Mametu Nkisi Dandalunda
Dandalunda cultuado no candomblé Bantu Angola considerada a senhora da fertilidade e da lua. Dandalunda senhora nobríssima, princesa, rainha senhora de grande prestígio, cultuada na terra dos Lundas. Para os povos Bantus Dandalunda é o Nkisi que comanda as nascentes, minas de águas que dão início aos rios. As suas águas fecundam a terra, proporcionando fartura e prosperidade. Senhora dos rios, cachoeiras e riquezas ligada ao ouro e aos dengos femininos, bem como a fertilidade e o nascimento.
Dandalunda é a deusa mais bela da nação do candomblé Angola, ela é a própria vaidade, dengosa e formosa, paciente e bondosa, mãe que amamenta e revela o zelo e ama seus filhos. Tem fortes ligações com Nkisi Hongolo devido ao movimento das águas, não é nenhum sacrilégio identificar, Dandalunda é uma linguagem Bantu Kongo, como Dandalunda Kisimbi Kimbundo e Dandalunda kia Maza Kicongo, todas essas escritas levam a Nkisi Dandalunda.
Dandalunda lindíssima sua vestimenta são roupas nas cores dourada como ouro, Dandalunda leva em suas mãos um leque, o abebé de latão ou qualquer outro metal na cor dourado. Dandalunda dança em ritmo lento com passos miúdos segurando graciosamente sua saia. Jovem e bela mãe mantém suas características de jovem adolescente.
Cheia de paixão busca entusiasmo o puro prazer, sedutora e vaidosa é a mais bela das divindades a própria malícia da mulher menina. Sensual e exibicionista consciente de sua rara beleza e se utiliza desses atributos com jeito e carinho para seduzir as pessoas conseguindo os seus objetivos.
Quando Nzambi Mpungu estava criando o Mundo escolheu Dandalunda para ser a protetora das crianças, ela que cuida de todos os pequeninos desde o momento da concepção ainda no ventre materno até que pudessem usar o raciocínio e se expressar em alguns idiomas. Por isso que Dandalunda é considerada a Nkisi da fertilidade e da maternidade. Por sua beleza Dandalunda também é tida como a deusa da vaidade sendo vista como uma Nkisi jovem e bonita movimentando seu espelho e abanando com seu leque.
O toque de ritmo lento é ritmado como o balanço das águas tranquilas e muito apreciado pelos fiéis quando estão presentes, Nkisi Gongobila ele acompanha em suas danças. Alguns mitos referem a ela como Dandalunda outros enfatizam sua proximidade com Gongobila, apresentado como filho, mensageiro havendo entre ambos tão estreita relação que chegam a ser considerados complementares.
É considerada também a divindade protetora das mulheres, chamada mãe das crianças a ela pertence a fertilidade de homens e mulheres. Todo ano por ocasião comemora um festival realizado em sua homenagem, mulheres estéreis tomam água de seu Ibá esperando retornar no ano seguinte com um filho por ela concedidos para agradecerem a sua graça alcançada.
Não apenas a fertilidade pertence a Dandalunda a prosperidade também, além de todos esses fatos confere a seus devotos a desejada proteção contra acontecimentos adversos. Assim sendo é invocada nas mais distintas circunstâncias, não há o que não possa fazer para ajudar os seus devotos.
Dandalunda não vê nenhum defeito nos seus filhos, para ela são verdadeiras jóias, por isso que é a mãe das crianças seres inocentes e sem maldade, zelando por elas desde o ventre até que adquiram a sua adolecência.
Características de Dandalunda:
Dandalunda - É considerada uma divindade velha dos tempos antigo, veste cores claras a mais tradicional amarelo ouro, usa abebé e também um alfange.
Seus símbolos: Leque, espelho, ouro, abebé de latão ou qualquer outro metal dourado.
Cor de Miçangas: Cor cultuado no candomblé Angola o amarelo ouro ou dourado.
Cor de Miçangas: Cor cultuado no candomblé Angola o amarelo ouro ou dourado.
Dia da semana: Sábado em sua homenagem.
A Comida ritual mais comum: Omolocum - comida oferecida a Dandalunda é feito com feijão fradinho cozido refogado com cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce, enfeitado com camarões inteiros e ovos cozidos inteiros sem casca oferecido em uma tigela branca.
A Comida ritual mais comum: Omolocum - comida oferecida a Dandalunda é feito com feijão fradinho cozido refogado com cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce, enfeitado com camarões inteiros e ovos cozidos inteiros sem casca oferecido em uma tigela branca.
Vídeo com mais explicação sobre Nkisi Dandalunda edição especial.