Lembá Dilê, Nkassuté Lembá, Nkisi da criação.


Lembá Dilê

Foi o primeiro Nkisi criado por Nzambi Mpungu, uma divindade da cultura do Candomblé Angola Bantu. O Nkisi mais velho, conectado à criação do Mundo também esta ligado a divindade Orixá Oxalufã das tradições do Candomblé Ketu. Associado a cor branca e a pureza, sua cor é destinado é o branco, todas as histórias que relatam a criação do Mundo passam necessariamente por Lembá Dilê. Foi o primeiro Nkisi concebido por Nzambi Mpungu e encarregado de criar não só o Universo, mas todos os seres e todas as coisas que existiriam no Mundo.

A maior interdição de Lembá Dilê é de fato o azeite de dendê que jamais devem derramar ou macular as suas roupas, ou seus objetos sagrados e muito menos o seu Mulele Ndele (Pano branco). O Mulele Ndele representa a própria vida e criação, está intimamente relacionado a paz e a concepção de cada ser, é a criação do poder e criador, sendo ele uma divindade masculino. 

Lembá Dilê traz em seu caminho a representação dos muitos tempos passados e eternos, ele se apoia em um cajado, que significa que ele merece respeito devido à sua idade avançada e por ser o mais antigo e ancestral de todas as divindades. Seu cajado é um dos seus símbolos mais marcantes, representando sua idade ancestral e sua forma de caminhar com apoio. 

A sua primeira função já remete ao seu significado profundo ação de cobrir, não evoca somente proteção e zelo que se denota a sua atividade masculina nas kizombas em cerimônia no Nzo. Lembá Dilê é homenageado por último porque ele é o grande símbolo da criação de todas as origens. Ele representa a totalidade, o único Nkisi que 
está vinculado na vida e nas cabeças Mutuê de todos os seres humanos. 

Todos são seus filhos e todos nós somos irmãos, já que a humanidade vive sob o mesmo teto do grande Mulele Ndele que nos cobre e protege. 


Nkassuté Lembá 

Conhecido como divindade Nkisi nas tradições da cultura Candomblé Angola, ele se associada à criação ancestralidade, procriação e clareza mental, além de ser considerado o patrono dos casamentos. Ele é visto como um Nkisi guerreiro ligado ao ar e às nuvens. Ele está associado à criação, ancestralidade, procriação, clareza, inteligência humana e a paz. 

Nkassuté carrega suas próprias ferramentas como a sua espada que lhe representa a capacidade de guerrear como um guerreiro, com sua coragem e disposição para lutar. Seu escudo para trazer proteção e defesa, demonstrando a capacidade de proteger seus filhos e seus seguidores. 

O senhor do Mulele Ndele o pano branco, ele é o senhor ligado a criação com seu irmão Lembá Dilê, embora também se manifeste como um guerreiro audaz. Nkassuté Lembá traz em seu caminho a representação de muitos tempos passados e eternos. Nkassuté esta ligado a cultura da divindade Oxaguiã do Candomblé Ketu. 

Características dos Nkisi: Lembá Dilê e Nkassuté Lembá.

Lembá Dilê - Velho e sábio foi o primeiro Nkisi criado por Nzambi Mpungu, conectado à criação do Mundo sua cor é o branco ligado a Mikaia. Um núcleo de sacerdotes ligados ao culto do Nkisi os dignitários portadores de títulos que fazem parte do corte desse rei tão respeitado por ser o mais velho.


Nkassuté Lembá
 - Um guerreiro ganhou o título de guerreiro de batalhas, uma de suas características e o gosto pelo inhame pilado que lhe valeu o apelido de guerreiro.


Saudação: Pembelê Lembá Dilê (Eu te saúdo Lembá Dilê).
Dia da Semana: Sexta feira.
Cores: Branco leitoso.
Simbolo: Opáxorô.
Elementos: Atmosfera, Céu e o Ar
Domínios: Poder procriador masculino, criação, pureza, paz, vida e morte.  
Oferenda: Canjica branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário