Candomblé Ketu e candomblé Angola são iguais.


Candomblé Ketu e Candomblé Angola são iguais ?

As pessoas perguntam porque das tradições religiosas Bantu e Yorubá são diferentes em relação a cultura, rituais, costumes, fundamentos, línguas, dialetos, vestimentas, divindades, cores dos fios e outros costumes que veremos á seguir.


Porque as comidas e oferendas sagradas seriam iguais ?


Existem diferenças mas de certa forma também semelhanças, as diferenças existem como nomes de cada alimento, nome das comidas, iguarias, nas rezas, são línguas e costumes totalmente diferentes.
Na cultura do candomblé Angola e na cultura do candomblé Ketu, todos usam louças (ibás), são criações de origem européia e servem para qualquer nação do candomblé.


A tradição dos nativos Bantu antecede a primeira descoberta da louça para o uso de ibás e os alimentos sagrados para oferendas as divindades. As oferendas podem ser servidos em peças de barro, pratos, alguidar, gamela de madeira ou até mesmo servidos em folhas. Nosso Nkisi ou Orixá são os criadores dos elementos que nascem da natureza, a própria energia que emana do pai criador Nzambi Mpungu, dispensando assim o uso de quaisquer utensílios que não sejam de origem natural.


Nas questões das semelhanças além do fato das misturas que existem em muitos terreiros do candomblé Angola com o culto do candomblé Ketu, praticando rituais erroneamente e único. No país da África não há nenhuma mistura de Nações cada uma faz seus cultos separados, suas práticas e cultos ambas totalmente diferentes que na África se iniciaram com chamados de tribos ou aldeias.


Há algumas semelhanças que já existiam na África como no plantio de alimentos e também nos costumes alimentares, que são bem semelhantes em todo continente africano, talvez assim tenha surgido essa igualdade nas oferendas das comidas aos deuses e divindades. A mesma mandioca e os mesmos grãos que eram plantados em Benin (hoje Nigéria), também eram plantados em Luanda, Angola e Mbanza, os dendezeiros eram abundantes em todo continente e o mel em toda África. 


O candomblé tem seus próprios costumes, diferenciamos as nossas culturas e ensinamentos, mas não podemos esquecer que temos divindades semelhantes. Mas o processamento de qualquer comparação entre as Nações candomblé Angola e candomblé Ketu é no mínimo temeroso. Não há dúvidas sobre as diferenças entre essas Nações ambas tem suas crenças, rituais e ritmos e dialetos.



Veremos alguns pontos que são substanciais e ao mesmo tempo incomuns entre ambas:

Nas tradição do candomblé Ketu os Ogãs tocam os atabaques usando varetas, denominadas por aguidavi ou laguidavi. No candomblé Angola os Kambondos não usam varetas (aguidavi) nos atabaques, são tocadas somente com as mãos como manda as tradições Bantu, os atabaques são dominadas com o nome de Ngomas.


No candomblé Ketu é comum desenvolver o Xirê de Orixás, no candomblé Angola o toque executado é Jamberessu um ritual especifico de invocação á todos os Nkisi, com uma Kizomba (festa).

Portanto mesmo diante de visível e discutível tendência a unificação desses cultos no Brasil quanto mais se estuda e busca o resgate das verdadeiras raízes. Chegamos a uma conclusão de que todos guardam fundamentos, tradições, sabedoria dos seus próprios rituais e que certamente muitos já se perderam ou foi mantido em segredo absoluto ao longo do tempo.



A seguir veremos alguns nomes de divindades cultuados no candomblé Angola Bantu e candomblé Ketu Yorubá.


 Nação Ketu: Orixá          Nação Angola: Nkisi


   1 Exú                                 Pambu Njila
   2 Ogum                             Nkosi    
   3 Oxóssí                            Mutakalambô
   4 Xangô                            Nzazi
   5 Omolu                            Kaviungo
   6 Obaluaê                         KongoLuande
   7 Yansã                             Matamba
   8 Ossain                            Katendê
   9 Logun Edé                     Gongobila
 10 Iroko                               Kidembo/Tempo
 11 Oxum                             Dandalunda
 12 Oxumarê                        Hongolo (macho)
 13 Nanã                              Nzumbarandá
 14 Yemanja                         Mikaia
 15 Oxalufan                        Lembá Dilê

 16 Erê                                 Wunji 

Veremos outros nomes semelhantes entre as duas Nações Ketu e Angola

17 Ogum Xoroquê               Nkosi Mavambo
18 Oxumarê                         Angoroméia (fêmia)
19 Oxaguian                        Nkassuté Lembá
20 Oxalá                              Lembá


Vídeo com mais explicação sobre candomblé Ketu e candomblé Angola são iguais, edição especial.




10 comentários:

  1. é bem diferente, interessante!

    ResponderExcluir
  2. SOU GOMEIA MAS O BABÃO BABALORISA RENATO DE SANGO AQUI ESTÁ EMOCIONADO RELEMBRANDO OS TOQUES ANGOLA DE MEU PAI JOÃOZINHO. OBRIGADO TATETO MUTALENGUNZO POR PROPORCIONAR-ME ESSA VIAGEM NO TEMPO ATÉ O RIO VERMELHO EM 1972. QUANDO DO ULTIMO BARCO DA GOMEIA DE SALVADOR,

    ResponderExcluir
  3. Lindo seu blog Pai muito asé motumbá

    ResponderExcluir
  4. Bom dia muito bom,Q meu pai Ogum abençoe à todos,Axé

    ResponderExcluir
  5. Muito grata Tata mutalengunzu pela sua fala sobre o povo Bantu Bantu cultua a natureza infelizmente os nossos arquivos nossos escritos registros de toda a nossas histórias foram destruídos num grande incêndio nos arquivos do RJ e no da Bahia a mando do governo de Getúlio Vargas por isso nossa verdadeira história nunca foi contado lá tinha muitos crimes escabrosos que nosso povo nem imagina o Brasil estava e estar endividado pra resto da vida enquanto ele existir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai tudo bem..? Eu que agradeço seu carinho e confiança pelo blogger, estou aqui em resumo trazendo essas histórias para ajudar nossa Nação a crescer muito mais, e que as pessoas possam levar mais a sério e não confundir religiões e sim manter cada um no seu lugar como manda os livros antigos.

      Excluir