O significado de Odara o Exú guardião.


Qual o significado do Exú Odara

Odara significa paz e tranquilidade um termo de origem da cultura Hindu, Odara também possui uma importância no candomblé, uma qualidade de Exú do tempo. No candomblé Odara é um Exú que significa algo infinito, que não tem começo nem fim, nos cultos que praticamos existem outros diversos tipos de Exús, mas Odara é único.

Nos terreiros de candomblés usam Odara como um líder de segurança e firmamento diante de várias ocasiões necessárias para afastar o mal que possa nos rodear. Ele sempre é assentado na entrada do portão, muitos batizam com o nome de Onã ou Lonãn, aquele que abre portas para o sucesso e o desempenho do terreiro.

Odara um Exú bom, Exú guia que mostra o caminho para as pessoas que vão na frente, um guardião que será sempre seu protetor. Odara também traz uma força da energia positiva inexplicável, ou seja não é um Exú vingativo só apenas protetor. 

Afasta todas as negatividades ruins que circulam pelos terreiros dos candomblés o protetor das casas, deixando uma fase boa quando ele está transitando sobre lugares necessários para fazer seu trabalho de lhe proteger.
Exú Onã ou Lonãn, somente existe este nome da sua existência de ser um Odara, está destinado a sua proteção o bem falante e comunicador.

Através de um jogo de búzios ou mesmo sussurrando em seus ouvidos, quando algo de ruim vai acontecer o compadre das encruzilhadas e de outras moradas.
Um Exú do tempo fica próximo ao portão vigiando a porteira quem entra e quem sai, não se mistura com outros Exús dos terreiros, e não incorpora em pessoas, ele apenas protege por isso foi chamado de Exú guardião.

Odara está sempre rodeado pela família, você se sente bem com sua presença quando não a mal nenhum ao seu redor, assume qualquer responsabilidade e resolve todos os problemas, se emociona com todas as situações. Mas se alguém magoar Odara ele é capaz de ficar dias em silêncio curtindo sua mágoa, Odara não é vingativo mas é possível passar anos sem falar com a pessoa que lhe ofendeu.

Ele não pode servir as pessoas para manipular a vida dos outros utilizando suas energias, isso não é bom a pessoa pode acabar se prejudicando com Odara. A alma ou ambição representa o EU verdadeiro a essência, aquilo que impulsiona o motivo pelo qual está neste Mundo com seus objetivos e anseios.

Se sente bem no lar com seus familiares, assim com um relacionamento tranquilo e harmonioso, buscando sempre segurança. A aparência ou personalidade representa o modo de se relacionar com o mundo de Odara, o seu cartão de visita persistente, obstinado e possuidor com uma força de vontade enorme.

Demonstra ser decidido e sério, o destino ou expressão que indica o caminho a seguir a sua missão na vida, seu numero do destino é 6 sempre buscando a perfeição em tudo que lhe diz respeito. Tem um instinto de ser belo, da cor e da arte essencialmente prático, podendo arcar com qualquer responsabilidade no lar ou em esfera mais ampla em uma organização ou comunidade, possui uma diplomacia e equilíbrio.

17 comentários:

  1. ola amigo. gostei de ler a respeito de exu odara. depois de anos de controvérsias comigo mesmo a respeito da qualidade do bara do qual sou filho, descobri a pouco que sou filho de exu odara. o que acabo de ler vem de encontro as coisas que percebo a respeito dele e de mim também. obrigado por isto então. obrigado

    ResponderExcluir
  2. poderia enviar maiores informações de Lonan Odara, para jurandirgustavo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. olá amigo obrigado por esplicar algo sobre odara , quero saber mas pois adorei ler sobre este menssegeiro , pra falar mesmoa verdade nenguem hoje quer dar esplicação alguma sobre o que mas precisamos saber ,meu nome é terezinha .e este é email terezinhadefatimaberudio@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Penso em colocar esse nome em minha filha,sera que tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que não tem problema,até pq meu nome é Odara ,e sou uma pessoa guerreira e obstinada a tudo que faço ,muito família e amigos .
      Mas tudo vai do amor em relação a criação.
      Nome não faz ninguém,a pessoa que faz o nome .

      Excluir
  5. Olá Neusinéa
    Um nome realmente bonito, ele tem um tom de ser feminino, mas na verdade o nome Odara é masculino. Ele contém muito força nesse nome. Mas verifica certo porque esse nome traz o lado masculino. Axé uma boa noite.

    ResponderExcluir
  6. gente eu nunca tinha ouvido falar nesse mone ,e ontem sonhei com o nome odara

    ResponderExcluir
  7. Pai Mutalengunzo, parabéns pela excelente matéria,se possível gostaria que fosse colocada rezas do Orixá Exú Odara.Eu agradeço, Axé.

    ResponderExcluir
  8. Minha nora quer poresse nome na minha neta só que tenho medo de Bulldog pois nan sabemos que religião ela vim escolher

    ResponderExcluir
  9. Minha filha nasceu no dia 26/01/2019 e se chama Odara...muito axe a todoa nós!

    ResponderExcluir
  10. Como posso cultuar e agradar este exu?

    ResponderExcluir
  11. Há anos atrás durante um ritual de fogo em um centr8 esp8rita recebi o nome Odhara...achei até então que era da minha cigana ....bah ... Para minha Surpresa é exu....irei reverência-lo mais vezes e agradecer pela proteção em todos os Sentidos!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber
    Pq em alguns pontos do 7 encruzilhada tem odara assim como algum outros do distraída rua são o mesmo ou não ?

    ResponderExcluir