Aroni o guardião
Vamos falar sobre Aroni um misterioso anãozinho perneta que gostava de fumar cachimbo, um guardião entre as folhas e florestas.
Katendê sempre ocupado em preservar suas matas contra queimadas e por perder grande parte das suas terras verde, devido a destruição que a humanidade prática a todo tempo, com uma longa trajetória de destruição. Katendê precisou de um reforço para liderar a segurança das suas florestas e suas Nsabas (folhas). Formou uma espécíe de assombração, aquele que assustaria todos de suas matas, para evitar uma queimada e o desmatamento de suas terras.
Para criar Aroni Katendê usou várias formas, tudo que henvolvia entre folhas, árvores, pedaços de ossos, fumo, barro, água e a força da natureza. Ele criou Aroni que pela imperfeição veio somente com uma perna só, pequeno mas com grande poder de força. Ele possui um olho pequeno para ver a longa distância, e o outro olho grande para enchergar na escuridão, e tem uma orelha pequena para ouvir quem esta vindo a longa distância, a outra orelha grande essa a mais importante ouvir o chamado das árvores quando estiverem em perigo.
Katendê sempre foi um Nkisi feiticeiro, ele aprendeu a usar todas as formas para criar qualquer feitiço que precisa-se para sua defesa, usando as energias das folhas, árvores e terras. Um Nkisi temido por saber fazer feitiços para o bem, mas para aqueles que não respeitar seu reino sobre as folhas ele poderá fazer um feitiço sobre elas, perdendo as energias para o culto.
Dizem as lendas e histórias que já viram Aroni, um misterioso anãozinho perneta, e que fumava com cachimbo.
Habilidoso e rápido é o mais veloz de todos seres vivos da floresta, Aroni fez grandes defesas para proteger a flolhas e florestas, assustando todos aqueles que queriam desonrar o rei Katendê. Ele fica sempre escondido sobre as árvores mais alta da floresta, e foi chamado de o guardião e vigia comandado por Katendê.
Nunca desperdice qualquer tipo de folha, pegue somente o necessário, Aroni pode lhe seguir e caso desperdice ele poderá jogar um feitiço sobre todas as folhas, e elas não terão a essência que precise para qualquer ritual.
Ele não é um Nkisi como Katendê, foi considerado apenas um guardião das florestas e de todas as folhas que penetram sobre a terra. Cuidado quando for fazer algo que destrua qualquer área sobre as florestas, Aroni sempre estará por perto para vigiar, se irritar ele vai te assustar, Aroni o guardião.
Tumba Junçara, Bate Folha, Tombeicí, Goméia fundadores das Raizes Nação Angola.
As grandes matrizes do Candomblé Angola, que fazem história em todo Brasil, vou citar em resumo uma das grandes histórias dessas Raizes e Sarcedotes os fundadores, que hoje envolvem nossas vidas perante os Jinkisi e Minkisi, da cultura do Candomblé Angola.
Raiz Tombeicí
Maria Genoveva do Bonfim conhecida como Maria Nenem, sua dijina Mametu Tuenda dia Nzambi, nascida no Rio Grande do Sul em 20 de janeiro de 1865, faleceu em Salvador - BA em 1945. Foi a grande matriarca de uma família da qual se originaram inúmeros Nzos (terreiros) de Candomblés da Nação Angola em todo o Brasil.
Era filha de Santo de Roberto Barros Reis Tata Kimbanda Kinunga sua dijína, por volta de 1850. Africano que teria recebido esse sobrenome por ter sido escravo de um certo Barros Reis, membro de tradicional família baiana. Maria Nenem filha do Nkisi Kaviungo foi a fundadora do Nzo Tombeicí, a matriz de importantes casas de Bantu Kongo do Candomblé Angola.
Raiz Tumba Junçara
A Raiz Tumba Junçara foi fundado em 1919 em Acupe, na Rua Campo Grande, Santo Amaro da Purificação no Estado da Bahia, por dois irmãos de esteira que foram recolhidos juntos para os atos ritualísticos.
Cujos nomes eram, Manoel Rodrigues do Nascimento sua dijina nome de batismo, Kambambe e Manoel Ciriaco de Jesus dijina Ludyamungongo, ambos iniciados em 13 de junho de 1910 por Mametu Tuenda dia Nzambi, Maria Nenem.
Raiz Bate Folha
Bate Folha uma das Raizes do culto do Candomblé Angola, seu Nzo fica localizado na Rua Dionísio Brito Santana, antiga Travessa São Jorge, n. 65 -E, Bairro da Mata Escura do Retiro - Bahia, o maior terreiro da Cidade e um dos mais antigos em atividade.
Fundado em 1916 por Manoel Bernardino da Paixão, sua dijina nome de batismo Ampumandezu, ocupa uma área de 14,8 hectares pertence hoje à Sociedade Beneficente Santa Bárbara que o representa civilmente, com uma grande dedicação ao Nkisi Bamburucema.
Raiz Goméia
João Alves de Torres Filho ou Joãozinho da Goméia ele foi um sacerdote do Candomblé Angola, existem muitas histórias sobre Joãozinho da Goméia. A sua iniciaçao foi devido um problema de saúde quando ainda era criança. João Alves Torres Filho foi iniciado para o mundo do Candomblé Angola e recebeu sua feitura pelo Zelador Severiano Manuel, foi um sacerdote do Candomblé Angola.
Com a morte de seu Zelador, Joãozinho da Goméia refez a sua feitura no terreiro do Gantois com Mãe Menininha, mudando do Candomblé Angola para o Candomblé Ketu em 1924 aos 10 anos de idade.
Joãozinho da Goméia nascido em Inhambupe dia 27 de março de 1914 e teve seu falecimento em São Paulo dia 19 de março de 1971.
Raizes Viva Deus e Viva Deus Filho
Maria Nenem recolheu como Muzenzas para serem iniciadas em seu Nzo, Francelina Evangelista dos Santos, sua dijina Mametu Dialumbidí, filha de Nkisi Dandalunda. Após receberem seus cargos como Mametus, e juntamente com Sr: Feliciano Alves fundaram o Terreiro Viva Deus Filho e lá vieram suas primeiras filhas de Santo.
Raiz Bate Folhinha
Bate folhinha fundada pela Mametu Eloyá, foi iniciada na Raiz Bate folha e seguiu sua longa história com sua Raiz Bate Folhinha. Sue primeiro Nzo construido em Salvador - Bahia. Outro Nzo construido em Belo Horizonte com Tata Bernadino, hoje são de grandes destaques no Candomblé Angola.
Raiz Tombeicí
Maria Genoveva do Bonfim conhecida como Maria Nenem, sua dijina Mametu Tuenda dia Nzambi, nascida no Rio Grande do Sul em 20 de janeiro de 1865, faleceu em Salvador - BA em 1945. Foi a grande matriarca de uma família da qual se originaram inúmeros Nzos (terreiros) de Candomblés da Nação Angola em todo o Brasil.
Era filha de Santo de Roberto Barros Reis Tata Kimbanda Kinunga sua dijína, por volta de 1850. Africano que teria recebido esse sobrenome por ter sido escravo de um certo Barros Reis, membro de tradicional família baiana. Maria Nenem filha do Nkisi Kaviungo foi a fundadora do Nzo Tombeicí, a matriz de importantes casas de Bantu Kongo do Candomblé Angola.
Raiz Tumba Junçara
A Raiz Tumba Junçara foi fundado em 1919 em Acupe, na Rua Campo Grande, Santo Amaro da Purificação no Estado da Bahia, por dois irmãos de esteira que foram recolhidos juntos para os atos ritualísticos.
Cujos nomes eram, Manoel Rodrigues do Nascimento sua dijina nome de batismo, Kambambe e Manoel Ciriaco de Jesus dijina Ludyamungongo, ambos iniciados em 13 de junho de 1910 por Mametu Tuenda dia Nzambi, Maria Nenem.
Raiz Bate Folha
Bate Folha uma das Raizes do culto do Candomblé Angola, seu Nzo fica localizado na Rua Dionísio Brito Santana, antiga Travessa São Jorge, n. 65 -E, Bairro da Mata Escura do Retiro - Bahia, o maior terreiro da Cidade e um dos mais antigos em atividade.
Fundado em 1916 por Manoel Bernardino da Paixão, sua dijina nome de batismo Ampumandezu, ocupa uma área de 14,8 hectares pertence hoje à Sociedade Beneficente Santa Bárbara que o representa civilmente, com uma grande dedicação ao Nkisi Bamburucema.
Raiz Goméia
João Alves de Torres Filho ou Joãozinho da Goméia ele foi um sacerdote do Candomblé Angola, existem muitas histórias sobre Joãozinho da Goméia. A sua iniciaçao foi devido um problema de saúde quando ainda era criança. João Alves Torres Filho foi iniciado para o mundo do Candomblé Angola e recebeu sua feitura pelo Zelador Severiano Manuel, foi um sacerdote do Candomblé Angola.
Com a morte de seu Zelador, Joãozinho da Goméia refez a sua feitura no terreiro do Gantois com Mãe Menininha, mudando do Candomblé Angola para o Candomblé Ketu em 1924 aos 10 anos de idade.
Joãozinho da Goméia nascido em Inhambupe dia 27 de março de 1914 e teve seu falecimento em São Paulo dia 19 de março de 1971.
Raizes Viva Deus e Viva Deus Filho
Maria Nenem recolheu como Muzenzas para serem iniciadas em seu Nzo, Francelina Evangelista dos Santos, sua dijina Mametu Dialumbidí, filha de Nkisi Dandalunda. Após receberem seus cargos como Mametus, e juntamente com Sr: Feliciano Alves fundaram o Terreiro Viva Deus Filho e lá vieram suas primeiras filhas de Santo.
Recolheu Leocádia Maria dos Santos Mametu Ujittú filha do Nkisi Kaviungo, que fundou o Terreiro Viva Deus Filho, na Fazenda Grande que depois mudou para Engomadeira, hoje quem zela pela Nzo Viva Deus Filho Mãe Toinha Mametu Kixima.
Viva Deus situado na Estrada das Barreiras, 1233 em Salvador - Bahia.
Raiz Bate Folhinha
Bate folhinha fundada pela Mametu Eloyá, foi iniciada na Raiz Bate folha e seguiu sua longa história com sua Raiz Bate Folhinha. Sue primeiro Nzo construido em Salvador - Bahia. Outro Nzo construido em Belo Horizonte com Tata Bernadino, hoje são de grandes destaques no Candomblé Angola.
Nkisi, Orixá qualidades, suas diferenças no Candomblé.
Nesta postagem vou informar sobre as diferenças entre Orixásculto do Candomblé Ketu, o Nkisi no culto do Candomblé Angola.
Orixás porque qualidade
O Candomblé Ketu é uma das nações que envolve o culto sobre uma designação genérica das Divindades, cultuadas pelos Yorubás do Sudoeste da atual Nigéria, e também de Benin e do Norte do Togo trazidos para o Brasil pelos africanos. Dessas áreas e aqui incorporadas por todo território brasileiro, para seu crescimento religioso no Brasil.
Os Orixás são deuses que correspondem a pontos da força da natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças.
Qualidades são várias formas de conhecer a cada Orixá e como eram vistos, como eram cultuados em várias tribos, cidades em regiões africana. O segredo de ter suas qualidades foi quando os Orixás fizeram seus governos sobre as tribos nas regiões africana, os Orixás passaram por várias cidades e receberam simbolicamente um sobre nome, por suas formas de conhecimento e lhe foram concebidos as qualidades para quase todos os Orixás.
Candomblé Angola uma das tradições que envolve as Divindades, cultuados pelos povos Bantu Congo, cultuada na África pelos povos de Angola e de Luanda, trazidos para o Brasil pelos escravos africanos, com a chegada dos primeiros navios vindo da África, o Candomblé Angola foi o primeira Nação a chegar ao Brasil, hoje expandida por todo Território Nacional.
Da mesma forma que o Nkisi ou Orixá receberam o poder da construção pelo criador supremo Olorum ou por Nzambi ambos Deus criador do Mundo de tudo que nela existe e de todos nos. As histórias são elevadas conforme o culto de suas tradições do Candomblé Ketu e do Candomblé Angola, com seus ensinamentos diversos, cada uma separada de cultos distintos, mas são divindades que contem as mesmas energias. No Candomblé Angola Tradição Bantu não existem qualidades, somente essas modalidades são de uso das Tradições Ketu Yorubá.
Vou citar duas formas de qualidades de Orixás, e como entender no Candomblé Angola correspondente a cada um.
Orixá Xangô suas qualidades: Alafim, Afonjá, Aganju, Agodo, Obain, Barú e Airá. Apenas algumas qualidades, mas na cultura do Candomblé Angola apenas chamamos de Nkisi Nzazi.
Orixá Oya suas qualidades: Onira, Bagan, Topé, Biniká, Balê, Petu e Egunita. Outro resumo de Orixá com qualidades, nos cultos do Candomblé Angola apenas chamamos de Nkisi Matamba.
Devemos entender que a cultura, os rituais, as Divindades, as formações ligada ao nascimento de um filho, cores das Divindades, cores de fios de conta, ritmos de tocar e dançar, rezas, ensinamentos e outros mudam entre uma a outra. Tanto como os povos dos Yorubás tem seus próprios cultos, os povos da cultura Bantu tem seus próprios rituais.
Ìyàwó / Ketu iniciando no culto do Candomblé Angola
Não á necessidade de trocar de Divindade, caso já tenha sua iniciação, a raspagem batismo somente acontece apenas uma vez. Ele passa a dar continuidade com suas obrigações nos rituais do Candomblé Angola, aprimorando sua nova caminhada com uma nova dança, costumes, disciplina, a troca dos fios de conta, e outros, um ritmo totalmente diferente do que aprendeu.
Os rituais das obrigações passam pelos costumes do Candomblé Angola, a Divindade dará sua continuidade com que recebeu, e passa pelos costumes, ensinamentos da tradição do Candomblé Angola.
Independente de qualquer Nação a um respeito com aquele que precisa buscar o seu melhor, sabemos que quando uma Divindade necessita de bons cuidados eles não procuram sabedoria ou cultos erroneamente. Tanto como Orixá ou um Nkisi procuram lugares que mostrem o certo e aprimoramento, eles não escolhem casas, terreiros ou nações apenas querem o melhor lugar para serem cultuados de modo certo.
Orixás porque qualidade
O Candomblé Ketu é uma das nações que envolve o culto sobre uma designação genérica das Divindades, cultuadas pelos Yorubás do Sudoeste da atual Nigéria, e também de Benin e do Norte do Togo trazidos para o Brasil pelos africanos. Dessas áreas e aqui incorporadas por todo território brasileiro, para seu crescimento religioso no Brasil.
Os Orixás são deuses que correspondem a pontos da força da natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças.
Qualidades são várias formas de conhecer a cada Orixá e como eram vistos, como eram cultuados em várias tribos, cidades em regiões africana. O segredo de ter suas qualidades foi quando os Orixás fizeram seus governos sobre as tribos nas regiões africana, os Orixás passaram por várias cidades e receberam simbolicamente um sobre nome, por suas formas de conhecimento e lhe foram concebidos as qualidades para quase todos os Orixás.
Candomblé Angola uma das tradições que envolve as Divindades, cultuados pelos povos Bantu Congo, cultuada na África pelos povos de Angola e de Luanda, trazidos para o Brasil pelos escravos africanos, com a chegada dos primeiros navios vindo da África, o Candomblé Angola foi o primeira Nação a chegar ao Brasil, hoje expandida por todo Território Nacional.
Da mesma forma que o Nkisi ou Orixá receberam o poder da construção pelo criador supremo Olorum ou por Nzambi ambos Deus criador do Mundo de tudo que nela existe e de todos nos. As histórias são elevadas conforme o culto de suas tradições do Candomblé Ketu e do Candomblé Angola, com seus ensinamentos diversos, cada uma separada de cultos distintos, mas são divindades que contem as mesmas energias. No Candomblé Angola Tradição Bantu não existem qualidades, somente essas modalidades são de uso das Tradições Ketu Yorubá.
Vou citar duas formas de qualidades de Orixás, e como entender no Candomblé Angola correspondente a cada um.
Orixá Xangô suas qualidades: Alafim, Afonjá, Aganju, Agodo, Obain, Barú e Airá. Apenas algumas qualidades, mas na cultura do Candomblé Angola apenas chamamos de Nkisi Nzazi.
Orixá Oya suas qualidades: Onira, Bagan, Topé, Biniká, Balê, Petu e Egunita. Outro resumo de Orixá com qualidades, nos cultos do Candomblé Angola apenas chamamos de Nkisi Matamba.
Devemos entender que a cultura, os rituais, as Divindades, as formações ligada ao nascimento de um filho, cores das Divindades, cores de fios de conta, ritmos de tocar e dançar, rezas, ensinamentos e outros mudam entre uma a outra. Tanto como os povos dos Yorubás tem seus próprios cultos, os povos da cultura Bantu tem seus próprios rituais.
Ìyàwó / Ketu iniciando no culto do Candomblé Angola
Não á necessidade de trocar de Divindade, caso já tenha sua iniciação, a raspagem batismo somente acontece apenas uma vez. Ele passa a dar continuidade com suas obrigações nos rituais do Candomblé Angola, aprimorando sua nova caminhada com uma nova dança, costumes, disciplina, a troca dos fios de conta, e outros, um ritmo totalmente diferente do que aprendeu.
Os rituais das obrigações passam pelos costumes do Candomblé Angola, a Divindade dará sua continuidade com que recebeu, e passa pelos costumes, ensinamentos da tradição do Candomblé Angola.
Independente de qualquer Nação a um respeito com aquele que precisa buscar o seu melhor, sabemos que quando uma Divindade necessita de bons cuidados eles não procuram sabedoria ou cultos erroneamente. Tanto como Orixá ou um Nkisi procuram lugares que mostrem o certo e aprimoramento, eles não escolhem casas, terreiros ou nações apenas querem o melhor lugar para serem cultuados de modo certo.
Exús e Pomba Giras os DONOS das RUAS e seus domínios.
Exús e Pomba Giras os donos da rua.
As Pomba Giras e Exús são os donos da rua e também lideram os becos, estradas, vielas, encruzas, calçadões, praças, entre outros. Mas essas Pomba Giras e Exús fazem uma liderança, um comando noturno apartir das 00:00 hs até as 6:00 hs da manhã, são divididos um a um, cada um lidera a sua expectativa rua com o horário noturno.
Eles fazem um papel de lideres a onde observam tudo o que acontece no mundo deles e também em nosso mundo, são os observadores com olhos de gato. Ouvem tudo o que falamos e desejamos, por isso quando andar por uma rua ou encruza cuidado no que vai falar, eles podem lhe atender.
Como lideram as ruas
Cada rua tem um Exú ou uma Pomba Gira de uma esquina a outra comandada por eles, a maior encruza que tem uma forma de cruz, o lado masculino é comandada por Exús, eles lideram essa parte maior. Cada encruza em forma de cruz tem o nome de cada Exú, pode ser o Exú Caveira, Exú Toquinho, Exú Tranca Rua, Exú 07 Encruzilhadas, Exú Tiriri e outros Exús.
As Pomba Giras comandam as encruzas em forma de "T" tem o lado feminino, cada uma delas lideram de uma esquina a outra, são as Pomba Giras Dama da Noite, Maria Padilha, Maria Mulambo, Cigana, 07 Saias, Maria Quitéria e outras.
Todos eles estão perantes a estes dominíos, todos os Nzos (terreiros) são rodíados de encruzas machos e fêmias, é importante saber quais Exús ou Pomba Giras lideram a região.
A encruza ou rua mais pequena pertence a Pomba Gira Menina, becos pequenos, ruas sem saída pequenas pertence a Exú Mirim ou pode ser do Exú Toquinho, depende de cada lugar para eles reinar seu próprio lugar.
Caso o Nzo precisa de proteção eles podem proteger sem custo algum, mas sempre as segundas feira lhe oferecer um padê, farinha de mandioca grossa misturada com mel, azeite de dendê, aguá ou cachaça, pode lhe oferecer dois tipos de padês. São oferecidos enfrente do Nzo esparramados entre a calçada com a rua, e com uma quartinha de barro com aguá despejar na rua, durante este ritual fazer bons pedidos a eles.
Os Exús e Pomba Giras são bem discreto, eles dividem os padês entre sí, muitos se alimentam do padê. Quando o Tata ou Mametu fazem essa parte com eles podem ter certeza eles vão fazer segurança no Nzo, contra qualquer mal que possa atingir. Eles também protegem o Nzo contra espirítos zombeteiros, agem como segurança do portão pra fora.
Eles nunca entram no Nzo porque são os donos da rua, nunca saem do seu trajeto de ligação entre a sua esquina com a outra, para que outro Exú não possa tomar de conta do seu lugar. Sempre á um respeito por eles por seus territórios, cada Exú ou Pomba Gira respeita seu espaço, mas com muita cautela.
São ótimos como protetores do Nzo, de residências e também de comércios quando bem cuidados e respeitados, nunca jogue lixo em uma encruza você pode ofender eles. Para aqueles que já conhecem os donos e as donas da rua é sempre bom cumprimenta-los, uma forma de respeito, perante a todos eles.
Eles podem livrar de um acidente ou da morte, mas nunca ameace ou desrespeitem eles, suas forças podem levar uma pessoa a um acidente ou até mesmo a morte.
As Pomba Giras e Exús são os donos da rua e também lideram os becos, estradas, vielas, encruzas, calçadões, praças, entre outros. Mas essas Pomba Giras e Exús fazem uma liderança, um comando noturno apartir das 00:00 hs até as 6:00 hs da manhã, são divididos um a um, cada um lidera a sua expectativa rua com o horário noturno.
Eles fazem um papel de lideres a onde observam tudo o que acontece no mundo deles e também em nosso mundo, são os observadores com olhos de gato. Ouvem tudo o que falamos e desejamos, por isso quando andar por uma rua ou encruza cuidado no que vai falar, eles podem lhe atender.
Como lideram as ruas
Cada rua tem um Exú ou uma Pomba Gira de uma esquina a outra comandada por eles, a maior encruza que tem uma forma de cruz, o lado masculino é comandada por Exús, eles lideram essa parte maior. Cada encruza em forma de cruz tem o nome de cada Exú, pode ser o Exú Caveira, Exú Toquinho, Exú Tranca Rua, Exú 07 Encruzilhadas, Exú Tiriri e outros Exús.
As Pomba Giras comandam as encruzas em forma de "T" tem o lado feminino, cada uma delas lideram de uma esquina a outra, são as Pomba Giras Dama da Noite, Maria Padilha, Maria Mulambo, Cigana, 07 Saias, Maria Quitéria e outras.
Todos eles estão perantes a estes dominíos, todos os Nzos (terreiros) são rodíados de encruzas machos e fêmias, é importante saber quais Exús ou Pomba Giras lideram a região.
A encruza ou rua mais pequena pertence a Pomba Gira Menina, becos pequenos, ruas sem saída pequenas pertence a Exú Mirim ou pode ser do Exú Toquinho, depende de cada lugar para eles reinar seu próprio lugar.
Caso o Nzo precisa de proteção eles podem proteger sem custo algum, mas sempre as segundas feira lhe oferecer um padê, farinha de mandioca grossa misturada com mel, azeite de dendê, aguá ou cachaça, pode lhe oferecer dois tipos de padês. São oferecidos enfrente do Nzo esparramados entre a calçada com a rua, e com uma quartinha de barro com aguá despejar na rua, durante este ritual fazer bons pedidos a eles.
Os Exús e Pomba Giras são bem discreto, eles dividem os padês entre sí, muitos se alimentam do padê. Quando o Tata ou Mametu fazem essa parte com eles podem ter certeza eles vão fazer segurança no Nzo, contra qualquer mal que possa atingir. Eles também protegem o Nzo contra espirítos zombeteiros, agem como segurança do portão pra fora.
Eles nunca entram no Nzo porque são os donos da rua, nunca saem do seu trajeto de ligação entre a sua esquina com a outra, para que outro Exú não possa tomar de conta do seu lugar. Sempre á um respeito por eles por seus territórios, cada Exú ou Pomba Gira respeita seu espaço, mas com muita cautela.
São ótimos como protetores do Nzo, de residências e também de comércios quando bem cuidados e respeitados, nunca jogue lixo em uma encruza você pode ofender eles. Para aqueles que já conhecem os donos e as donas da rua é sempre bom cumprimenta-los, uma forma de respeito, perante a todos eles.
Eles podem livrar de um acidente ou da morte, mas nunca ameace ou desrespeitem eles, suas forças podem levar uma pessoa a um acidente ou até mesmo a morte.
Vídeo com mais explicação sobre Exús e Pomba Giras os donos das ruas e seus domínios edição especial.
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