Ntoto a força ativa do terreiro, a estrutura das Divindades.

Ntoto

Senhor da terra, também chamado de Ntoto. Responsável por auxiliar na comunicação entre os seres humanos e as divindades.

Um dos mais importantes cultos dentro das Nações dos Candomblés, Ntoto a força ativa do Nzo (terreiro) o alicerce, a maior estrutura das divindades ou mais precisamente a força ativa do núcleo terrestre.

Ntoto esta localizado em todos os terreiros de Candomblés, ele que traz a força ativa dentro dos terreiros, que envolve todas as divindades.
Ntoto não é um Nkisi nem um Orixá, também não tem vibrações com o desenvolvimento com pessoas de incorporação. Ele apenas representa a ligação da Terra com o Universo.


Quando invocamos nossas dinvindades, eles precisão de forças para estar a onde necessitamos, mesmo para uma incorporação. Ntoto tem uma força imaginaria que somente o Nkisi (ser Divino o Santo) conseguem ter. O Ntoto é que faz a ligação com tudo que passa pelo Céu, o Universo e até mesmo pelas forças do Sol.
Ele esta localizado no centro do terreiro, abaixo da cumieria, por isso que formam a ligação da Terra com o Céu e o Universo.


Quando um filho recolhe para iniciar sua feitura (raspagem) após seus 21 dias que esta recolhido, e faz suas saídas de pinturas, ou para agradecer com ritual de sacrifícios, seu Nkisi faz o ginká (ginká uma forma de reverenciar) e soltar o ilá, o Nkisi ela vai fazer uma saudação em respeito a o Ntoto. A forma de agradecimento pelas forças que esse filho ou filha terá com seu Nkisi.


Ntoto tem uma ligação com o unico Nkisi Kaviungo, devido Kaviungo ser o dono das terras ele precisa da energia do Ntoto para que seus alimentos possam ter forças e estar saudável, para grandes coleitas com abundância e com fartura.


Nos cultos do candomblé o Ntoto não pode ser pisado, ou colocar qualquer assentamento em cima dele, pode lhe oferecer frutas com estilo, ele não é um lugar para enfeites, o único assentamento que pode por em forma de agradecimento, ao rei da terra que comemoramos em agosto com a cerimônia de Kukuana, assentamento de Kaviungo.


Somente pessoas de cargo como Tata ou Mametu, podem assentar Ntoto, com fundamentos, rituais e sacrificios, é feito um buraco no centro do terreiro, símbolizando o núcleo da Terra, e fazer toda sua preparação. Ele é uns dos destaques do terreiro, sempre é colocado uma cor de piso diferente dos de mais entre o terreiro.
Ntoto aquele que nos tráz a energia vital do centro da Terra as nossas divindades.

Vídeo com mais explicação sobre Ntoto a força ativa no terreiro, a estrutura das divindades edição especial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário