No Brasil nas religiões de matrizes africanas como o candomblé a sexta-feira é consagrada a Lembá na cultura Bantu congo Angola e na cultura Yorubá Ketu como Oxalá. Divindade da criação, da paz, da justiça, da pureza e da fé. A sexta feira é um dia de preceito ou seja, de resguardos em que os adeptos do candomblé cumprem alguns requezitos cuidados comportamentais e alimentares. É comum que os adeptos do candomblé usem a cor branca, que é a cor de Lembá / Oxalá, para atrair proteção e boas energias.
O branco é a cor que mantem os hábito nos terreiros disseminou-se há muito tempo na cultura brasileira, extrapolando o seu significado religioso. De fato é a cor mais indicada para o início de um novo ciclo. A cor do nascimento e do renascimento, ligada a todos os rituais de passagem e às transformações. Na mitologia citada pelos nossos ancestrais temos que preservar a sexta feira com os preceitos, todos que passam pelos ensinamentos de iniciação são instruídos em preservar a sexta feira com o preceito.
Sabemos que existem regras para manter o preceito os principal são: a vestimenta de roupas branca, não entrar em cemitério, não ir para festas, não consumir nenhum tipo de bebidas alcoólicas, não ter relação sexual, não se alimentar de alguns alimentos. Esses são uns dos principais pontos, mas tem outros que não podem ser feito no dia de sexta feira.
Por exemplo: trabalhos com rituais para qualquer divindade ou entidades como Exu ou Pomba Giras, não podem acender velas para as divindades ou entidades, invocar trabalhos de incorporação, nenhuma celebração ou cerimônia deve ser feita neste dia, jogar búzios somente em uma extrema necessidade. Caso uma pessoa precise de um ritual para saúde, onde possa ser usado grãos brancos e a canjica, poderá ser feito.
Mas porquê sexta feira não podemos fazer rituais.
Nas histórias no candomblé a relatos que nosso Mundo foi criado por nossas divindades, eles iniciaram a criação da Terra e de tudo que nela existe. Enviados com a permissão do nosso todo poderoso, a sexta feira foi declarada como um descanso, desses belos criadores da vida terrestre e de toda natureza que nela habita, Nzambi pediu para descansar na sexta feira. Os trabalhos continuaram no dia seguinte e na sexta feira não haveria trabalho algum apenas o preceito. Esse dia foi concebido a Lembá o grande preceito para manter o respeito ao criador Nzambi Mpungu.
Hoje em dia alguns mantém os preceitos o dia de sexta feira, mas seria bom entender que nossos cultos tem uma lenda, uma história a ser cumprida, com todos os passos que damos no caminhar da nossa vida junto ao candomblé.
No recolhimento de um Muzenza para a feitura do seu nascimento de 21 dias, mais 03 meses de Kelê e 07 dias de Lembá, todos esses envolvem os preceitos. Um ritual de corte (sacrifício de animais), Ebós (ritual de limpeza), Kibanê Mutuê (bori), Obrigações de ano todos esses vão passar por vários preceitos.
Sexta feira Santa dia de preceito.
A sexta feira Santa é um dia de cerimônia em toda nação do candomblé, é mais que um dia especial para o nosso povo, quem guarda fielmente os preceitos que envolvem este dia, mesmo com a consciência que em verdade o sincretismo católico foi uma estratégia de resistência, nos legou uma herança cultural e histórica.
Tal momento é tão significativo que nos conduz a respeitar este dia e seguir as tradições assim como nossos ancestrais cultuavam e respeitarão. Ao contrário de muitos radicais, o candomblé adota uma postura pacífica e de respeito a todas religiões crenças e doutrinas, rendendo neste momento à sexta feira Santa, nosso respeito e homenagens com grandes estilos.
A pessoa que não cumprir com os preceitos terá problemas futuros, e perderá toda a essência do trabalho que foi equivocado ou realizado. Mas para ter um bom preceito devemos seguir nossas tradições, respeitando o que aprendemos e levando a frente nossos esforços, para que o nosso Nkisi, Orixá possa nos glorificar com suas forças e energias que envolve nossa vida.
A pessoa que não cumprir com os preceitos terá problemas futuros, e perderá toda a essência do trabalho que foi equivocado ou realizado. Mas para ter um bom preceito devemos seguir nossas tradições, respeitando o que aprendemos e levando a frente nossos esforços, para que o nosso Nkisi, Orixá possa nos glorificar com suas forças e energias que envolve nossa vida.
Fazemos o certo e assim mostramos que temos cultura pelo que aprendemos e ensinarmos, os preceitos nos ensina á madurecer nosso respeito a cultura do candomblé. Por isso é comum usar o branco às sextas feiras para agradecer as boas energias e atrair proteção. No candomblé cada dia da semana é dedicado a uma divindade sendo Nkisi ou Orixá e a sexta feira é o dia exclusivo do branco a de Lembá / Oxalá.
EPA babá oxalá sempre sexta-feira uso branco ,não como carne, café
ResponderExcluirAxé...
Excluir