Organização no Terreiro, respeito e tradição no Candomblé Angola.

Por meios de esclarecimentos vou afirmar alguns pontos principais da nossa cultura no Candomblé Angola que foi passada ao longo do tempo, há mais de um século de tradição. Percebemos que o complexo código de ética relacionado às vestes dos praticantes do Candomblé Angola, está sendo infringido, expondo a nossa religiosidade de forma profana em meio à sociedade. 
O artigo tem por objetivo, esclarecer dúvidas de pessoas que não tiveram o acesso à informação da nossa religiosidade.
As hierarquias das indumentárias e vestimentas do Candomblé Angola, muitos participantes talvez pela falta de conhecimento, estão desrespeitando, não somente os seus mais velhos, mas também as nossas Divindades. Atos tradicionais paramentos do Nkisi em situações que vem se agravando, ao ponto de recriarem os trajes, implantando assim uma nova maneira de vestir o Nkisi e seus filhos. Com o cuidado de não ditar ou impor um código vestuário abaixo, apenas alguns esclarecimentos que comprometem as tradições do Candomblé Angola.

MONA NKISI (Filhos e Filhas).
  • MOKRAN: Uso constante.
  • SENDALAS: Uso constante.
  • YDÉS: Uso constante.
  • ROUPA BRANCA DE RAÇÃO: Até completar sete anos de iniciado, com obrigações tomadas, em todos os momentos a cor branco.
  • FIOS MONJILÓS: Uso constante.
MONA NKISI SEXO MASCULINO:
  • CALÇA DE RAÇÃO: Uso constante.
  • CAMISA DE RAÇÃO: Uso constante.
  • EKETÉ: O uso somente para homens de cargo, não usa torço de forma alguma.
Observação: Não é toleravel usar jeans, roupas de outra cores e etc.

MONA NKISI SEXO FEMININO: 
  • CAMIZU: Uso constante branco.              
  • SAIA DE RAÇÃO: Uso constante (somente usa saiote em féstas ou toques no Terreiro.
  • CALÇA DE RAÇÃO: Por baixo da saia.
  • PANO DA COSTA: Amarrado sobre os seios.
  • TORÇO: Uso constante, simples branco sem abas.
TATA KAMBONDO:
  • CALÇA: Social branca.
  • CAMISA: Social branca .
  • EKETÉ OU BOINA: Somente branca.
Observação: Não é toleravel o uso de jeans, boné na cabeça, roupas de outras cores, etc.

MAKOTA E KOTA:
  • OFIN OU CAFITA COM TORÇO: Makota e Kota não usa saia com anáguas de baiana.
  • PEQUENA TOALHA: É muito raro hoje em dia vermos uma Makota com uma toalhinha para enxugar o rosto do Nkisi.
Observação: O uso do torço com abas somente para Makotas, também podemos dizer que o uso das abas, significa que são feitas, deram sua obrigação.

ADES, PARAMENTAS E VESTIMENTAS DOS JINKISI E MINKISI (NKISI):
  • FILHOS E FILHAS COM NORMAS: Filhos e filhas com menos de sete anos de obrigação não podem de forma alguma vestir a roupa e paramentas do seu próprio Nkisi, quem pode e tem a autoridade é o seu próprio wunji que se manifesta para vestir a roupa e paramentas.
MÁSCARAS:
  • PROIBIDO NOS CULTOS: De forma alguma colocar mascaras no Nkisi, muitos estão enfatizando e estão mudando as nossas tradições, que não é correto mudar e sim respeitar os nossos fundamentos e nossa ancestralidade.
BATA E BAIANA:
  • QUEM PODE USAR: A utilização da bata e baiana é restrita as autoridades femininas do Terreiro, pessoas de cargo, Zeladora Mametu, Mametu Ndenge, Mametu Kusasa e Kota Rifula.
TORÇO - PANO DE CABEÇA:
  • QUEM PODE USAR: A utilização do torço é restrita às mulheres o Zelador Tata não usa torço, o correto eketé. O torço pode ser utilizado por homens, em obrigações internas em que o mesmo está recebendo feitura ou bori.
ABAS:
  •  AS ABAS TORÇO: As abas do pano de cabeça, estão relacionadas as mulheres de cargos no Nzo, uma filha iniciada usa torço sem abas, quando esta com sua Nkisi Mametu usa o pano de cabeça em forma de laço, o filho homem não usa torço, caso seja filho de uma Nkisi Mametu, pode usar o torço em forma de laço mas encorporado.
ALTURA DO TORÇO:
  • TORÇO: A pessoa que usa um torço tem que ter discernimento ao usar o pano de cabeça. O pano de cabeças não é turbante com diversas voltas e de altura desmedida.
PANO DE CINTURA:
  • QUEM PODE USAR: A utilização do pano de cintura é restrito às mulheres.
Observação: O pano de cintura deve ser colocado na altura dos seios, somente quem já tomou sua obirgação até os sete anos, quem recebeu cargo na casa mas não tem sete anos tomado usa o pano somente na cintura.

HOMENS NÃO USAM PANO DE CINTURA:
  • PANO DE CINTURA: Homens de forma alguma usam pano de cintura, essa tradição foi concebida somente para mulheres, o uso correto para pessoas de cargo Tata, Tatetu Ndenge e outros são roupas masculinas, tipo africanas com estilo e beleza, muitos usam richelieu com vários modelos de panos e cores.
FIOS DE CONTA.:
  • AFRICANOS, CORAIS, PEDRAS: Uso exclusivo para pessoas de cargo e zeladores ou zeladoras, dentro dos cultos do Candomblé Angola.
  • BOLAS DE PLÁSTICO: Não pertencem ao Candomblé Angola.
SAIAS:
  • QUEM USA: Uso restrito às mulheres, homens não usam saias.
  • CUMPRIMENTO: A saia deve ser longa, cobrindo o calçolão.
Com muita alegria mantenho minhas tradições corretas dentro do culto do Candomblé Angola, não posso dizer que seja perfeito. Mas em respeito a ancestralidade sigo com orgulho com sabedoria, agradeço ao Nkisi poder sempre buscar os meus fundamentos e aprendizardo. Manter organizado não são para muitos, mas poucos que mantém a dignidade de corresponder os atos espirituais, com nosso Candomblé Angola forte e unido, com respeito, atitude e procurar agir corretamnte, seguindo nossas tradições.

Torço (pano de cabeça), como usar correto no Candomblé.

O uso do torço no Candomblé (cabeça coberta), uma tradição antiga iniciado dentro dos cultos africanos, que hoje envolve nossas tradições nos Candomblés do Brasil. O torço é mais do que apenas uma cabeça coberta, é uma forma de tradição e respeito. Um grande pano retangular amarrado nas cabeças das mulheres, cores e estampas, quanto maior o pano, maior a habilidade.

Como amarrar um torço, uma forma de arte que requer prática, paciência e muitas vezes um braço bem tonificado, mas uma vez amarrado, o torço pode fazer qualquer mulher aparentar uma certa realeza, um ar de supremacia estética. Uma bela coroa de glória e honra, hoje eles vem em cores surpreendentes, padrões e desenhos. O torço tem grandes destaques em féstas nos cultos dos Candomblés no Brasil, trazendo charme e beleza, uma mulher sem o torço é considerada incompleta, sem o uso do torço pano de cabeça. No Candomblé ele tem uma amarração padrão, mas hoje em dia o torço usado por Mametus, estão sendo usando de maneiras esplêndidas, deixando a essência religiosa e respeitosa se perder.


Somente as mulheres utilizam o pano de cabeça, caso um homem use o pano de cabeça, somente em obrigações internas em que o mesmo está recebendo em rituais como bori, feituras e obirgações, nesta ocasião o uso do torço é fundamental.


Como determinar as abas do torço na cabeça. 

Estão relacionadas as mulheres de cargos, Mametus e Makotas, as filhas iniciantes (Muzenzas, Mona Nkisi e Kotas) usam o torço sem abas. No terreiro o Nkisi de uma filha, se faz um laço com o torço, quando sua Nkisi for Mametu (sua mãe de cabeça), quando for Nkisi Tatetu (pai de cabeça) não coloca torço, caso um filho for de Nkisi Mametu, (mãe de cabeça), somente nesse momento utiliza o torço de laço na cabeça e quando estiver encorporado.
 
Altura do pano de cabeça não pode ser exagerado, sendo maior que da sua Mametu. Amarrar um torço é uma arte, a sua criatividade se torna de grande estilo, o melhor cuidado seria fixar bem o torço na cabeça, caso ele se solte em uma cerimônia, não seria adequado que isso acontecesse, ficaria deselegante. O torço pode ser amarrado em vários estilos, eles trazem a história da nossa tradição angoleira, não somente para embelezar mas também em forma de tradição aos nossos ancestrais.


Homens de forma alguma podem usar pano de cabeça em féstas, rodas de Candomblés, ou seja proibido o uso do torço na cabeça. Na época dos antigos escravos os homens eles usavam pano de cabeça simples para carregar peso, este pano era símbolo de trabalho e escravidão. Este aspecto de usar torço ou pano de cabeça foi entregues somente para as mulheres, e não há homens como muito acontece e erram muito sobre as suas vestimentas que tem as suas próprias, e que foram concebidas. Os Homens tem suas próprias vestimentas no caso de um Zelador o uso na cabeça é o Eketè, na tradição angoleira roupas para homens são o uso de trajes masculinos.