Sexta feira dia sagrado com o preceito.

Sexta feira dia dos preceitos em respeito a Lembá.

Na mitologia dita por nossos ancestrais temos que preservar a sexta feira com os preceitos, todos que passam pelos encinamentos de iniciação são instruidos em preservar a sexta feira com o preceito. Sabemos que existem regras para manter o preceito, o principal a vestimenta roupa branca, não pode consumir bebidas alcoólicas, não ter relação sexisual. Esses são uns dos principais, mas tem outros que não podem ser feito no dia de sexta feira por exemplo: Trabalhos com rituais, não podem entrar em quartos ou acender velas para as Entidades Exús e Pomba Giras, envocar trabalhos de encorporação com Dinvidades ou Entidades, nenhuma celebração ou cerimônia deve ser feita neste dia, jogar búzios, somente em uma extrema necessidade. Caso uma pessoa precise de um ritual para saúde, onde possa ser usado grãos brancos e a canjica, poderá ser feita.


Mas porquê sexta feira não podemos fazer rituais, vejam.


O primeiro preceito a ser cumprido.
Em nossas histórias no Candomblé a relatos que nosso Mundo foi criado por nossas Divindades, o criador Lembá Dilê e Nkassuté Lembá, iniciaram a criação da Terra e de tudo que nela existe. Enviados com a permissão de Nzambi Mpungu, a sexta feira foi declarado com um descanso, desses belos criadores da vida terrestre e de toda natureza que nela habita, Nzambi pediu para descançar na sexta feira. Os trabalhos continuaram no dia seguinte e na sexta feira não haveria trabalho algum apenas o preceito, não poderam trabalhar com o envolvimento no Mundo. Esse dia foi concebido a Lembá o grande preceito, manter respeito ao criador Nzambi Mpungu.


Hoje em dia alguns mantém os preceitos, o dia de sexta feira, mas seria bom entender que nossos cultos tem uma lenda, uma história a ser cumprida, com todos os passos que damos no caminhar de nossas vidas ao Candomblé.


No recolhimento de um Muzenza para a feitura do seu nascimento de 21 dias, mais 03 meses de kelê e 07 dias de Lembá, tudo isso envolve um preceito. Um ritual de corte (sacrificio de animais), Ebós (ritual de limpeza), Kibanê Mutuê (bori), Obrigações de ano todos passam por preceitos.


Sexta feira Santa dia de preceito.


A sexta feira Santa é um dia de cerimônia em toda nação do Candomblé, é ainda mais que especial para o nosso povo, que guarda fielmente os preceitos que envolvem este dia, mesmo com a consciência que em verdade o sincretismo católico foi uma estratégia de resistência, nos legou uma herança cultural e histórica. Tal momento é tão significativo que nos conduz a respeitar este dia e seguir as tradições assim como nossos ancestrais cultuavam e respeitarão.
Ao contrário de muitos radicais, o Candomblé adota uma postura pacífica e de respeito a todas religiões crenças e doutrinas, rendendo neste momento à sexta feira Santa, nosso respeito e homenagens com grandes estilos.


A pessoa que não cumprir com os preceitos terá problemas futuros, e perderá toda a essência do trabalho que foi equivocado ou realizado.
Mas para ter um bom preceito devemos seguir nossas tradições, respeitando o que aprendemos e levando a frente nossos esforços, para que nosso Nkisi possa nos glorificar com suas forças e energias que envolve nossa vida.
Fazemos o certo e assim mostramos que temos cultura pelo que aprendemos e encinamos, os preceitos nos encina á madurecer nossos encinamentos e o respeito a cultura do Candomblé.

2 comentários: