A árvore do Akoko (folha de Akoko)
É uma das folhas mais importantes e sagradas do culto aos Deuses Africanos. O Akoko é uma das folhas que costuma ser associada sempre a prosperidade. Essa árvore não é uma espécie nativa do Brasil, foi introduzida pelos africanos que aqui conduziram e viveram com sua cultura onde se adaptou perfeitamente.
Embora não seja uma árvore nativa do nosso País, é comum encontrar árvores de Akoko nos Terreiros de Candomblé do Brasil, sendo que suas folhas e tronco são indispensáveis para a nossa cultura religiosa.
Considerada árvore da prosperidade, seus troncos eram muito empregados nas feiras, locais onde o comércio era intenso. Era comum que após serem utilizadas como estacas seus troncos brotassem, gerando novas árvores. Dentro das casas de Candomblés costuma estar associada o seu uso para todas as divindades sendo Nkisi, Orixás e Voduns.
As folhas de Akoko desempenha um papel fundamental em nossa convivência, e no mundo dos espíritos. Seu tronco geralmente não é muito ramificado, constatamos dois aspectos importantes dessa árvore a sua ligação com a ancestralidade e com o elemento do ar. São tão importantes que são utilizadas para consagrar títulos religiosos.
Dizem os antigos que está ligado ao ciclo da iniciação, quando uma nova etapa na vida do iniciado começará. Por isso é uma folha muito utilizada durante as cerimônias de festejo dos sete anos quando ocorre a entrega de um Deká ou um Oyê. Segundo as histórias dizem que nenhum rei é considerado rei se não tiver levado em sua cabeça a folha de Akoko.
Essa folha pode trazer alguns benefícios, além de seu valor ritualístico, a folha de Akoko também possui benefícios medicinais. Acredita-se que suas propriedades possam auxiliar no alívio de dores, inflamações e problemas respiratórios. O seu uso pode promover relaxamento, equilíbrio emocional e bem-estar geral.
Akoko é amplamente utilizada em rituais e práticas espirituais tradicionais. Suas folhas são consideradas sagradas e associadas à proteção, purificação e conexão com os ancestrais. Ela é frequentemente utilizada em incensos, banhos rituais e na preparação de infusões energéticas.
Quem quiser plantar o Akoko não precisa de muito espaço, pois o seu tronco não é muito grosso, porém o seu porte é majestoso fica bem alta, suas flores também são bonitas.
Não podemos aqui falar sobre todas as utilidades da árvore, folhas, tronco e galhos do Akoko, mas passamos em resumo a sua utilidade em nosso lado da crença espiritual, é uma árvore que nas casas de Candomblés todas as suas partes são importantes e possuem um grande uso e função.
Vídeo com explicação sobre a folha Sagrada AKOKO edição especial.