Nkisi Mutakalambô, história e característica.



Mutakalambô é um nome que revela a natureza de ser um caçador, á face divina de Nzambi como provedor. Mutakalambô é o deus caçador senhor das florestas antigas e de todos os seres que nela habitam Nkisi da fartura e da riqueza. Mutakalambô foi conferido o título rei de toda a floresta, o senhor de tudo que nela existe o dono do Ixí (Terra).
Na África cabia ao senhor caçador descobrir o local ideal para instalar suas grandes florestas, hoje em todo o Mundo tornando-se assim o primeiro ocupante do lugar com autoridade sobre os futuros habitantes. Hoje é chamado do senhor da humanidade que garante a fartura para os seus descendentes.

Na história da humanidade Mutakalambô cumpre um papel civilizador importante nas condições de caçador e representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana, há própria busca incessante do homem por mecanismos que lhe possibilitem se sobressair no espaço da natureza e impor a sua marca no Mundo desconhecido.

A caça são formas primitivas de busca de alimento são os domínios de Mutakalambô, Nkisi que representa aquilo que há de mais antigo na existência humana a luta pela sobrevivência. Mutakalambô é o Nkisi da fartura e da alimentação aquele que aprende a dominar os perigos da mata e vai em busca da caça para se alimentar.

Sua flecha é como utensílio cultural visto que adquire significados sociais, mágicos e religiosos sobre a natureza. Astúcia inteligência e cautela são os atributos como revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha por tanto não pode errar a presa e jamais erra. É o melhor naquilo que faz está permanentemente em busca da perfeição, essa divindade é responsável pela manutenção de todos que habitam em nosso Mundo e ainda tem a função de manter a vigilância noturna nas florestas garantindo-lhes a segurança e há sobrevivência em tudo que nela habita.

Está ligado a abundância de alimentos no Nzo (terreiro), proporcionando a fartura a alimentação a bem-aventurança financeira do Mona Nkisi e da clientela. Filho de Mikaia e Lembá é o deus da caça e vive nas florestas onde moram os espíritos dos antepassados, tem a virtude de dominar os espíritos da floresta.

Na África era a principal divindade onde era conhecido pelo nome de um valente caçador de elefantes. Conduziu sue povo a guerra e os ensinou a arte de guerrear permanecendo até hoje como um grande caçador. Ocupa um lugar de destaque nos candomblés em Salvador hoje em todo Brasil, isto porquê é o patrono de todos os terreiros tradicionais. 

Mutakalambô é o único Nkisi que entra na mata da morte joga sobre si um pó sagrado, avermelhado chamado de Arolé que passou a ser um de seus dotes. Este pó o torna imune à morte e aos Nvumbes. Sendo ele um rei carrega o eyruquere (espanta moscas) que só era usado pelos reis africanos pendurado no saiote.

Características do Nkisi: Mutakalambô.

MUTAKALAMBÔ -
É velho e caçador come nas águas mais profundas. Conta um mito que Mutakalambô é o verdadeiro pai de Gongobila, apaixonado por Dandalunda ele se atirou nas águas mais profundas em busca do seu amor. Sua vestimenta é verde igual seu fio de conta ele é o rei e criador das florestas mais antigas.
OFÁ - Não é um Nkisi significa, o arco e a flecha do caçador.
Saudação: Pembelê Tatetu Mutakalambô, Kiuá! Kabila Duilo!!!
Seus símbolos: São vários e todos ligados há caça ou à defesa, sendo o mais conhecido o arco e flecha bem como o embornal e a capanga.
Dia da semana: Quinta-feira sua cor tradicional cultuado no Candomblé Angola a cor verde.
A comida ritual mais comum:
O milho amarelo cozido e enfeitado com fatias de coco, também pode lhe oferecer grãos torrados e frutas em abundância.
Suas Cores: Verde: Verde opaco, verde espelhado somente a cor verde.

22 comentários:

  1. Minha dijina tambem e Mutalengunzo. Somos charás. Que oooooooooootimo.

    ResponderExcluir
  2. Minha digina é Gitalambo.

    ResponderExcluir
  3. Oxóssi Mata Lambu é a mesma coisa que MUTAKALAMBÔ? ou Mutalambo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Jamaila, a palavra Mata Lambu não corresponde em nosso dialeto ou seja não é uma qualidade de Santo. A palavra Lambu é uma ave de vôo rateiro, essa ave tem um rabo curto com poucas penas o que impossibilita alçar vôos mais altos e sim vôo curto, ave raríssima no Brasil. Espero poder ter ajudado asé.

      Excluir
  4. Pai mutalengunzo, meu nome de santo(apelido) é kafuazoany, tem tradução? sou filho de kaviungo com dandalunda.
    grato pela atenção.

    kafuazoany

    ResponderExcluir
  5. Olá Kafuazoany...Dijina um nome cultuado no Candomblé Angola, quando o filho é feito e batizado no Asé. É de extrema importância que o Zelador ou Zeladora saber da dijina do filho ou da filha. Dar uma dijina ou seja um novo nome tem que ter uma história um significado direto do Nkisi para vinda do filho que está nascendo. Sim tem um significado mas somente através do jogo de búzios que podemos esclarecer sua dijina, mas seu zelador saberá lhe responder, pois todos nós temos um significado.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Mukuiu aos baba e as yas! Tire-me uma duvida, Gogobila e um orixa cultuado somente na angola? Ou seja é restrito aos preceitos da angola? o mesmo pode vim a ser cultuado em keto ou gege.
    ficarei no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Makóiu no Nzambi Alex Ribeiro
      Nkisi Gongobila, vem da tradição Candomblé Angola, somente cultuado em nossas tradições angoleiros. Esse Nkisi não pode ser feito em nenhuma nação ao não ser pelos ritus da Nação Angola.
      Em resumo, espero poder ter ajudado
      Axé atodos.

      Excluir
  8. A minha digina mutulandecy de mutakalambo

    ResponderExcluir
  9. posso usar a introdução do seu texto na legenda de uma foto?

    ResponderExcluir
  10. Tawamin seria uma qualidade de mutakalambo? Tem historias de Tawamin?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia mokuiu nzambi ,pq tem casa de angola q usa a saudação mokuiu e outras makuiu e conzandiou seria a resposta conzandiotala ou conzambiotala e qual seria o significado amo o candomblé de nação angola axe obrigada, admiro o senhor🙏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai...Muitos escrevem de formas diferente mas tem o mesmo significado de saldar as pessoas. A palavra Makóiu significa BENÇA é uma troca de bençãos como Makóiu no Nzambi DEUS TE ABENÇOE.

      Excluir
  12. Boa noite minha dijina é mutajingue sou filho de mutakalambo com kavungo

    ResponderExcluir
  13. Estou a procura de informações sobre o Nkici Kitala Mungongo pois me foi informado que esse é o meu santo, sei que é um caçador, poderia me passar mais informações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...Sobre este Nkisi a pessoa certa para lhe dar mais informação é aquele que te passou e falou que é seu Nkisi.

      Excluir
  14. Porque Mutakalambo é cutuado na Angola ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá..Mutakalambô é uma tradição dos cultos de Angola um Nkisi divino e que move a natureza desde o principio da Terra.

      Excluir