetu ou Mametu Ndenge é sempre amar o que vai fazer, este cargo não da autoridade para se tornar Zelador ou seja não poderá abrir seu terreiro, serão apenas ministros do Nzo do seu Tata ou Mametu. Os Zeladores precisão antes de tudo consultar o dono do Nzo o seu Nkisi, para saber se aquele filho ou filha estão aptos para a tal função como ministro, e consultar o Nkisi do filho ou filha para saber se terão história para se tornarem Zeladores ou de cargo.


Após receberem o cargo a faixa de Tatetu Ndenge ou Mametu Ndenge não poderão ser mais Zeladores, apenas ministros do Nzo, por isso a necessidade de confirmar sua história primeiro antes de tudo, porque se receber o cargo não poderá voltar atrás.


Conselhos: Os Zeladores antes de qualquer necessidade devem tomar muito cuidado com aqueles que recebem cargos no Nzo, esse cargo não torna uma pessoa melhor que ninguém apenas da autoridade para um filho receber uma pequena liberdade de ser seu braço direito, como qualquer outro cargo por ser receber no Nzo.
Mas para isso sempre bom analisar primeiro, precisa ser entregue por amor e respeito pelo Nkisi, muitos merecem e dão valor, mas outros usam para enganar e para obter vantagens.


Quais são as cerimônias de um Tatetu Ndenge e Mametu Ndenge


A cerimônia podem acontecer nas obrigações de um ano, na de três anos ou aguardar para receber na de sete anos, como foi falado pode acontecer caso tenha muita necessidade. Esse cargo não da autoridade do filho ou filha receber a mão de búzios, ou seja não tem história para usar um jogo de búzios por isso não recebe somente Zeladores aqueles que irão abrir os seu terreiros.


Na obrigação faz todo procedimento normal com um Orô, com todos os rituais animais e aves com sacrifício tudo que precise para sua obrigação, e neste momento que pode também assentar o segundo Nkisi do filho por receber o cargo no Nzo, os dois assentamentos fazem parte dos rituais e serão oferecidos sacrifícios de animais e aves machos e fêmeas separados. 


Apenas informando: Para o primeiro assentamento 01 - primeiro será sempre um Nkisi Tatetu e outro 02 - segundo será sempre Nkisi Mametu, ou vice - versa, mas nunca duas mães juntas ou dois pais juntos no Mutuê cabeça do filho, isso da conflito na vida de qualquer pessoa.

Uma Kizomba será feita para todos que estarão presentes, após reverênciar o Nkisi pela a obrigação sido feita, terá uma nova saída onde o Tatetu ou Mametu Ndenge vai receber suas peças de trabalho pelo cargo recebido, com uma roupa no estilo merecendo o cargo. Está obrigação não é um Deká ou Cuia apenas obrigação de cargo, quem recebe Deká ou Cuia somente aqueles que se tornarão Zeladores vão abrir seus Nzo terreiros.


A parte mais importante seria a faixa, que será colocada no ombro fechada cruzando o corpo com as palavras de Tatetu Ndenge ou Mametu Ndenge. Está faixa vai mostrar a todos presente que terá seus afazeres um compromisso no Nzo, um fio de grau será entregue mostrando a todos que deixou de ser um Mona Nkisi para ser tornar uma pessoa de cargo. 


Outra parte fundamental ele será tronado, terá autoridade para sentar em qualquer cadeira no Nzo e em qualquer outro lugar e terá seu próprio trono para sentar, mostrando sua autoridade como um filho de cargo.


Um Tatetu ou Mametu Ndenge não poderão batizar ninguém, fazer nenhuma feitura não terão filhos como os Zeladores, apenas vão auxiliar o seu Tata ou Mametu no Indemburo (ronkó). Mexer no Mutuê (cabeça) tirar Mukunãn (cabelo) não estão autorizado. Mas sempre estarão ao lado do Zelador para ajudar no que ele precisar, mostrando lealdade pelo nosso sagrado com amor ternura e com sabedoria.

Vídeo com explicação sobre Tatetu Ndenge, Mametu Ndenge como receber cargo edição especial.