Velas
Sempre foram utilizadas para dar luz e claridade para o mundo espiritual, não apenas em lugares mas principalmente com finalidades mágicas. A luz de uma vela carrega em si todas as forças do Universo, tanto que sempre cumpre a missão de agregar luz e força para qualquer situação. A chama da vela é a conexão direta com o ser espiritual superior, sendo que a parafina atua como a parte física da vela ou símbolo da vontade e o pavio a direção.
A vela que se acende para a meditação e a magia é uma valiosa ferramenta para quem trabalha com energias superiores. A luz da vela ajuda a concentrar a atenção na chama e a fundir nossa vontade com a força do fogo.
Em quase todas as nações do candomblé existem o uso das velas, atualmente existe também uma grande variedades de materiais utilizados. Para nós que somos do candomblé o uso da vela é importante em quase todas ocasiões. No terreiro é necessário acender do portão e em todos os lugares que foram plantados os Axés no terreiro, desde Exús, em todos assentamentos e Ibás do Nzo.
No candomblé Angola não usamos velas coloridas como na umbanda, somente usamos a vela de cor branca, ela pode ser acesa para qualquer uso, Exús, Pombo Giras, catiços, todos os Nkisi, feituras, trabalhos de qualquer tipo, ebós e outros.
A importância de utilizar a vela branca é fundamental a chama é uma das princípais forças, ela que vai iluminar a própria energia do ser espiritual. Podemos dizer que toda essa força que nós ligam com o nosso mundo e a espiritualidade, eles necessitam e depende muito da luz que ofereçemos a eles, um contato entre nós seres humanos e os Nkisi.
Funcionam como um telefone que precisa se estabelecer um contato com o plano espiritual, é por meio daquela luz que mantemos uma certa ligação. A luz é uma forma de mostrar o caminho a onde eles vão estar presentes para se manifestar as próprias divindades e entidades que precisão de luz para serem guiados e fortalecidos.
A vela branca pode ser usada em qualquer momento sendo de dia ou de noite, mas não podemos de forma alguma deixar as nossas divindades ou entidades no escuro, sempre manter velas acesa para trazer boas influências e ter caminhos com a prosperidade.
Na Umbanda é usado velas de todas as cores diferente da crença do candomblé Angola que somente utilizam a vela de cor branca. Cada terreiro de umbanda tem o seu Congár, onde cada Santo ou entidade tem a suas velas especificas com todas variadas e cores. Usadas para estabelecerem um contato por meio da vibração de cada um. Vamos citar alguns exemplos:
As cores de velas de Santo na Umbanda.
Exu: Preto e vermelho
Oxála: branco
Oxum: amarelo
Yansã: laranja
Yemanjá: azul claro
Oxóssi: verde
Ogum: vermelho
Xangô: marrom
Nanã: lilás
Obaluaê: preto e branco
Ibeji: duas velas uma rosa e outra azul
Oxumarê: amarelo e verde
Cores de velas de entidades na Umbanda.
Preto-velho: preto e branco
Exu e bombo-giras: preto e vermelho
Baianos: amarelo e branco
Boiadeiros: preto e amarelo
Marinheiros: branco e Azul
Ciganos: branco e vermelho
Erês: azul e rosa
Caboclos: verde ou branco e verde
Almas: branco
São esses alguns exemplos de velas de todas as cores usadas na umbanda, a chama tem o seu maior valor independente de cada cor da vela. É a chama que vai mostrar a entidade o caminho a onde seguir, usando a própria luz que irá guia-los.
Vídeo com mais explicação sobre o uso correto das velas e suas cores, edição especial.