Obí.
A palavra Obí se refere à Obí Abata, varia de branco ou vermelho é um alimento básico e toda vez que é oferecido seu consumo é sempre precedido por preces, Obí é um fruto sagrado e insubstituível nos rituais nos candomblés. Essas espécies mais comuns são encontradas na África Ocidental e na Indonésia.
Ele tem diversas utilidades como por exemplo, confirmar uma obrigação, e utilizado nos rituais de Kibane Mutuê (bori). Obí funciona como uma ligação entre as consequências dos homens com Nzambi. Obí também conhecido como nóz de cola, é usado nas obrigações de qualquer Nkisi, em algumas ocasiões comemos um pedaço dele, somente em rituais obrigações e bori, e tem um gosto amargo.
Ele representa a vida por meio de rezas em rituais de revitalização e energia, na África come esse Obí a cada celebração importante.
Obí é usado em adivinhação é formado por diversos gomos geralmente 4, que serve para confirmar qualquer obrigação ou bori, esses gomos são divididos em machos e fêmeas. De forma alguma não é permitido passar a faca no Obí, os Jinkisi e Minkisi podem se revoltar, cada fruto é composto de dois casais separa os gomos excedentes em comunhão com todos presentes, para álafiar confirmar se foi aceito ou não pelo Nkisi.
Os gomos são delineados pela natureza, portanto não pode haver nenhum tipo de intervenção, sobre tudo a faca não pode dividir o Obí de forma alguma, é contra as leis do candomblé. Apenas nos rituais de Nzazi o Obí dever ser substituído por Orobô. O Obí deve ser jogado sobre pratos brancos ou diretamente ao chão. Seus gomos devem ser jogados uma vez ou seja simultaneamente.
Não pode manipular os gomos nem jogar os que caíram fechados sozinhos, caso a caída não for favorável, deve lançar todos os gomos novamente. Só uma caída autoriza de imediato á continuidade dos rituais ou confirma a aceitação. Quando todos os gomos do Obí caírem abertos com sua parte interna para cima é sinal de que o Nkisi abençoou e aceitou o ritual.
Orobô um fruto muito utilizado nos candomblés assim como o Obí, importantíssimo e imprescindível em assentamentos, boris, feituras e demais rituais de várias celebrações. Assim como o Obí os fundamentos das divindades estão incompletos sem ele, aliás não teremos uma feitura e batismo de um Mona Nkisi sem esse fruto.
Originário da África também é encontrado na Polinésia, Ásia e Austrália, ao mastigarmos seu gosto desagrada ao paladar incomoda um pouco, porém é de imensa utilidade nos preceitos ritualísticos.
Ao efetuarmos os rituais as divindades depois que rezamos e jogamos o Orobô para álafiar e confirmar o ritual, podemos então saber que o Nkisi aceitou ou não a obrigação que está sendo realizado.
Ele pode ser utilizado para qualquer Nkisi, fruto sagrado dos Jinkisi e Minkisi. Um exemplo do Obí não pode de forma alguma ser aberto e jogado, ou seja confirmado por uma pessoa que não tenha sua feitura com o Nkisi, ou mesmo que não tenha suas obrigações em dia, o seu uso é estritamente utilizado nos cultos dos candomblés, com sua ordem correta para o uso, somente pessoas capacitadas de cargos podem manusear um Obí ou Orobó.
Em rituais será sempre usado para áláfiar confirmar com Obí, caso falte o Obí o Orobô pode ser substituído.
Vídeo com mais explicação sobre Obí e Orobô edição especial.
Contato para conselhos, explicações, assunto espirituais jogo de Búzios - (11) 951532874 SP - WhatsApp.
Gostei muito da explicação, tirou minha dúvida!
ResponderExcluirAracy
Axé...
ExcluirSei que não está no contexto mais posso lhe perguntar , como que os babás ou iya faz orunko
ResponderExcluirOlá Angela em resumo.
ExcluirNo Candomblé seguimos nossas tradições, muitas das vezes como Orunkó envolve todas as tradições no Candomblé, um ato ja a séculos. Orunkó somente se entrega uma unica vez, após os 21 dias de recolhimento no Indemburu, ronkó, na hora do festejo em que um Nkisi ou Orixá solta o orunkó diante de um padrinho ou madrinha e de consulentes presentes.
Orunkó nome do Orixá ou Nkisi. Dijina nome do filho ou filha quem tem diversos sentidos muitos tem tradução outros combinações entre o primeiro e segundo Nkisi dos filhos, se pode abreviar e formar uma dijina. A dijina somente foi consebida as tradiçoes angoleiras ao povo do Candomblé Angola. Tudo isso vem de informações importantes através dos búzios de um zelador ou zeladora.
Muito obrigado , Makoiu tata Nkisi asé.
ResponderExcluirMakóiu no Nzambi Axé.
ExcluirBom dia! Gostei da explicação!
ResponderExcluirAxé...
ExcluirCOMO CONSERVAR OBI E OROBO, SE NÕ FOR USAR DE IMEDIATO?
ResponderExcluirCongela num pote ou saquinho com água dentro.
ExcluirSe não colocar com água, eles racham!
Bom dia! Pai mutalengunzo,a sua bença.Aqui quem fala fatima de duque de caxias.Minha pergunta e dúvida é sobre obi se não pode abrir com a faca como vai parti se não pode usar o obe?
ResponderExcluirOlá tudo bom, sim abrir somente com as pontas dos dedos.
ExcluirComo conservar obi se não for usar?
ResponderExcluirEm um pote com aguá tampado, somente conserva com aguá.
ExcluirDeixando eles obi e Orobó na água de chama em infusão promulgar a croa, serve pra que?
ResponderExcluirQuando o obi é jogado na praia, após ritual de limpeza, e estes caem as 2 partes com a parte aberta para baixo significa que os pedidos não foram aceitos? Setia um mal presságio?
ResponderExcluirOlá boa noite.
ExcluirEspero poder ajudar. Obí e Orobô são semente sagradas jamais devem ser usados em rituais de qualquer tipo de ébos, depachos e para oferendas de eguns. Devem tomar muito cuidado com esse fruto sagrado pois podem causar problemas para quem esta praticando o ato ritualístico. Duvidas sempre pergunte a uma pessoas mais velha pra ajudar.
Boa tarde, como vai?!
ResponderExcluirO Orobó , assim como o Obí, também deve ser mantido em um pote com água até o momento do uso?
Olá boa noite, sim manter-la com água. A fonte de energia também se encontra na água, essa semente deve permanecer em água, sem água ela seca dependendo do tempo não mais poderá ser usada pede suas força para o uso devido.
ExcluirGratidão babá
ResponderExcluirAse suas bênçãos
Makóiu no Nzambi Axé a todos
ExcluirBom dia, bàbá Mutalengunzo!
ResponderExcluirMe chamo Edson e sou de Marechal Hermes - RJ.
Estou abrindo uma loja de artigos religioso, porém gostaria de saber como armazenar o òbí branco, roxo e o de 4 gomos?
Desde já agradeço a atenção.
Olá como vai...Obí ou Orobô precisam ser conservados sempre em um pote com aguá para manter durabilidade. Eles são sementes sagradas
ExcluirPAI MUTALENGUNZO em que estado o Senhor mora? Eu sou umbandista e moro em Salvador.
ResponderExcluirOlá tudo bom...Sou de São Paulo zona leste.
ResponderExcluirola boa tarde Pai Mutalenguzo, a sua bencao , o senhor poderia fazer um video sobre ori mejii ,pessoas de duas energia no ori como eu , sou de dandalunda com matamba, desde ja muita agradecida...
ResponderExcluirOlá boa tarde meu Pai Gongobila abençoe respondendo para você sobre Ori Mejí, essas histórias são de origem Nagô Yorubá Ketu Ori Mejì tem um significado quer dizer “Cabeça dupla”, ou seja um filho ou filha que tenha um Orí cabeça regido por dois Orixás do mesmo sexo ao mesmo tempo sendo duas mães ou dois pais Orixás. Nos cultos Bantu do Candomblé Angola não cultuamos Ori Mejí, não entram em nos nossos costumes tá bom. Espero ter ajudado vc.
Excluir