Contra Egum o uso significado e para que Serve.


Contra Egum:

Um traçado de palha da costa trazido ao Brasil pelas religiões afro-descendentes, utilizado no candomblé e umbanda. Serve para proteção contra espíritos desencarnados que atuam em baixo astral, desordem, ou em palavras populares conhecido por espíritos zombeteiros. O contra egum pode ser colocado nos braços, no tornozelo ou na barriga.

A colocação do contra egum está diretamente conectado com os fundamentos do Nzo, deve ser feito dentro do terreiro e precisa ser traçado com três punhado de palha, em forma de tranças e depois deixar de molho, um tempo para pegar a pureza que precisa, colocar em uma bacia de agatá com Maionga precisa ser feitas rezas e manter uma vela acesa. 

Enquanto pessoas adeptas, Muzenza ou Mona Nkisi estiver usando esta proteção, estará imune a perturbação ou até mesmo da aproximação dessas energias negativas que podem ser brandas ou revoltadas, sem nenhuma luz ou causa aparente.

No candomblé costuma-se delegar o uso do contra egum, quando estiver em obrigações quais: Feitura, obrigações de ano, para qualquer tipo de ebós, bori e outros. O uso do contra egum somente é autorizado por um membro da casa que for mais velho, ciente pelo responsável Zelador, este instrumento serve ainda para usarmos quando estivermos em cemitério, hospital, hospício, presídio, delegacia, bares, para darmos proteção.

Quando estivermos com esse traçado não podemos fazer uso de bebida alcoólica, relação sexual, participar de brigas ou qualquer ato que atraia negatividade ou que atue contra o preceito espiritual, não pode usar roupas escuras, cinza, roxa, vermelha e preta. É importante ressaltar que ninguém está livre de energias negativas, por isso até Zeladores pessoas de cargos no Nzo e outras autoridades utilizam o uso do contra egum.


O contra egum:

É um instrumento ligado diretamente a proteção pela palha, influência em afastar espíritos desencarnados almas perdidas, quando colocado podemos dizer que é um amuleto da sorte, uma proteção intensiva contra qualquer tipo de espíritos desencarnados.

 É importante lembrarmos que ao usarmos o contra egum, entidades como: Exus e Pomba Giras não conseguem ter uma boa vibração de incorporamento, o correto seria retirar o contra egum e após os trabalhos requeridos colocar novamente. Quando estiver em incorporação com qualquer divindade não há necessidade de retirar os contra eguns, podendo usar normalmente.

O contra egum está ligado diretamente pela divindade da saúde, doenças, da terra e da morte, que seria Kaviungo o Nkisi que está ligado diretamente com objetivo dar proteção. Para colocar o contra egum é feito uma reza para que o corpo da pessoa esteja protegido pelo dia e pela noite.

Alguns Terreiros tanto do candomblé ou da umbanda colocam búzios nos contra eguns, não é necessário colocar búzios porque somente a palha traçada já estará dando proteção para aqueles que for usar. Contra egum serve somente para proteção, está diretamente ligado a nossa religião espiritual, uma parte importante de fundamento é a palha da costa, contra egum um ritual sagrado com a melhor proteção para todos.

Vídeo com mais explicação sobre contra egum edição especial.


Contato para conselhos, explicações, assunto espirituais jogo de Búzios - (11) 951532874 SP - WhatsApp