Nkisi Nkosi Mavambo e sua existência.


Nkisi Nkosi Mavambo

Nkosi Mavambo um Nkisi muito próximo de Pambu Njila e a Nkosi, se aproxima mais de Pambu Njila. Das histórias da tradição do Candomblé Angola, presente nas tradições Bantu de matriz africana, Nkosi Mavambo é uma divindade dual, ou seja ele contém duas forças em si mesmo.

Nkisi ligado ao fogo e tem o manuseio dos metais e do ferro, Nkosi Mavambo é o dono do ouro e da magia, por isso é tão importante sua presença nos cultos cerimoniais ajudam para abrir caminhos. Mas é preciso ter muito cuidado, porque caso essa divindade se sinta desrespeitada, isso pode causar afastamento de suas energias e forças.
 
Nkosi Mavambo tem uma energia que vem da própria Lua, ligado a força das estradas. Sua ligação vem da noite e do dia, Nkosi Mavambo é considerado um Nkisi vingativo, não gosta de nada errado, prefere viver longe de problemas, se ele entrar em um pequeno desentendimento pode se irritar. Mas tem seu outro lado que trás a prosperidade caminho e paz. 

É o senhor da noite vive nos cantos das encruzilhadas, castigando as pessoas que passam e profanam as oferendas deixadas. O fato de ter fundamentos periodicamente de um Pambu Njila, podemos identificar que esse Nkisi tem um componente mágico, podendo realizar qualquer feitiço.

Como esta divindade apresenta-se alternadamente sob duas formas: durante seis meses do ano, se manifesta como um Nkosi, e durante os outros seis meses do ano é representado por um Pambu Nlila. Estes seis meses não são exatamente o primeiro ou segundo semestre e sim dias alternados. Ou seja o filho de Nkosi Mavambo sente em seu organismo quando esta aflorado por um Nkisi ao outro, somente o filho deste Nkisi sabe desta mudança.

Um dos motivos dos filhos deste Nkisi serem considerados esquecidos, pois ninguém nunca sabe o que vai fazer, sempre pensando e são muito imprevisíveis, nem eles sabem qual vai ser a atitude diante de uma situação. Por isso as pessoas têm que ter muita paciência com os filhos de Nkosi Mavambo. Os sacerdotes quando tem um filho deste Nkisi sabe que este filho será aquele que sempre ele pode contar e sempre sabe que de vez em quando some do Terreiro mas sempre acabam voltando.

Filhos deste Nkisi não podem ser feitos a sua iniciação dentro do Nzo (barracão) são feitos todo os rituais no tempo, tudo é duplo são dois assentamentos um de Nkosi outro de Pambu Njila. O Kelê são duplos um nas cores vermelho com preto e outro na cor azul opaco. Nos sacrifícios de animais ou aves cada um separados para os dois assentamentos. Suas vestimentas são duas cores vermelho com azul escuro.


Quando esse Nkisi se manifesta em cerimonias ritualísticas são comemoradas suas tradições com danças de forma muito agradáveis e parecidas com os de Nkosi. O que podem diferenciar são suas vestimentas nas cores vermelho com o azul escuro. Sua ferramenta um ogó, é um instrumento de origem africana. Nkosi Mavambo um Nkisi cultuado por angoleiros tradições da cultura Bantu Congo desde os tempos antigos, sua existência foi nas aldeias do grande Congo na África.

No Candomblé para os filhos que regem na cabeça com esse Nkisi são extremamente raros e também são importantes para a nossa cultura. Os filhos de Nkosi Mavambo podem ter gênios muito fortes, e não adaptam com as pessoas, procuram ser fechados e as vezes se mantem isolados, agitado, instável, suscetível, manhoso, esquece das coisas. Mas quando estão de bom humor são bem agradáveis e procuram manter a paz.

Dias da semana: Terça - Feira.
Cores fio de conta: Cores Azul opaco e o vermelho opaco.
Símbolos: Ferro, cabaça, estradas e encruzas
Elementos: Terra, fogo, ferro.
Oferendas Alimentos: Feijão preto, inhame cozido e torrado, azeite de dendê com cebola. O padê com azeite de dendê.

Contato para conselhos, explicações, assunto espirituais jogo de Búzios - (11) 951532874 SP - WhatsApp

Vídeo com explicação sobre Nkisi Nkosi Mavambo edição especial.

Como INCORPORAR em uma Divindade ou Entidade no Candomblé e na Umbanda.


A incorporação e a iniciação correta, para o médium obter um lado seguro com sua divindade e entidade.

Incorporar uma divindade sendo um (Nkisi, Orixá ou Vodun) ou uma entidade como Catiços, Exus e Pomba giras, requer experiência, tempo, determinação e dedicação, muitos tem a facilidade de incorporar outros dificuldades, mas quem nasce com o dom de incorporação terá o tempo certo para trabalhar com uma ligação e a força ativa das divindades que rege não só o Globo Terrestre mas com o envolvimento da força que envolve a natureza e os quatro elementos que são o ar, terra, fogo e aguá. 

A incorporação está ligada a energia vital entre a matéria (corpo) e as divindades, quando nascemos cada um traz uma história. E somente com o tempo descobriremos a necessidade de fortalecer a nossa vida espiritual e a qual nação seguir. Não podemos mudar nossa história quando ela está ligada com o convívio entre as divindades e dando seguimento tanto ao Candomblé como na Umbanda.

Incorporação antes de tudo necessita que o médium iniciado, tenha cuidados para manter o crescimento espiritual, um preparo para começar a sua vibração, ou seja o contato entre a divindade e a matéria (corpo), os procedimentos são longos, mas como a divindade é pura precisamos manter o máximo possível com o corpo limpo. 

Como facilitar uma boa incorporação 

Para obter uma boa vibração irradiação é necessário manter o corpo sempre purificado e limpo. Quando iniciar dias de toque, festa, sempre tomar banho de purificação para que as divindades ou entidades possam penetrar no corpo aos médium iniciantes. Ao iniciar um toque no terreiro manter a mente pura limpa e desejar coisas boas quando começar as sessões. 

Ter um corpo puro requer regras, não beber consumir nem um tipo de bebida alcoólica, não ter relação sexual um dia antes dos trabalhos que serão executados, caso tenha uma comemoração ou cerimônia no terreiro.

O médium iniciado tem umas etapas para o desenvolvimento de incorporação tudo começa aos poucos requer prática e se dedicar, não pode incorporar totalmente uma divindade, no inicio do desenvolvimento de aprendizado. Isso vai conforme o tempo para que o próprio Nkisi, Orixá ou Vodun ou entidade se acostume com o corpo de quem esta se desenvolvendo.

A divindade vai adquirindo forças junto com o iniciado, jamais uma entidade ou divindade viria com sua força total, isso poderia trazer problemas para o iniciado. Por mais que mantenhamos o corpo puro não teriamos a incorporação completa, devido a impureza que envolve nossa vida. Eles sabem o momento certo para ter uma incorporação exata.


Como incorporar uma divindade (Nkisi, Orixá, Vodun) ou entidade.

Isso envolve a prática alguns tem mais facilidade para a incorporação, outros demoram para ter uma incorporação, somente com o tempo a incorporação poderá acontecer. Outros quando se iniciam e entram em um Terreiro querendo buscar força espiritual não tem o dom de incorporação mas tem sua história com sua divindade e serão relacionados como pessoas de cargo como Kambondo (ogan) ou Kota iniciada (ekédi) tanto no Candomblé como na Umbanda.

A incorporação não é se bater em paredes, ficar girando por horas, ficar rodando, se batendo, chacoalhando, as divindades ou entidades por serem elementos que envolve sua energia iniciando com uma irradiação. Eles são o próprio vento um simples toque que faz a incorporação, apenas em um toque está completo o incorporamento. Para desincorporar Kuendar ou dar Guia no Nzambi também com apenas um toque, sendo assim o médium iniciante acorda do sono da sua incorporação.

Quando o médium já tem uma boa incorporação com sua divindade ou entidade eles fazem tudo que precisa fazer, dançar, abraçar, sentar, cantar, fumar, beber e outras atividades também. Apenas são três coisas que não tomam totalmente nosso corpo, a visão, olfato, e audição, o restante são dominado pelo o nosso corpo todo pela incorporação.

Fingimento de incorporação 

Muitos também podem até fingir está incorporado, a divindade e a entidade não se manisfesta a uma boa incorporação com aqueles que mantém o corpo sujo ou impuro. Fazendo coisas erradas, enganando pessoas, utilizando artefatos impróprio no terreiro, sem nenhum respeito com frequentadores do terreiro. Pessoas assim nunca terão incorporação apenas fingimentos, as divindades e entidades não perdoam fogem e não permanecem nesses locais impuros.
 
Isso faz que na verdade afasta as divindades e entidades deixando para traz a pureza e o dom se perder. Se perde o dom da incorporação não há como resgatar, essa pessoa perde toda influência.

Divindades (Nkisi, Orixá, Vodun) e entidades devem ser respeitados e mantida com respeito e com a pureza, somente assim colhemos mais forçar e mantendo uma energia forte, saudável e segura.

Vídeo com mais explicação sobre o iniciado no candomblé Angola edição especial.