Orixá Ewá e suas histórias e lendas.

 
Também conhecida como Ìyá Wa 

Assim como Yemanjá e Oxum é uma divindade feminina das águas às vezes associada há fecundidade. É reverenciada como a dona dos horizontes, algumas lendas ela aparece como a esposa de Oxumaré e pertencendo a ela a faixa branca do arco íris, em outras como esposa de Omolu.

Ewá é a divindade do rio Yewa as gerações mais novas não captaram conhecimentos necessários para a realização do seu ritual, se alguém dizer que fez uma obrigação para Ewá quando na realidade o que foi feito é o que se faz normalmente para Oxum ou Oyá. O desconhecimento começa com as coisas mais simples como a roupa que veste as armas e insígnias que segura e os cânticos e danças, isso quando não dizem que Ewá é a mesma que Oxum, Oyá e Yemanjá.

Orixá que protege as virgens e tudo que é inexplorável, Ewá tem o poder da vidência a senhora do céu estrelado rainha dos cosmos, ela está no lugar onde o homem não alcança. Seu símbolo é o arpão pode também carregar um ofá dourado uma espingarda ou uma serpente de metal, as vezes Ewá é considerada a mulher de Oxumaré pela faixa branca do arco íris, ela é representada também pelo raio do Sol e pela neve.

As palmeiras com folhas em leque também simbolizam Ewá bela única e múltipla, na verdade ela mantém fundamentos em comum com Oxumaré dançam juntos. Mas não se sabe o certo se seria a porção feminina, sua esposa ou filha, quando cultuada no Candomblé Ketu, Ewá dança ilu ramunha e aguerê. Na cultura Jêje suas danças são impressionantes prefere o bravun e o sató e dança acompanhada com Oxumaré, Omolu e Nanã. 

Nas festas de Olubajé Ewá não pode ser esquecida deve receber seus sacrifícios e no banquete não pode faltar uma de suas comidas favoritas, banana da terra frita no azeite. Orixá Ewá é uma bela virgem que entregou o seu corpo jovem a Xangô marido de Oyá, despertando a ira da rainha dos raios. Ewá refugiou nas matas inalcançáveis sob a proteção de Oxóssi e se tornou uma guerreira valente e caçadora habilidosa. As mulheres que são virgens contam com a proteção de Ewá.

Aliás tudo que é inexplorado conta com a sua proteção a mata virgem, as moças virgens, rios e lagos onde não pode nadar ou navegar. A própria Ewá só rodaria na cabeça de mulheres virgens, o que não podemos comprovar ela mesma seria uma virgem, a virgem da mata virgem dos lábios de mel.

Ewá domina a vidência atributo que o deus de todos os oráculos Orunmilá lhe concedeu. Na África o rio Yewá é a morada desta deusa, mas a sua origem gera polémica há quem diga como Oxumaré, Nanã, Omulu e Iroko, Ewá era cultuada inicialmente entre os Mahi, foi assimilada por Yorubás e inserida no seu panteão. 

Havia um Orixá feminino oriundo das correntes do Daomé chamado Dan, a força desse Orixá estava concentrada numa cobra que engolia a própria cauda, o que denota um sentido de perpétua continuidade da vida o círculo nunca termina. Ewá teria o mesmo significado de Dan ou uma das suas metades, a outra seria Oxumaré existem no entanto os que defendem que Ewá já pertencia à mitologia Nagô sendo originária na Cidde de Abeokutá.

Estes certamente por desconhecer o panteão Jeje no qual o Vodun Ewá seria o correspondente da Ewá dos Nagô. Confundem Ewá com uma qualidade de Yemanjá, erram porque Ewá é um Orixá independente mas a sua origem não se esclarece sequer entre os Jejes, em respeitados templos de Voduns se afirma que Ewá é Nagô.

Orixá Ewá não corresponde aos cultos das histórias no candomblé Angola, somente nos cultos do candomblé Ketu e Jejê.

Qualidades Orixá Ewá.
 
Ewá Gebeuyin - Veste vermelho maravilha e amarelo claro, come com Omolu, Oyá e Oxum. Nas tempestades ela pode se transformar numa serpente azulada.

Ewá Gyran - É a deusa dos raios do sol controla os raios solares para que eles não destruam a Terra. Platina, rubi, ouro e bronze vão em seu assentamento come com Omolu, Oxum e Oxóssi.

Ewá Awò - Divindade pouco cultuada na Brasil, tem enredo com Oyá, Oxóssi e Ossain.
Ewá Bamio - A Senhora das pedras preciosas ligada a Ossain.

Ewá Fagemy - A Senhora dos rios encantados ligada a Airá, Oxum e Oxalá.

Ewá Salamim - A Senhora guerreira jovem habitante das florestas, muito feminina e charmosa ligada a Oxóssi e Yemanjá.

Dia da semana: Sábado.
Cores: Vermelho vivo coral e rosa.
Símbolos: Ejô (cobra) e espada, ofá (lança ou arpão).
Elementos: Florestas céu rosado, astros e estrelas, aguá de rios e lagoas.
Domínios: Beleza vidência (sensibilidade, sexto sentido) criatividade.
Saudação: Ri Ro Ewá!

Um comentário: