Conheça as QUIZILAS, como evitar e se cuidar na espiritualidade

O que significa Quizila?

O que é uma Quizila ou Kijila é uma palavra que se destina ao dialeto Quimbundo/Kimbundo Angola, no dialeto Yorubá Ketu conhecemos como Èwọ̀. Tem um sentido de preservar, cuidar ou manter as regras, e ter diversos cuidados evitando problemas. Quizila tem um termo significado de: tabu, proibição, impedimento, regra, restrição e interdição. A palavra quizila se popularizou em nosso país nas Nações dos Candomblés como uma forma de se proteger de qualquer perigo.

Diversas proibições são agregadas dentro de uma casa de Candomblé quando adquirimos cuidado, são designadas como quizilas seriam como energias contrárias. Estas energias negativas podem estar em alguns alimentos, frutas, nas cores de roupas, em situações do dia a dia, até mesmo em algumas dependência da própria natureza.

O que é proibido no candomblé?

As quizilas são cuidados que devemos tomar para não contrair algo de ruim em nosso caminho como percas ou perdas, evitar o máximo para não carregar energias negativas, caso não respeite as quizilas podem causar até problemas de saúde.

Nas grandes Nações dos Candomblés são exigidos os cuidados para os iniciados que obtiveram sua feitura, determinando que o iniciado terá seus cuidados para se proteger contra qualquer quizila que possa lhe prejudicar. O iniciado vai manter esses cuidados durante um curto ou um longo período na sua vida. 

A quizila é uma forma de reação negativa que atinge as pessoas fisicamente, causando algum mal, pode até gerar algum transtorno na vida pessoal. Acontece quando comemos ou fazemos algo que não devemos. Tanto os Nkisi/Orixá têm suas próprias quizilas que podem fazer mal a saúde aos seus filhos quando comem algo, obtendo fisicamente alergias pelo corpo, sendo que cada filho ou filha devem respeitar a quizila de cada divindade.

Pessoas do nosso Candomblé como sacerdote, sacerdotisa, pessoas de cargos e pessoas mais velhas de Santo, estão sujeitos aos cuidados e de se proteger contra qualquer quizila. Todos estão sujeitos a perdas, a males que podem aparecer, por isso devemos nos cuidar, para obter progresso na vida espiritual, e também na vida convencional.

Exemplos de Quizilas/Kijilas

Agora vou passar alguns exemplos mais comuns para tomar os cuidados com as quizilas, que podem acontecer no decorrer do dia a dia, indicações para todas as Nações dos Candomblés: 

Não passar por debaixo de arame farpado.

Não passar por debaixo de escada.

Não entrar em bar ou boteco.

Não entrar em cemitério.

Não dormir com os pés virado para a porta.

Não usar roupas preta, cinza, roxa, lilas e vermelha.

Não pregar botão em roupa no corpo.

Não comer a comida queimada do fundo da panela.

Não comer qualquer alimento restos de outros.

Não beber restos do copo de outros.

Não deixar passar a mão na cabeça.

Não dormir de barriga pra cima.

Não deixar os sapatos emborcados.

Não usar roupas rasgadas ou remendadas.

Não terminar o que o outro começou.

Não atravessar encruzilhadas de TE (T) ou de Xis (X) .

Não ficar de costa para o fogo.

Não sentar na entrada da casa.

Não deixar guarda chuva aberto dentro da casa.

Não varrer casa à noite.

Não ficar de costa para porta ou janela.

Não ficar encostado em batentes de porta.

Não comer caranguejo, Siri.

Não pegar a faca pela ponta sempre pelo cabo.

Não jurar pelo santo, nem pedir mal aos outros.

Não receber qualquer objeto com uma mão, receber com as duas mãos.

Não se alimentar com a cabeça coberta com pano ou outro objeto, mas com a cabeça descoberta.

Não andar nas ruas ou sair da casa de candomblé nos horários das seis da manhã, meio-dia, seis da noite e meia-noite. Aguardar no minimo 05 minutos.

Alguns exemplos sobre quizilas muitos conhecem como superstição, mas as quizilas quando não são evitadas podem trazer alguns problemas como: percas, dificuldades para obter lucros, relacionamento perturbado , percas de bens, trazendo azar por um tempo indeterminado.

Nos alimentos e frutas quando comemos, trazem quizilas das divindades. Mas essas quizilas vem de forma diferente se manifestando pelo nosso corpo com alergias, mal estar e febres, algumas divindades tem alimentos ou frutas impróprio para oferendas, até mesmo para o nosso consumo. Por isso devemos tomar cuidado com o que vamos oferecer para uma divindade e cuidado quando for comer algo impróprio.

Quijilas quando são evitadas podem nos ajudar a manter mais segurança, energia positiva e progresso em nossa vida. Por isso se você já fez alguns atos referente o que foram citados acima, procure agora evita-los, quizila é prejudicial e pode atrapalhar o seu destino e no caminho espiritual.

Vídeo com explicação sobre as QUIZILAS, como evitar edição especial.