Nkisi Nkosi Mavambo
Nkosi Mavambo um Nkisi muito próximo de Pambu Njila e a Nkosi, se aproxima mais de Pambu Njila. Das histórias da tradição do Candomblé Angola, presente nas tradições Bantu de matriz africana, Nkosi Mavambo é uma divindade dual, ou seja ele contém duas forças em si mesmo.
Nkisi ligado ao fogo e tem o manuseio dos metais e do ferro, Nkosi Mavambo é o dono do ouro e da magia, por isso é tão importante sua presença nos cultos cerimoniais ajudam para abrir caminhos. Mas é preciso ter muito cuidado, porque caso essa divindade se sinta desrespeitada, isso pode causar afastamento de suas energias e forças.
Nkosi Mavambo tem uma energia que vem da própria Lua, ligado a força das estradas. Sua ligação vem da noite e do dia, Nkosi Mavambo é considerado um Nkisi vingativo, não gosta de nada errado, prefere viver longe de problemas, se ele entrar em um pequeno desentendimento pode se irritar. Mas tem seu outro lado que trás a prosperidade caminho e paz.
É o senhor da noite vive nos cantos das encruzilhadas, castigando as pessoas que passam e profanam as oferendas deixadas. O fato de ter fundamentos periodicamente de um Pambu Njila, podemos identificar que esse Nkisi tem um componente mágico, podendo realizar qualquer feitiço.
Como esta divindade apresenta-se alternadamente sob duas formas: durante seis meses do ano, se manifesta como um Nkosi, e durante os outros seis meses do ano é representado por um Pambu Nlila. Estes seis meses não são exatamente o primeiro ou segundo semestre e sim dias alternados. Ou seja o filho de Nkosi Mavambo sente em seu organismo quando esta aflorado por um Nkisi ao outro, somente o filho deste Nkisi sabe desta mudança.
Um dos motivos dos filhos deste Nkisi serem considerados esquecidos, pois ninguém nunca sabe o que vai fazer, sempre pensando e são muito imprevisíveis, nem eles sabem qual vai ser a atitude diante de uma situação. Por isso as pessoas têm que ter muita paciência com os filhos de Nkosi Mavambo. Os sacerdotes quando tem um filho deste Nkisi sabe que este filho será aquele que sempre ele pode contar e sempre sabe que de vez em quando some do Terreiro mas sempre acabam voltando.
Filhos deste Nkisi não podem ser feitos a sua iniciação dentro do Nzo (barracão) são feitos todo os rituais no tempo, tudo é duplo são dois assentamentos um de Nkosi outro de Pambu Njila. O Kelê são duplos um nas cores vermelho com preto e outro na cor azul opaco. Nos sacrifícios de animais ou aves cada um separados para os dois assentamentos. Suas vestimentas são duas cores vermelho com azul escuro.
Quando esse Nkisi se manifesta em cerimonias ritualísticas são comemoradas suas tradições com danças de forma muito agradáveis e parecidas com os de Nkosi. O que podem diferenciar são suas vestimentas nas cores vermelho com o azul escuro. Sua ferramenta um ogó, é um instrumento de origem africana. Nkosi Mavambo um Nkisi cultuado por angoleiros tradições da cultura Bantu Congo desde os tempos antigos, sua existência foi nas aldeias do grande Congo na África.
No Candomblé para os filhos que regem na cabeça com esse Nkisi são extremamente raros e também são importantes para a nossa cultura. Os filhos de Nkosi Mavambo podem ter gênios muito fortes, e não adaptam com as pessoas, procuram ser fechados e as vezes se mantem isolados, agitado, instável, suscetível, manhoso, esquece das coisas. Mas quando estão de bom humor são bem agradáveis e procuram manter a paz.
Dias da semana: Terça - Feira.
Cores fio de conta: Cores Azul opaco e o vermelho opaco.Símbolos: Ferro, cabaça, estradas e encruzas
Elementos: Terra, fogo, ferro.
Oferendas Alimentos: Feijão preto, inhame cozido e torrado, azeite de dendê com cebola. O padê com azeite de dendê.
Contato para conselhos, explicações, assunto espirituais jogo de Búzios - (11) 951532874 SP - WhatsApp
Vídeo com explicação sobre Nkisi Nkosi Mavambo edição especial.