Esta matéria foi desenvolvida para facilitar e dar a melhor orientação para os novos sacerdotes e sacerdotisas das Nações dos Candomblés, para os que desejam obter casas terreiros de Candomblés, ter um resumo e um conhecimento sobre a preparação de um Nzo ou Ilê.
Como montar um Nzo, Ilê, Terreiro ou Barracão de Candomblé
Quando um filho completa seus 07 anos irá tomar sua obrigação e receber seu Deká no Candomblé Angola ou Oyê no Candomblé Ketu. Neste momento tão esperado, após receber sua obrigação de 07 anos o mais novo sacerdote ou sacerdotisa vai começar os preparativos para abertura do seu novo terreiro. Onde se iniciará uma nova jornada na sua tradição cultura correspondente seja ela Bantu ou Yorubá.
Procurar um teto ou chão para abrir um terreiro, primeiro consulta no Jogo de Búzios do seu zelador se aquele chão será viável para dar iniciação na sua nova casa e que não terá problemas futuros. Quando for confirmado pelo Nkisi ou Orixá que pode dar inicio a montagem dos fundamentos, assentamentos, uma estrutura, segurança, divisão de salas para todos os requezitos, acomodação para todos que estarão presentes e dali em diante poderá dar seguimento.
O seu sacerdote ou sacerdotisa estará a frente de tudo ele será a visão da casa e terá total responsabilidade com tudo, desde um pequeno detalhe até o maior detalhe. Nesta abertura da nova casa o filho acompanhará tudo que seu zelador for preparar ou plantar nesta nova casa, terá que observar todos os detalhes porque amanhã seus futuros filhos também abrirão casas e vão precisar usar os mesmos requezitos que você aprendeu.
As divisões das salas, quartos no terreiro
Para ter um terreiro precisa primeiro separar as salas os quartos como:
01 - Salão principal para as divindades e entidades festejar.
02 - Quarto para Indemburo para assentamentos, Ibás e para recolhimentos de iniciantes, para feitura e obrigações.
03 - Sala criadeira para Kibane Mutuê (Borí), trocar de roupas e para as saída das divindades e entidades.
04 - Sala para um Jogo de Búzios, para receber consulentes e efetuar Jogo de Búzios.
05 - Sala cozinha para preparos de alimentos para comemorações, oferendas, Ebós tudo que envolver alimentos em geral.
06 - Sala para receber convidados mais velhos de Santo, dar a melhor recepção para convidados na casa.
07 - Quarto para filhos ou filhas para permanência em dias de funções.
08 - Quarto para assentamentos de Exus e Pomba Giras da casa.
09 - Banheiros para convidados.
Quais fundamentos precisam ser plantados no terreiro
Nas tradições do Candomblé Angola
Para haver a colocação e a confirmação no terreiro o zelador também precisa confirmar todos os fundamentos que serão plantados e assentados na casa, e de qual origem estas divindades e entidades pertencem, ter o total conhecimento e o que podem trazer para a nova casa que esta sendo aberta.
01 - Sempre começa da entrada para dentro, o primeiro a ser confirmado é o Exu da terra no dia do ritual o zelador irá batiza-lo dando seu nome somente para o filho que esta abrindo a casa. Precisa ser assentado e colocado dentro de um buraco e fechado no meio da entrada do portão.
02 - Na entrada precisa ter o assentamento do Exu Lonãn conhecido como Exu Odara ele que vai permitir quem entra e quem sai.
03 - Assentamento de Nkosi fica do lado na entrada do portão a vista de todos, para dar a maior segurança no terreiro. Este assentamento fica do lado de fora no tempo.
04 - Casa de Tempo este local fica próximo do salão principal será colocado assentamentos dos Nkisi: Kidembo, Matamba, Katendê, Hongolo, Angoroméia, Kaviungo e Nzumbarandá todos colocados no tempo ou seja fora do barracão, haverá uma haste de eucalipto o tronco mastro que será pintado na cor branca, e será colocado com uma bandeira branca. Esses assentamentos são aqueles que tem história com o novo zelador da nova casa que dará seguimento. Os assentamentos dos Nkisi da casa e os restante e dos futuros filhos serão colocados no Indemburo (Ronkó).
05 - A colocação da Cumeeira, será colocado um Ibá branco de Lembá no alto junto com um caixote de madeira na cor branca aberta nas laterais simbolizando a conexão com o céu, seria como uma ligação a porta de entrada para todas as divindades.
06 - Fundamentos de Ntoto, é feito um buraco no centro do terreiro abaixo da cumeeira, e será feito os rituais para o dono da terra. Um assentamento de Kaviungo será colocado em um buraco e fechado com um piso diferente dos outros, mostrando que ali tem um Ntoto.
07 - Um trono será colocado no canto direito do terreiro, é feito sobre o piso uma camada elevada para a colocação do trono do Nkisi da casa, sempre fica mais alto do chão.
08 - Local das Ngomas (Atabaques) precisam ser batizadas antes de ser usadas, fica no fundo do terreiro ao lado da porta que dará acesso a sala criadeira.
Foi passado nesta publicação em resumo como abrir um terreiro de Candomblé Angola, nas tradições Bantu Congo. Para abrir um terreiro nos Candomblé Ketu tradição Yorubá Ketu o Ilê seria praticamente semelhante ou seja da mesma forma mas podendo ter algumas estruturas diferentes.