Muzenza iniciantes, sua disciplina no candomblé Angola.

Muzenza 

Um iniciante que vai aprimorar com nossos costumes no Nzo (terreiro), com um grande caminho junto com as nossas histórias ritualísticas no candomblé Angola, até completar sua fase de Mona Nkisi (filho ou filha com a feitura). Após fazer uma consulta através do jogo de búzios com o Tata ou Mametu, que esteja em fase de iniciação no Nzo. 


A Muzenza só é permitido o uso de três fios de conta simples com uma perna cada, um na cor branco leitoso que corresponde a Lembá Dilê, outro na cor do Nkisi do Muzenza, outra na cor do Nkisi do Tata ou Mametu. Todos eles fechados com búzios e firma feitos no cordonê quando já identificado, dessa forma podemos saber que o Muzenza é um iniciado e qual corresponde o seu Nkisi.


O maior intendimento no Nzo é sempre obter axé e a disciplina, observar o comportamento dos mais velhos, ser verdadeiro com seus sentimentos puros com o Nkisi e estar sempre disposto para aprender. Entender que o mais importante não é ser batizado e sim saber o porquê se iniciar para o Nkisi. 


Tudo tem seu tempo certo para sua futura feitura com seu próprio Nkisi, nos concede essa oportunidade de aperfeiçoamento e adaptação, são várias exceções. Ser uma Muzenza iniciante é estar se preparando para que no futuro possa ser um bom Mona Nkisi, ser um Tata ou Mametu (Zelador ou Zeladora), Tatetu Ndenge (Pai pequeno) ou Mametu Ndenge (Mãe pequena).


Aqui estão uns dos procedimentos de como se vestir, básicos de uma Muzenza:


Estar vestido de branco, ressaltando que:

  • Homens – Calça comprida e camisa branca.
  • Mulheres – Saia, calça de ração e camisa branca.

Ao chegar da rua descansar o corpo, ir direto tomar seu banho de Maionga sem fazer paradas e evitar qualquer conversa, colocar sua roupa branca com seus fios de conta.




Agora veremos as práticas necessárias fundamentais de como agir uma Muzenza.

  • Deitar ao chão com a cabeça baixa (dobalê), para o Tata ou Mametu, voltando para trás e de joelhos pegar na mão do zelador, fazer o sinal da cruz e pedir Makóiu, aguardar ele responder Makóiu no Nzambi, trocar à benção com todos os seus irmãos, por ordem de hierarquia dos mais velhos aos mais novos, somente de joelhos de acordo com a ordem iniciada.
  • Perguntar ao Tata ou Mametu sobre a função que deverá fazer no Nzo, muitas funções podem ser determinadas pelas Makotas da casa.
  • Deverá fazer suas refeições sentado na esteira, e assim que terminarem deverão levantar as mesmas e guardá-las. Não devem colocar os pés calçados nas esteiras.
  • Somente pode dormir na esteira caso faça necessário, terá a autorização do Tata ou Mametu para dormir nos quartos do Nzo.
  • Quando acordar não deve falar com o Tata ou Mametu antes que ele tome seu primeiro café da manhã.
  • Não pode jamais olhar nos olhos do Tata ou Mametu, enquanto não tomar sua obrigação de 07 anos, não pode fumar na frente dele.
  • Não pode usar sapato de salto alto, calça jeans, roupa preta, vermelho e roxo, não pode usar bijuterias ou qualquer tipo de maquiagem, dentro do Nzo não pode ter unhas pitadas.
  • A Muzenza nunca fica de pé em frente ao Tata e sim agachado, com a cabeça baixa.
  • Nunca interrompe o Tata quando ele estiver conversando com alguém, quando tiver visita não sendo em dia de festa ou em dia corriqueiro. É correto que os filhos se abaixem próximo a ele dizer: Banda Gira que significa (licença), espera ele dizer Gira-ê significa (pode passar), de cabeça baixa falar com ele em tom de voz baixa.
  • A Muzenza não deve passar pelo Tata com a cabeça erguida, e sim um pouco curvado para frente.
  • Não pode ter unhas grandes, falar alto no barracão, não sentar em cadeiras e sofá, somente em esteiras.
  • Quando entrar na roda de dança ficar de cabeça baixa, após os Tatas Kambondos pararem as Ngomas ficar agachado de cabeça baixa.
  • A Muzenza tem suas funções no Nzo relacionadas à limpeza e manutenção, se for um Muzenza antigo e de confiança poderá exercer outras funções.
  • Não pode comer de garfo e faca, somente com as mãos em um prato de agatá, somente beber água em um copo de dilongá, antes de comer qualquer alimento, sempre pedir Banda Gira para o Tata, ele responde: Gira com Nzambi Mpungu, terminou de comer pedir Makóiu.
  • A Muzenza só pode ir embora, ou seja se retirar com autorização do Tata.
  • Não participa de rituais litúrgicos no Nzo, respeitar a hierarquia.

Muzenza deve sempre aprimorar e dedicar o máximo este período de aprendizado, humildade e retidão é neste momento que irão refletir quanto a sua futura iniciação, as responsabilidades do que é ser um filho nos costumes no candomblé Angola.