Conheça os EBÓS, quais são os EBÓS, como preparar e o que vai em um EBÓ

Os EBÓS

A palavra Ebó significa oferenda e sacrifício, são feitos como oferendas para cada Nkisi ou Orixás. O principal objetivo do Ebó é transformar ou equilibrar as dificuldades, seja na saúde, trabalho, família, amor, justiça ou em outras situações que envolve a nossa vida.

O Ebó é uma prática do Culto as Nações dos Candomblés e só pode ser revelado através de um jogo de búzios. O jogo de búzios pode informar qual será o Ebó a ser executado para uma limpeza daquele consulente indicado. Essa confirmação somente será instruído por um Zelador ou Zeladora sacerdotes autorizados, e terão confirmações através de um jogo de búzios.

Os Ebós serão indicados para um consulente ou praticante da nossa espiritualidade, são designados pelos nossos responsáveis no terreiro. Cada Ebó tem suas diferenças e destinos para onde serão levados para serem despachados ou entregues. Para suas execuções os Ebós são feitos cânticos e invocações para quem será oferecido ou entregue.

Os sacrifícios de aves para Ebós são variados, nem todos os Ebós necessitam de sacrifícios com menga (sangue) são utilizado frango ou franga brancos, tem Ebós que são oferecidos aves e serão entregue vivos soltos na natureza ou em estradas dependendo do Ebó, será indicado como uma forma de agradecimento. 

Tem Ebós que são elaborados somente com vários grãos torrados e grãos cozidos, vegetais natural verduras vários tipos picadas, bolinhos farinha de mandioca sendo de mel, azeite de dendê, azeite doce, água, cachaça, pó azul oagi, vinho tinto, de carvão e outros. Alguns Ebós necessitam do pano de amorim nas cores exatas para o ritual podendo usar o branco, preto, vermelho e o roxo, alho, acaça branco e de dendê, ovos, uma sardinha fresca, um copo americano com água, pregos, moedas, alguidar, velas, pólvora e outros demais que poderão ser acrescentados.

Após estourar a pólvora passar com um grande punhado de folhas de aroeira de cima para baixo na frente e atrás para dar limpeza da impureza que foi retirado do consulente. E passar um copo com água sobre a cabeça para completar a purificação.

Nas tradições do nosso Candomblé procurar sempre preparar Ebós para qualquer divindade sendo Nkisi, Orixá e Voduns. São feitos quando os filhos entram em recolhimento para sua feitura batismo. Quando um filho é recolhido nos seus 21 dias, passar por diversos Ebós como: Ebó rio de água doce, Ebó de estrada, Ebó nas matas, Ebó Egum, Ebó Exu. Esses são os principais Ebós quando um filho ou filha estão recolhidos para o batismo, e precisam ser executados.

O Ebó pode ser usado como uma limpeza espiritual contendo vários segmentos, sua forma nos rituais podem trazer também equilíbrio e ganhos financeiros, pode ser executado em casas e comércios jogando os vegetais picado, grãos torrados e cozidos sobre o telhado ou lage da casa, comércios e nos terreiros, ajuda a trazer prosperidade e caminho para o local destinado.

Para pessoas que precisam de um Ebó existem uma infinidades e tipos de Ebós cada um tem sua afinidade e local certo para serem feitos e entregues. Mas para que possam dar bons resultados precisam de cânticos, e um preparo correto para dar o melhor resultado completo e significativo.

E quais são esses Ebós vamos conhecer alguns:

Ebós para todas as divindades.

Ebó de saúde

Ebó de caminho

Ebó para emprego

Ebó de paz interior

Ebó de prosperidade

Ebó Exu

Ebó Egum

Ebó de estrada

Ebó no trilho de trem

Ebó nas matas

Ebó de praia

Ebó rio água doce

Ebó na cachoeira

Ebó de sacudimento

Ebó para união

Ebó tira demanda

Ebó tira mal olhado

Ebó atrair clientes

Foi citados alguns Ebós mas devem ser feitos por um sacerdote ou uma sacerdotisa, pessoas comuns ou que são das nossas matrizes que não são Zeladores não estão autorizados para executar essas funções. Fazer Ebós somente com responsável de um terreiro, próprio para este ritual. A quantidade exata para se executar um Ebó vai variar da necessidade de quem precisa, pode ser um simples Ebó, como um Ebó super elaborado para demandas de alto perigo. 

Cada Ebó tem um significado quando feito por exemplo: 

Ebó Egum: Serve para afastar espíritos desencarnados que atrapalham a vida das pessoas, serve para curar traumas e ajudar no esquecimento e superação de experiências ruins.

Ebó Exu: Ele serve para limpar e reequilibrar o corpo e descarregar as energias negativas que o cercam dando mais estabilidade e equilíbrio na vida.

Ebó de trilho do trem: Para quem quer ter forças para o empreendimento profissional, traz forças para quem quer aumentar seu lado financeiro.

Ebó de estrada: Pessoas com a vida trancada sem destino algum, para quem precisa se encontrar com resultados mais rápidos e resolver problemas difíceis.

Ebó de paz interior: Pessoas com ansiedade, angustia, momentos de tristezas constante, esse Ebó ajuda a controlar mais o lado emocional de qualquer pessoa.

Vimos que cada Ebó tem seu destino correto e um certo significado, são vários tipos de Ebós que podem ser feitos mas todos eles precisam ser consultados por um sacerdote que será realizado caso realmente precise. Ebó quando feito de modo errado ou por falta de alguns grãos, vegetais, pratos que não correspondem com o ritual, a pessoa pode passar por sérios problemas na sua vida. 

Por isso devem tomar cuidado antes de solicitar um Ebó para você, saiba quem vai lhe passar o Ebó, conheça primeiro o sacerdote antes, para não ter problemas futuros.

Vídeo com explicação sobre Ebós quais são, como preparar e o que vai em um Ebó edição especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário